Se você está em um processo de busca por registro médico para compor a sua equipe, uma das etapas essenciais antes da contratação é a checagem do registro do profissional no CRM.
Em uma pesquisa rápida e prática online, é possível se certificar de pontos importantes, como qualificação e liberação para exercício da medicina.
A busca por registro médico a partir do CRM assegura que sua clínica encontrará uma equipe que cumpre os requisitos legais da profissão, apta a exercer as tarefas do dia a dia.
Neste texto, você terá clareza sobre como encontrar profissionais pelo CRM e quais são os problemas a serem evitados ao adotar essa prática.
Por que fazer uma busca por registro médico?
Infelizmente, não é difícil encontrar casos de médicos que estão com registro inativo ou suspenso no CRM e seguem em atividade.
Um registro em situação irregular pode representar falhas graves, como má conduta que coloca em risco a vida do paciente.
A inatividade do CRM pode ter ainda outras razões: cancelamento do registro pelo próprio médico, que pode ter deixado de atuar em determinado estado, ou morte do profissional.
Quando você busca por registro médico utilizando CRM, além de checar a sua condição, também pode conferir a especialização do profissional.
Esse é um fator bem relevante, já que um médico não pode se declarar especialista sem comprovar qualificação e registro no CRM.
Muitos dos procedimentos que resultam em processos são realizados por profissionais que não possuem a especialização necessária para determinadas intervenções.
A sigla CRM, provavelmente, já faz parte da sua realidade. Neste caso, refere-se ao Conselho Regional de Medicina, órgão regulamentador da profissão.
Depois de concluir a faculdade de Medicina, os profissionais devem realizar sua inscrição no CRM do estado onde pretendem exercer a profissão.
Ao apresentar os documentos necessários e quitar as contribuições exigidas, o médico recebe um número de comprovação do registro.
Esse número é imprescindível para a atuação na Medicina e precisa ser apresentado de forma visível aos pacientes nas receitas e demais requisições assinadas pelo profissional.
O registro ativo no CRM garante que o médico cumpre com os princípios do Código de Ética Médica, já que o órgão é responsável por fiscalizar a conduta dos profissionais.
Os Conselhos Regionais de Medicina atuam em conformidade com o que é estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina, concentrando-se na esfera estadual.
Além de regulamentar a profissão, o CRM se dedica a promover condições adequadas de trabalho para os médicos.
Outro ponto de atenção do CRM são os artigos e pesquisas médicas, de forma a certificar que os princípios éticos da profissão são seguidos.
Quando uma irregularidade é identificada, o órgão abre um processo interno, que pode resultar na suspensão ou cassação do registro.
Caso você encontre um profissional com registro inativo na sua busca por médicos, entre em contato com o CRM para entender o que ocasionou a situação.
Os processos ocorrem em sigilo, o que não permitirá acesso a detalhes, mas você saberá se há suspeita de infração ao Código de Ética Médica.
Fazer a busca por registro médico via consulta do CRM é bem simples.
Confira o passo a passo e encontre o profissional que quiser sem dificuldades:
1. Acesse o portal do Conselho Federal de Medicina e na aba "Serviços'' clique em "Busca por Médicos". Se preferir, clique aqui e você será direcionado para a página.
2. Nela, você precisa inserir as informações sobre o profissional. Quanto mais campos forem preenchidos, maior a chance de você obter sucesso na sua busca. Alguns dos dados são: nome, endereço, número do CRM, tipo de inscrição, situação do CRM, especialidade e área de atuação.
3. Clique em "Enviar''. Os médicos encontrados com base nas informações que você disponibilizou serão listados na área inferior da página.
Com acesso ao número do registro no CRM, atente-se a algumas especificidades:
Você já deve ter clareza de que a sustentabilidade da sua clínica depende de muitos fatores, entre os quais estão a conduta ética.
As fiscalizações do CRM monitoram a atuação de cada profissional e se estendem às empresas terceirizadas de serviços médicos.
Então, você precisa ter completa segurança de que os médicos da sua equipe estão comprometidos com o exercício responsável da profissão.
Para isso, as normas definidas pelo CFM precisam sustentar a relação médico-paciente.
A busca por médico nos registros do órgão regulamentador é fundamental para que você estabeleça parcerias com profissionais que estão em atividade dentro da lei.
Além disso, as operadoras de planos de saúde consultam o registro de profissionais no CRM e não realizam convênio com médicos que possuam situação irregular.
Alguns pacientes também possuem o hábito de investigar o médico perante o órgão antes de se consultarem, já que a pesquisa no site do CFM é aberta a todos os cidadãos.
É por essas razões que você deve se certificar de que um médico não possui pendências com o CRM antes de integrá-lo à sua equipe.
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O Conselho Regional de Medicina registra profissionais e garante que a regulamentação da profissão é cumprida em nível estadual.
A busca por médico pelo órgão regulamentador permite conferir a situação do registro e a qualificação do profissional.
Com ela, a sua clínica se certificará de que a equipe é formada por médicos com registro ativo e regular para exercer a profissão.