O recurso de glosa é um processo importante para que a clínica reverta um problema comum no setor garantindo o pagamento dos serviços prestados.
Por isso, os gestores e faturistas devem estar atentos às notificações de glosa das operadoras para aplicar o recurso dentro dos prazos.
Se você é o responsável por esta função em sua clínica, então continue a leitura deste texto para entender como apresentar um recurso de glosa da forma correta e por que ele é tão comum!
É o processo de avaliar se uma glosa que a operadora de plano de saúde apresentou procede ou não. Assim, caso a clínica identifique que a glosa não se justifica, prepara-se um documento apresentando as razões da cobrança.
Esse procedimento cabe ao administrador ou ao faturista que são as pessoas que mais interagem com as operadoras e conhecem os contratos firmados com as instituições.
Nesses contratos estão previstos os prazos para a contestação da glosa e o tempo de resposta da operadora ou convênio.
Lembrando que os dois prazos devem ser iguais, por exemplo, se o prazo para apresentar o recurso for de 30 dias, então o tempo de resposta do convênio também será de 30 dias.
É fundamental que a clínica tenha atenção neste processo, pois os prazos variam de convênio para convênio.
A resposta é bastante simples e lógica. O recurso de glosas é comum na rotina clínica porque as glosas são comuns.
Desse modo, torna-se necessário realizar o recurso de glosa para diminuir o impacto financeiro que a suspensão dos pagamentos causam na clínica.
Portanto, precisamos entender os motivos que tornam as glosas um problema recorrente nas clínicas.
Elas acontecem quando há algum erro nas informações enviadas às operadoras ou quando há indícios de divergências entre registro e procedimento.
Sendo assim, há o aumento delas quando não há um fluxo adequado de informações na clínica.
Esses erros acontecem das mais variadas formas, como prontuários incompletos, erros de digitação, falta de conformidade com o padrão TISS, campos não preenchidos, e assim por diante.
Isso depende de clínica para clínica, porém existem alguns fatores que a maioria delas compartilha:
Por isso, quanto maior a eficiência e organização da gestão em sua clínica, menores as chances de erros na administração.
Assim que a clínica recebe a notificação sobre a ocorrência de glosa, o setor responsável deve fazer a análise dos documentos em que a operadora detalha os itens glosados e a motivação.
Em caso de discordância com a glosa, o gestor ou o faturista elaboram outro documento com suas justificativas ou correções, se for o caso.
Feito isso, a clínica envia o recurso de glosa para a operadora que, por sua vez, analisa o recurso para decidir se irá fazer o pagamento ou manter a glosa.
Por exemplo, vamos supor que a operadora notificou a ocorrência de glosa porque o paciente realizou a consulta após o seu desligamento do plano.
Então, o faturista busca os documentos do atendimento deste paciente e verifica que o médico verificou sua elegibilidade e obteve a autorização da consulta no mesmo dia.
Logo, a glosa é indevida, pois se o paciente estava elegível e obteve autorização, ele ainda estava ligado ao plano.
Diante disso, a clínica realiza o recurso de glosa enviando o documento de autorização junto à guia do convênio. Dessa forma, após a análise dessa evidência, o plano deverá liberar o pagamento.
Com o Feegow Clinic, você realiza todo esse processo com praticidade e de forma digital. As guias para solicitar o recurso de glosa já estão no padrão TISS, atualizado conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina.
Dessa forma, você não precisa ficar consultando os códigos das glosas e procedimentos em uma tabela separada. Tudo já está pré-configurado na plataforma, o que facilita o preenchimento preciso das guias.
Outro destaque é que o software centraliza todas as informações em um único lugar. Assim, fica muito mais fácil gerar os relatórios demonstrativos para anexar no recurso de glosas.
Afinal, o Feegow Clinic oferece o recurso de Prontuário Eletrônico em que todos os procedimentos que o paciente realizou em sua clínica ficam registrados de forma organizada e simples de visualizar.
Entretanto, mais do que te ajudar no processo de recurso de glosa, o Feegow Clinic reduz a ocorrência de glosas.
Isso porque, ele automatiza o preenchimento das guias. Basta configurar uma vez para que o próprio software preencha as informações de acordo com os códigos do padrão TISS.
Estas são apenas algumas das vantagens em utilizar nosso sistema no faturamento e na gestão de sua clínica. Por isso não deixe de conferir os recursos que o Feegow Clinic oferece para descomplicar a sua rotina!
É o processo de apresentar documentos que comprovam que a glosa não procede para que o convênio libere o pagamento de um procedimento realizado pela clínica.
Porque algumas condições nos processos da clínica geram a ocorrência frequente de glosas, como falta de centralização de informações, erros humanos e excesso de papelada.
Deve ser enviado um documento com as evidências de que o procedimento foi realizado de acordo com o que o contrato entre a clínica e a operadora prevê ou corrigindo erros, se for o caso.