Sabia que o split de pagamento ajuda a evitar vários problemas com a tributação e com a contabilidade do seu consultório?
Para gerenciar uma clínica médica de maneira eficiente, é preciso ter atenção aos processos financeiros e tributários. Monitorar o faturamento, as contas médicas, os recebimentos dos convênios, pagar os impostos devidos e fazer o repasse corretamente aos médicos são alguns deles.
Do contrário, você pode sofrer com desafios que colocam em risco a boa gestão financeira da sua empresa. Um deles é a bitributação, que ocorre quando há uma cobrança duplicada dos tributos.
No entanto, esta situação pode ser evitada com o split de pagamento, um recurso que ajuda a contornar este desalinhamento financeiro, além de aumentar a transparência nos repasses para parceiros.
Quer entender melhor o que é split de pagamento, como utilizá-lo em sua clínica e quais são os seus benefícios? Então continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Antes de explicar como utilizar o split de pagamento na sua clínica, é necessário entender o que é este processo. Leia abaixo.
É a divisão do valor recebido por um serviço prestado. Basicamente, é uma solução que fragmenta o recebimento de forma customizada entre parceiros, na hora do pagamento.
Assim, cada um recebe o valor conforme sua participação, o que evita a bitributação.
Na prática, o split de pagamento funciona da seguinte forma: a sua clínica médica presta um serviço, como a aplicação de botox, por exemplo. Na hora em que o paciente for pagar por esse procedimento, você pode optar por dividir esse valor entre a clínica e o profissional.
Isso porque o consultório precisa pagar os impostos na hora de receber o pagamento pelo serviço e também no momento do repasse. E, ao realizar o split de pagamento, essa cobrança duplicada de impostos não ocorre e você verá com clareza os seus recebimentos.
Dessa forma, o split de pagamento é recomendado para qualquer clínica ou empresa que precisa repassar o pagamento. O tamanho do negócio não é relevante, mas o modelo, sim, pois se você é o único profissional que presta serviços no seu consultório, o split de pagamento não é muito útil.
O split de pagamento também pode ser utilizado quando dois profissionais, da mesma área de atuação, realizam procedimentos diferentes. Um exemplo é uma clínica dermatológica onde um médico dermatologista realiza procedimentos estéticos e outro tem um foco maior em doenças da pele. Perceba que os valores são diferentes e que, um mesmo paciente, pode ser atendido pelos dois.
Além de evitar a bitributação, que já é uma grande vantagem para a clínica, o split de pagamento possui diversos outros benefícios. São eles:
O split de pagamento oferece a visualização de todos os detalhes do pagamento efetuado para o serviço prestado, garantindo a transparência das contas médicas. Assim, é possível verificar se todos os profissionais receberam de acordo com o serviço prestado.
Isso também ajuda na felicidade do colaborador para com a clínica. Afinal, uma empresa que garante o recebimento correto se mostra sempre dedicada em melhorar a relação com a equipe.
Sem o split de pagamento, o repasse médico seria bem mais demorado. Nesse caso, a clínica receberia o dinheiro, faria os cálculos e só depois o pagamento. Com este recurso, o processo é 100% automático e reduz as chances de erros manuais na distribuição de valores.
Além de contribuir para o aumento de faturamento da clínica, garantindo o pagamento correto dos impostos, o split de pagamento auxilia a gestão financeira. Isso porque a clareza sobre os recebimentos favorece uma tomada de decisão mais assertiva, com base na real situação das finanças da empresa.
Agora, contar com a tecnologia para executar todo este processo faz toda a diferença. Continue lendo e entenda como o software médico Feegow Clinic otimiza as rotinas financeiras e tributárias das clínicas médicas.
O Feegow Clinic possui o recurso de split de pagamento para facilitar e automatizar o repasse médico. Além disso, esse software médico auxilia em diversas outras atividades relacionadas à gestão financeira.
Os principais módulos do Feegow Clinic são:
E tem mais: a plataforma Feegow Clinic otimiza todo atendimento do paciente, desde o momento em que ele entra na sua clínica até a finalização no fluxo de caixa.
Quer saber mais? Então clique aqui e faça já um teste grátis!
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
A bitributação ocorre quando a empresa paga o mesmo tributo duas vezes. São situações nas quais a clínica paga pelo recebimento do paciente e, depois, para repassar ao profissional.
Sim. O split de pagamento é uma ferramenta 100% de acordo com as leis fiscais.
O split de pagamento vale a pena para quem precisa realizar repasses de pagamento a outros profissionais. Mas, se a sua empresa tiver apenas um único prestador de serviços, este processo é desnecessário.