Como a tecnologia da informação na saúde vem alterando o futuro da medicina?
A saúde e a tecnologia foram as áreas com as maiores revoluções nos últimos anos, isso porque, hoje, qualquer empresa precisa da ajuda da tecnologia para se atualizar perante o mercado. E com as clínicas médicas isso não é diferente.
O advento da Tecnologia da Informação (TI) na área da saúde beneficiou o cuidado e o tratamento de pacientes. Elas trouxeram uma série de novidades e alteraram as formas que as atividades são realizadas atualmente.
A tecnologia da informação na saúde é vital para o seu crescimento. Ela auxilia no processamento de dados e na gestão das atividades cotidianas de um consultório ou clínica.
Continue a leitura e acompanhe os principais dados que trazemos abaixo sobre esse tema.
A tecnologia da informação na saúde
Avanços tecnológicos na Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) revolucionam o campo médico. Elas devem incrementar a área de atendimento, diagnóstico e procedimentos. É notável que os produtos e equipamentos de tecnologia utilizados na saúde auxiliam seus processos.
Os avanços tecnológicos na medicina promovem um cuidado maior com o paciente. Além disso, trazem maior controle e organização nos processos administrativos. Aqui, falamos um pouco sobre as tecnologias na área da saúde. A seguir, veremos outros benefícios que ela traz para o tratamento com os pacientes.
Quais os benefícios que a tecnologia traz para os pacientes?
Os recursos tecnológicos permitem que a gestão de uma clínica fique mais ágil e certeira. Quem ganha com isso são os pacientes. Um espaço médico que priorize o uso de tecnologias impactam o tratamento humanizado.
Por isso que a transformação digital deve ser encarada como um fator decisivo para a gestão médica. Além de trazer benefício no curto prazo com a gestão interna, ela possibilita que pacientes se sintam mais acolhidos e mais bem atendidos.
Em nosso blog, falamos um pouco mais sobre os impactos digitais na área da saúde. Esses são centrais para o trato com o paciente.
Atendimento ágil
A tecnologia na saúde permite melhorar o atendimento dos pacientes. Isso impacta desde a sua entrada na clínica até o pós-consulta. Assim, é possível gerir as consultas e armazenar os dados de clientes a partir de um ecossistema automatizado.
Imagine você indo se consultar e se depara com uma recepção inundada por pilhas de papéis. Além de passar a imagem de desorganização, faz com que o colaborador se sinta perdido naquele mundo de informação. Por isso que a tecnologia auxilia em descomplicar processos e agilizar o atendimento. Tudo isso para tornar a consulta mais leve e rápida.
Autonomia do paciente
Com a tecnologia, há muito mais autonomia do paciente. Isso porque ele pode verificar sua pressão, glicose, saturação, temperatura em casa com o auxílio de equipamentos sem precisar ir a um médico que faça essa triagem. A tecnologia da informação na saúde descomplica até essa transmissão de informações.
Um sistema automatizado permite que o paciente consiga acessar todos os passos de seu tratamento clínico. Em uma tela, ele pode conferir suas próximas consultas e exames. Além de se programar com mais calma para as próximas etapas do tratamento. Tudo isso confere uma grande autonomia para que o paciente consiga visualizar os próximos passos.
Principais tecnologias
Você já entendeu qual a importância da tecnologia e seus impactos. Porém, existem inúmeros produtos e equipamentos de tecnologia utilizados na saúde. Vamos ver alguns deles a seguir.
Prontuário eletrônico
O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) permite que todas as informações da pessoa estejam armazenadas em um único documento digital. Todo seu percurso médico deve estar descrito nesse documento. A tecnologia traz todos os dados clínicos na palma da mão e com agilidade.
UpToDate
A tecnologia UpToDate facilita a gerência dos processos clínicos. Ela auxilia na elaboração de métricas sobre o espaço hospitalar e clínico. Isso faz com que a gestão se torne eficiente a ponto de diminuir o tempo de espera para uma consulta ou o tempo de permanência em um hospital.
Big Data
A tecnologia da informação na saúde pode criar e gerenciar um grande banco de dados. Isso é chamado de Big Data. Ele pode trazer desde as informações mais básicas do paciente, até um conjunto de dados mais complexos sobre o cotidiano da clínica médica. Além disso, pode se integrar aos dados do Ministério da Saúde e cruzar outras informações.
Internet da coisas
A IoT na medicina é uma realidade para a gestão. Ela integra diversos pontos da clínica em uma única rede de comunicação. Isso facilita a coleta de informações e a agilidade para sua transmissão. Eles ainda podem se conectar a outros aplicativos e gerar outros dados sobre os pacientes. E facilitam que a informação chegue até o paciente rapidamente.
Certificação digital
O certificado digital é um arquivo que identifica alguém no meio digital. Ele serve como uma identidade no mundo tecnológico e facilita a gestão dos pacientes. Esse certificado traz os dados gerais de uma pessoa, como nome e CPF. A facilidade em conferir os dados faz com que o atendimento seja ágil e prático.
Na medicina, podemos utilizar o certificado digital de diversas formas:
- Elaboração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), disponível em diversos hospitais e clínicas espalhados pelo país;
- Utilização do sistema do Conselho Regional de Medicina, bem como do Portal Médico;
- Acesso à plataforma de Prescrições Eletrônicas;
- Assinatura de contratos digitais;
- Geração de procuração eletrônica;
- Acesso a certidões de órgãos governamentais;
- Execução de transações bancárias com mais segurança.
Inteligência artificial
Ela é o futuro da tecnologia de informação. Um exemplo é a plataforma Watson, desenvolvida pela IBM. Ela combina IA e linguagem humana para analisar dados e quantificar respostas rapidamente. Essa tecnologia na saúde vem revolucionando os tratamentos.
Telemedicina
A telemedicina representa um dos avanços da tecnologia da informação na saúde. Ela permite que médicos consigam entrar em contato com pacientes em diferentes locais do mundo. São inúmeras as possibilidades da tecnologia da informação na saúde. A Feegow se preocupa em apresentar esses pontos e destravar todas as potencialidades tecnológicas. Elaboramos um E-Book que promete te deixar craque em automatização de clínicas médicas. Não deixe de conferir!
Revolucione sua clínica, baixe agora nosso E-book gratuito!
Descubra o poder da automatização para otimizar seus processos!
Perguntas frequentes:
O que é a tecnologia da informação?
A Tecnologia da Informação é definida como o conjunto de atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, a proteção, o processamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.
Como a tecnologia da informação beneficia a área da saúde?
Os recursos tecnológicos permitem que a gestão de uma clínica fique mais ágil e certeira. Quem ganha com isso são os pacientes. Um espaço médico que priorize o uso de tecnologias impactam o tratamento humanizado.
Quais são as principais tecnologias?
O prontuário eletrônico, UpToDate, Big Data, Internet das Coisas, Certificação Digital, Inteligência Artificial e a Telemedicina.