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Guia completo para a construção de site médico

Escrito por feegowclinic | 02 Dezembro 2023

Na atual era digital, não criar um site médico é como ter um hábito nocivo para a saúde da clínica. A falta desse recurso reflete em uma gestão engessada, onde dados de pacientes e agendamentos onlines apresentam falhas que dificultam a rotina de atendimentos. 

Investir em um site para médicos é a melhor forma para criar reputação e autoridade online, aumentar o lucro, fidelizar clientes, entre outros benefícios. 

Quer saber como isso é possível, de que forma ele influencia no seu marketing digital e por onde começar a criar o seu? Então continue a leitura e descubra tudo neste guia completo! 

Por que ter um site médico?

O site médico é onde a clínica consegue concentrar todas as informações sobre serviços, agendamentos, especializações, exames clínicos, preços, convênios etc. 

Imagine não ter uma plataforma como essa ou contar apenas com redes sociais para compartilhar esses dados. Provavelmente você teria que contratar uma ou duas pessoas para atender exclusivamente o telefone ou responder mensagens de texto. 

O site para médicos já se faz essencial apenas por esse motivo. Mas, há ainda outros benefícios importantes, como: 

Fortalecimento da imagem da marca A comunicação é baseada no tom de voz e valores da clínica médica, permitindo que as pessoas se sintam acolhidas pelo seu negócio. 
Credibilidade Quanto mais qualidade e expertise no conteúdo, design e experiência do usuário seu site médico tiver, melhor será sua reputação online. 
Maior alcance de pessoas Segundo o IBGE, 90% dos lares brasileiros já possuem acesso à internet. Com um marketing médico bem feito, você pode atingir mais de 150 milhões de pessoas virtualmente. 
Custo-benefício Você irá economizar em processos relacionados à gestão de pessoas e divulgação, visto que não será preciso tantos profissionais para atender telefone. 
Coleta de dados Informações como idade, região, interesses, necessidades, etc, são captadas por meio de ferramentas online, permitindo um trabalho de marketing médico mais eficiente. 
Competitividade Segundo pesquisa da Doctoralia, 66% das clínicas e consultórios médicos no Brasil investem apenas de 1 a 15% de seu orçamento para divulgação - valor considerado baixo. Com um marketing digital bem feito, você vai conseguir se destacar e ter uma presença online maior que seus concorrentes.


Ou seja, criar um bom site e aplicar um marketing médico eficiente irá atrair clientes e aumentar a lucratividade da clínica. Mas, para isso, você precisa planejar sua estratégia. Saiba como fazer isso no próximo tópico! 

Site de médicos: saiba como fazer um bom planejamento

Saiba que a criação do site para médicos vai muito além de pegar um modelo pronto e substituir as informações. É preciso ter um planejamento detalhado para que a estratégia digital trabalhe a seu favor!

Por isso, antes de tudo, aplique os seguintes passos na hora de planejar o marketing da clínica

Defina os objetivos do seu site

O objetivo do site precisa ser claro e direto. Ele pode estar ligado às prioridades da marca, como:

  • Aquisição de novos pacientes;
  • Melhoria da gestão financeira;
  • Digitalização da clínica;
  • Retenção de pacientes;
  • Aumento do ticket médio;
  • Entre outros. 

Definido o objetivo, fica mais fácil fazer o alinhamento do marketing digital da clínica e ter mais assertividade nos resultados. 

Identifique o público-alvo

Seu público-alvo será diferente dependendo da sua região, especialidades, preço e tipos de serviços etc. Compreender o perfil dos pacientes auxilia também na estratégia adotada para a divulgação da clínica. 

É com base nessas informações que a comunicação, identidade visual e recursos do site serão implementados. Por isso, é preciso ter atenção e detalhamento no perfil do público-alvo, a fim de ter mais sucesso no seu planejamento. 

Escolha o nome de domínio e provedor de hospedagem

Essa pode ser a parte mais complexa, já que esses termos podem causar estranheza para quem não é da área digital. Mas, a verdade é que não há mistérios. 

O domínio nada mais é do que o endereço do site (ex: www.minhaclinicamedica.com.br). Ele precisa ser pago, único e renovado de tempos em tempos, a depender do tipo de registro que você escolher. 

o provedor de hospedagem é o serviço que você contrata para armazenar o arquivo digital. Em outras palavras, o servidor é quem irá publicar seu site e deixá-lo disponível na internet. Existem diversas opções no mercado, que contemplam outros serviços também, como por exemplo, disponibilidade de e-mail corporativo. 

Como fazer o desenvolvimento do site médico?

Na hora de colocar em prática a criação de site de clínicas médicas, é preciso pensar em alguns detalhes. Veja quais são eles, abaixo. 

Escolha da plataforma

A plataforma é onde você irá desenvolver o site médico. Nela você encontra modelos de layouts para uso ou, se preferir, pode montar um do zero. 

A escolha da plataforma deve ser baseada em ferramentas intuitivas, display simples, acessibilidade facilitada, recursos específicos (como o agendamento online, por exemplo) e um plano que caiba no orçamento. 

O Feegow Marketing disponibiliza uma excelente alternativa de plataforma para criar seu site médico, já que cada funcionalidade é pensada para a área da saúde. 

Integração com ferramentas de agendamento online

O agendamento online é um dos principais benefícios que o consultório médico ganha ao obter um site. Esse tipo de ferramenta é capaz de otimizar o fluxo de atendimento, que atualmente acontece 90% por telefone e 79% por WhatsApp, nas clínicas brasileiras. 

Além disso, quando integrado a outros recursos, como um chatbot para responder dúvidas, por exemplo, você consegue automatizar a comunicação da marca e melhorar a experiência dos pacientes

Essas ferramentas de agendamento online ainda passam a informar outros setores, como o faturamento e financeiro, de forma automática, já fazendo a contabilidade de convênios, descontos etc. Por isso, esse tipo de funcionalidade é essencial na hora de desenvolver seu site.  

Desenvolvimento responsivo

O celular é o principal meio de acesso à internet, sendo o único para mais de 60% dos brasileiros. Além disso, as pessoas costumam fazer suas buscas online pelos smartphones, já que eles são mais fáceis de usar que um computador ou tablet. 

Sabendo disso, o site da sua clínica médica precisa ter um desenvolvimento responsivo, ou seja, ter um layout que se adapta a diferentes tamanhos de tela. Aqueles que só aceitam versão desktop (computador), por exemplo, costumam ter uma usabilidade bem ruim em tablets e celulares, prejudicando a experiência do usuário. 

Basicamente, se o paciente acessa o site pelo celular e encontra todas as informações com poucos cliques, a chance dele marcar uma consulta médica ou entrar em contato com a clínica é bem maior do que em sites não responsivos. 

Além disso, o próprio mecanismo de busca, como o Google, por exemplo, beneficia páginas que possuem esse tipo de desenvolvimento. 

A importância do design e usabilidade do site médico

Agora que você já entendeu sobre planejamento e desenvolvimento do site médico, chegou a hora de falarmos da parte mais prática, como o design e a usabilidade. 

A personalização e identidade visual da clínica médica, por exemplo, atraem os pacientes e simbolizam os valores e comunicação da marca. 

Por isso, é importante definir bem as cores, elementos gráficos, logotipo e tipografia para que estejam em harmonia com a imagem que você deseja passar para as pessoas. 

Outro ponto essencial é a questão da usabilidade. Um site cheio de efeitos, inúmeras abas no menu e com muitos recursos acaba confundindo e dificultando a usabilidade do usuário, ao invés de agregar. Além disso, deixa o site mais pesado e com carregamento lento. 

Prefira um design simples, com informações objetivas e recursos que realmente sejam necessários para solucionar as necessidades do usuário. Lembre-se do seu público-alvo e faça algo intuitivo, que seja fácil de navegar. 

Por fim, a acessibilidade também não deve ser esquecida, principalmente quando falamos sobre inclusão digital em instituições de saúde. É ela que irá garantir que pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e cognitiva consigam acessar o site médico. 

Pensar em formas de facilitar a comunicação e adaptar espaços online garante mais conforto aos usuários, além de favorecer um número maior de pessoas que precisam de cuidados médicos. 

Conteúdo e SEO para marketing médico

A parte de criação de conteúdo e SEO do marketing digital é o que faz a sua marca ir longe. Ela é essencial para a divulgação do consultório e trabalha com algoritmos para entregar o seu site médico para mais pessoas. 

Veja a seguir como potencializar sua estratégia.

Blog e conteúdo educativo

Seu blog é o principal caminho de atração para o site. Nele, você irá publicar conteúdos educativos, relevantes e de qualidade. Isso não apenas promove informação sobre saúde, como também faz com que mais pessoas estejam em contato com sua marca. 

Essa estratégia permite, ainda, que você se torne autoridade no mercado, já que demonstra conhecimento técnico e prático das questões buscadas. 

Mas lembre-se de seguir as regras presentes na Resolução do CFM sobre divulgação de conteúdo médico e fique atento com as mudanças que entrarão em vigor a partir de março de 2024, com a Resolução n.º 2.336/2023.

Existe uma série de cuidados que os profissionais da área da saúde e as clínicas médicas precisam seguir para se manter em conformidade com o Conselho e não receber penalidades, que variam entre multas e perda do direito de atendimento. 

Otimização do conteúdo para mecanismos de buscas (SEO)

A sigla SEO, que significa “otimização de mecanismos de busca” em português, é a estratégia que colocará seu site e blog em destaque nos buscadores, principalmente no Google. Ela é feita por meio de técnicas específicas que fazem o algoritmo funcionar a seu favor. 

Por exemplo, incluir palavras-chaves nos conteúdos, ter um site bem estruturado e colocar backlinks nos textos são algumas formas de deixar a página mais relevante. Pode ser algo complexo para quem não é da área de marketing digital, por isso o mais indicado é recorrer a profissionais da área. 

Recursos multimídia

Incluir conteúdos em formato multimídia no site permite que a experiência do usuário seja mais positiva e dinâmica. Quando falamos em acessibilidade, eles também são de grande ajuda. 

Por exemplo, incluir recursos auditivos para leitura da página permite que pessoas com deficiência visual consigam entender o conteúdo. 

Além disso, é comprovado que vídeos prendem a atenção das pessoas. Isso faz com que elas fiquem mais tempo na sua página, indicando ao algoritmo que seu site tem relevância. 


Como funciona a segurança e privacidade em sites de clínicas médicas? 


Segurança e privacidade no ambiente digital é primordial, principalmente na área da saúde, visto que muitos dados de pacientes são sensíveis. Esse assunto é tão importante que desde 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), do Governo Federal, está em vigor. 


Ela trata sobre a segurança que os sites devem promover aos usuários, mantendo os dados armazenados e protegidos de maneira correta, a fim de evitar roubo ou extravio de informações sigilosas. 


Além disso, a LGPD também prevê que os consultórios médicos estabeleçam:

  • Condições e limites de utilização das informações;
  • Obrigatoriedades relacionadas à transparência;
  • Regras sobre prestação de contas;
  • Cuidados adicionais para compartilhamento de dados;
  • Entre outros aspectos. 

Uma forma de saber se a plataforma escolhida segue a legislação é conferindo se ela apresenta certificado SSL. Esse é um documento que atesta a proteção das informações de usuários coletadas durante os acessos. 

Por exemplo, é o SSL que criptografa os dados dos visitantes caso eles escolham não compartilhar cookies, impossibilitando assim que as informações sejam capturadas ou visualizadas. 

Ter o certificado SSL e seguir a LGPD não apenas protege seu site como também estabelece uma reputação de segurança para a sua clínica, fazendo com que as pessoas confiem nela. 

Depoimentos de pacientes: aumente a credibilidade de seus serviços

Quer ter um plus no site médico e passar ainda mais confiança ao seu público-alvo? Então adicione depoimentos de pacientes na página principal. 

Segundo pesquisa, 84% das pessoas confiam nas indicações de produtos e serviços. Isso demonstra como um simples depoimento de paciente satisfeito já impacta e influencia a atração de novas pessoas. 

Eles também ajudam a gerar mais credibilidade e melhorar a reputação. Se diversas pessoas avaliam o serviço como positivo, certamente ele tem mais chances de agradar quem está lendo o depoimento. 

Além disso, a satisfação de um paciente é algo que nenhum concorrente pode tirar de você. São os seus diferenciais que fazem o atendimento e a consulta médica serem bem avaliados. Dessa forma, esse recurso também garante vantagem competitiva ao seu negócio.

Lembre-se: tenha uma comunicação relevante e alinhada à marca, faça um trabalho de desenvolvimento, planejamento e de identidade visual estratégico, siga as normas de segurança e aplique técnicas de marketing digital especializadas. 

Tudo isso fará com que seu site médico atraia cada vez mais pacientes. E se precisar de ajuda nessa jornada, conte com o Feegow Marketing. Ele não apenas desenvolve estratégias de marketing digital específicas para profissionais de saúde, como também oferece diversos recursos que podem ser integrados ao software de gestão da clínica. Quer dar uma olhada em modelos de sites para clínicas médicas? Acesse o link e confira diversos layouts de websites para você escolher!

Perguntas frequentes:

Existe uma norma que regulamenta a publicidade médica?

Sim! A Resolução CFM 1974/11 oferece uma série de diretrizes éticas, evitando práticas abusivas, sensacionalismo e autopromoção, além de diminuir o índice de processos ético-disciplinares. Vale mencionar que as normas serão atualizadas a partir de março de 2024, e o documento pode ser consultado no site do CFM.

Quais são as principais métricas que devem ser observadas em um site médico?

As principais métricas do marketing médico são a taxa de rejeição, tempo médio de permanência, páginas por sessão, taxa de conversão, origem do tráfego etc. Elas podem ser acompanhadas pelo Google Analytics ou outra plataforma que esteja integrada ao seu site.

Que serviços estão disponíveis no Feegow Marketing?

O Feegow Marketing oferece diversos serviços para médicos e clínicas, como criação de site, anúncios no Google, conteúdo para blog, campanhas de e-mail marketing, criação de vídeos, gerenciamento de redes sociais, entre outras estratégias de marketing digital.