A tabela Simpro é um dos instrumentos mais utilizados para o faturamento de clínicas e consultórios.
Você sabe como os preços de consultas, procedimentos, medicamentos e materiais são estipulados com base na tabela?
Leia este post e entenda como funciona o instrumento, além de que forma pode impactar as finanças do seu negócio de saúde.
O que é a tabela Simpro?
A tabela Simpro é um sistema de referência que serve de orientação para compras, faturamento, licitações, análise e auditoria de contas médico-hospitalares.
Ela é publicada na revista Simpro, especializada em saúde suplementar. Sua circulação ocorre a cada 2 (dois) meses, de modo que a tabela se altere com a mesma frequência.
Por isso, é preciso ficar atento a cada publicação para não utilizar uma base defasada ao determinar os valores dos serviços prestados na sua clínica.
A maioria dos estabelecimentos de saúde utiliza essa tabela para o cálculo de cobrança de medicamentos e materiais descartáveis.
A tabela Simpro reúne códigos e preços de ambos e ainda serve como parâmetro para cobrança de consultas e procedimentos.
No entanto, seu uso mais recorrente é para a referência de valores dos materiais.
Outra determinação importante da tabela Simpro é a indicação de um padrão específico de codificação.
Ela indica a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) como uma forma de registrar os dados utilizados nos faturamentos.
O TUSS, por sua vez, padroniza os códigos e nomenclaturas neste registro. Desse modo, a comunicação entre operadoras de plano de saúde e prestadoras de serviços médicos é unificada.
Quando um laboratório desenvolve um material, ele determina juntamente com a Simpro o código de referência e o preço médio deste material. Então, estes dados são inseridos na tabela.
Mais tarde, a Revista Simpro veicula esses dados. Em seguida, os departamentos financeiros de clínicas e consultórios atualizam as informações em seus faturamentos.
Desse modo, todos os registros em que este medicamento é citado usam a nomenclatura de acordo com o código que consta na tabela.
O valor deste material segue o que a tabela Simpro estipulou. Como resultado, esse procedimento padroniza a comunicação com códigos de referência preestabelecidos.
Se houver qualquer alteração nos elementos do medicamento regulado pela tabela, terá uma nova atualização publicada pela Simpro com um novo código.
A negociação dos contratos de materiais descartáveis e medicamentos ocorre durante a reunião de fechamento de contrato entre a clínica e o convênio.
Toda vez que a clínica realizar a cobrança de materiais utilizados para procedimentos, eles devem consultar essa tabela e cobrar pelo preço de fábrica.
Após atender um paciente, é preciso gerar a guia de faturamento. Com o prontuário preenchido e as autorizações do plano de saúde, o faturista consulta a tabela Simpro.
Todos os procedimentos e insumos utilizados são listados seguindo o padrão da TUSS.
Então, o faturista confere os valores estipulados pela tabela Simpro. Depois de realizar os cálculos e fechar o faturamento, ele inclui o guia num lote.
Este contém todos os demais registros de emissão de um determinado período.
Depois, o lote de faturamento é transmitido para a operadora de saúde fazer a cobrança.
Esta operação deve estar de acordo com o padrão de Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS). Porém, cuidado para não confundir as siglas!
O TISS é o padrão para intercâmbio de dados eletrônicos dos agentes da área. Ele determina regras em 5 (cinco) componentes:
O TUSS, por sua vez, é o conjunto de termos usados para se referir aos eventos e itens de saúde. Assim, podemos dizer que ele está contido no componente “Representação de Conceitos em Saúde” do TISS.
Durante a negociação do contrato, as partes podem acordar a existência de uma taxa de comercialização, que será aplicada no preço de fábrica de cada material utilizado.
Por exemplo, vamos supor que foi estipulado uma taxa de 10%.
Se o material usado no procedimento de um paciente de convênio tem o preço de fábrica de R$50,00, o valor que o convênio terá de pagar à clínica será de R$55,00.
Estas taxas são acordadas em cada contrato de convênio.
A principal vantagem da tabela Simpro é garantir a eficácia do faturamento da sua clínica, pois é o sistema de referência mais usado para definir preços de materiais médicos.
A fonte de renda dos negócios de saúde suplementar são os valores de procedimentos, materiais e medicamentos. Logo, é importante que o faturamento de todos esses itens seja organizado.
Outro benefício é que, ao utilizar um sistema de referência de preços com credibilidade, você evita que ocorram glosas técnicas.
Isso porque um dos principais motivos desse tipo de glosa é a inadequação dos valores dos itens faturados.
A padronização dos preços que a tabela Simpro estabelece ajuda a relação entre clínicas e convênios. Ela padroniza a comunicação, evitando que as duas partes usem sistemas diferentes de nomenclatura.
O trabalho que a tabela Simpro faz para padronizar códigos e estabelecer uma base de preços nos mostra a importância de um correto faturamento na área da Saúde.
Por isso, se você deseja cuidar da gestão financeira com a devida atenção, baixe agora o nosso manual de faturamento para clínicas!
Preencha agora nosso formulário e ganhe anamneses prontas gratuitamente!
É um sistema de referência que serve como base para compras, faturamento, licitações, análise e auditoria de contas médico-hospitalares.
A tabela Simpro é atualizada a cada dois meses e serve como base para estabelecer o preço de materiais, medicamentos e procedimentos. A cada atualização, os prestadores de serviços devem modificar o seu próprio faturamento.
Ela determina o valor que será cobrado por procedimentos, materiais e medicamentos. Isto afeta diretamente a receita da clínica, pois é a sua principal fonte de renda.