A gestão salarial é uma responsabilidade fundamental para o médico gestor, pois ela é essencial para manter a regularidade da organização, bem como para garantir a satisfação dos funcionários.
Por exemplo, definir o salário da recepcionista clínica exige um cuidado especial, já que todo consultório médico necessita de ao menos um profissional nessa função. É importante, portanto, encontrar um piso salarial atraente que seja capaz de atrair candidatos qualificados e competentes para o cargo.
Neste artigo, vamos entender como definir cargos e salários e trabalhar para agregar mais valor à folha de pagamento da clínica médica. Continue a leitura e confira!
O salário de recepcionista clínica é baseado em diversos fatores, sendo eles:
Esse é um cargo que atualmente possui demanda restrita. Segundo o portal Salários, no último ano essa área sofreu uma queda de quase 33% nas contratações integrais.
Mesmo assim, essa é uma função essencial nos consultórios médicos. São esses profissionais que fazem:
Há alguns conhecimentos específicos de recepcionista hospitalar, por exemplo, que muitas vezes exige formação em enfermagem. Todos esses detalhes são levados em consideração na hora de definir o salário de recepcionista de consultório.
Por isso, é importante ter essas informações em mente no momento de estabelecer o valor em sua clínica.
Se você deseja saber mais dicas para aplicar no processo seletivo para a vaga de recepção clínica, veja quais são as principais habilidades que um profissional dessa área deve ter:
Além disso, competências de comunicação, empatia, organização, senso de higiene e limpeza também são essenciais para esse tipo de cargo.
No Brasil, a média salarial de recepcionista de consultório é de R$ 1.395,00, baseando-se na carga horária de 43 horas semanais. Porém, a média do piso salarial desse cargo é de R$ 1.411,30.
Conforme levantamento baseado nas informações do portal Salários, o salário de recepcionista clínica por região brasileira, é:
Região brasileira | Média salarial |
Norte | R$ 1.305,00 |
Nordeste | R$ 1.286,00 |
Sul | R$ 1.565,00 |
Sudeste | R$ 1.438,00 |
Centro-oeste | R$ 1.381,00 |
Vale ressaltar que os valores descritos aqui não incluem nenhum tipo de adicional, seja ele bônus, comissão, periculosidade, etc. Sobre este assunto, trataremos a seguir.
A oferta de benefícios corporativos é uma excelente estratégia para aumentar a atração de candidatos. E como você está aqui procurando saber mais sobre gerenciamento de pessoas na saúde, esse tópico é essencial.
Existem certos tipos de benefícios que são obrigatórios. A seguir, apresentamos 3 benefícios obrigatórios pela CLT:
O primeiro é definido conforme o preço das passagens que a recepcionista clínica necessita com o desconto sobre a porcentagem estabelecida pelo sindicato da região.
Já o benefício alimentício, pode ser determinado como vale-alimentação ou refeição. O valor se baseia na média de preços da sua região, portanto é válido fazer uma pesquisa.
O terceiro item obrigatório é o auxílio-creche, que não precisará ser ofertado apenas nos casos em que a clínica possua um espaço interno que seja caracterizado como escolar.
Além desses, há também aquelas vantagens que são dadas como alternativa para aumentar a satisfação do profissional. Pensando que seu negócio está enquadrado na área de saúde, oferecer plano de saúde e odontológico são escolhas básicas.
Há também as bolsas de estudo, que são muito interessantes, visto que a maioria das recepcionistas de consultórios trabalham nesta área enquanto fazem graduações ligadas à administração e enfermagem.
É válido ressaltar também que recepcionista de clínica também tem direito a adicional de insalubridade. De acordo com o anexo 14 da NR-15, desde que se mantenha um contato direto e habitual com pacientes, a insalubridade é detectada como grau médio. O pagamento dela ocorre conforme o sindicato da sua região.
O ato de comissionar funcionário é uma ótima forma de mantê-los motivados, engajados e proativos. Além disso, é um modo de aumentar o salário da recepcionista clínica, que muitas vezes se encontra abaixo da média salarial.
Há diversas formas de comissionar a recepcionista clínica. A primeira delas é por meio da produtividade. Quanto mais tarefas feitas semanalmente, maior será o valor da comissão.
Outro modo é computar quantos clientes novos a recepcionista leva para o consultório. Essa comissão é válida para aquelas profissionais que exercem também o trabalho de prospecção de clientes, fazendo por exemplo o contato com pacientes que se mostraram interessados no serviço da clínica.
E ainda, é possível definir uma comissão ao analisar a performance e impacto da recepção. Ter uma boa comunicação, organização, senso de higiene e empatia, como comentado anteriormente, são essenciais. É ele que causa uma boa primeira impressão do paciente, deixando-o mais contente e acolhido.
Para validar e mensurar essa avaliação, a clínica pode disponibilizar aos pacientes uma pesquisa de satisfação entregue no momento da recepção. Assim, é possível compreender se o profissional está ou não se saindo bem no trabalho, justificando a comissão.
Mas lembre-se de fazer uma análise financeira do seu consultório médico antes de definir o valor da comissão e o salário da recepcionista clínica. Para isso, conte com um software médico - como o Feegow Clinic - para gerar relatórios, armazenar dados e automatizar pagamentos. Quer continuar se aprofundando no gerenciamento do seu negócio? Então veja o ebook de Dicas Fundamentais para Administradores de Clínicas e aprenda a como estabelecer uma boa gestão médica no seu dia a dia de trabalho. Baixe gratuitamente e confira!
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A carga horária para quem trabalha na recepção de clínica é, normalmente, de 42 horas semanais. Porém, é possível encontrar muitas vagas com carga horária entre 38 e 44 horas semanais.
A hora trabalhada para recepcionista de clínica médica varia conforme a jornada de trabalho. Porém, a média é de 7h.
A função da recepcionista em clínica costuma ser atender o telefone e público geral, fazer agendamentos e remarcações, liberar pedidos de exames e convênios, cadastro de pacientes e documentação, entre outros.