O psiquiatra online se tornou uma figura importante para levar conforto aos pacientes, principalmente durante a pandemia.
Alguns estudos apontam que, em 2020, o número de diagnósticos de transtornos como depressão e ansiedade cresceu cerca de 10% no país. No entanto, ao longo de 2021, a tendência é que essa porcentagem aumente ainda mais.
Oferecer consultas online não é só um meio de chegar aos seus pacientes de maneira segura. Também é uma oportunidade de modernizar seus atendimentos, gerar melhores experiências aos clientes e até mesmo se destacar no mercado.
Acompanhe nosso post para entender como esse serviço pode ser oferecido e por que você deve investir na psiquiatria online!
Lidar com a saúde mental e manter a qualidade de vida do paciente são assuntos de maior preocupação do psiquiatra online.
Apesar de os diagnósticos psiquiátricos terem crescido pouco e depois se estabilizado, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2020, apontou que:
Estes números mostram a importância do paciente procurar ajuda psiquiátrica para, ao menos, ficar atento aos sintomas que podem atrapalhar sua rotina.
Mesmo a distância, o médico consegue fazer um diagnóstico a partir da anamnese e da formação do quadro clínico do paciente.
O psiquiatra online pode ainda solicitar exames, fazer laudos e receitar medicamentos, tudo com o uso de ferramentas tecnológicas.
Pelo fato da consulta online facilitar o acesso a atendimentos médicos, a telemedicina evita que pacientes se exponham a riscos. Com os casos de coronavírus em crescimento, é importante manter saudáveis aqueles que já possuem alguma fragilidade psiquiátrica.
A exposição a locais públicos pode ser um fator que gera ansiedade e dá gatilhos para algum tipo de crise de pânico, por exemplo.
A opção de realizar consultas de casa motiva o paciente a não interromper o tratamento, principalmente se estiver fazendo uso de medicamentos.
O acompanhamento é muito importante para checar as doses da medicação, as reações ao tratamento e as possibilidades de ajustes.
A psiquiatria online também ajuda a tornar esse tipo de atendimento mais acessível, já que o deslocamento não precisa ser considerado pelos pacientes.
A economia é grande não apenas com combustível ou aplicativos de viagens, mas com tempo, que pode ser aproveitado de outras maneiras. Neste quesito, o médico também possui vantagem.
Não ter necessidade de deslocamento até o consultório é um benefício importante na hora de oferecer consulta com psiquiatra online. No entanto, outras características do atendimento precisam ser levadas em conta para melhorar a experiência do paciente e trazer diferencial para sua clínica.
Por mais que os consultórios sejam planejados para que os pacientes se sintam bem, a pessoa pode se sentir mais confortável em sua própria casa para falar sobre o que está sentindo.
Oferecer esta opção é uma boa estratégia para que a clínica possa atender pessoas com dificuldade de se abrir fora do seu porto seguro.
Além disso, é uma oportunidade para que o médico conheça sua rotina e o ambiente.
Um ponto importante sobre a telemedicina é a facilidade do paciente em não precisar se deslocar até o consultório. Dessa forma, o início da consulta é muito mais ágil, pois são minimizados os riscos de atrasos dos dois lados.
A abertura de agenda de psiquiatria online é mais flexível em relação aos horários, pois menos variáveis afetam o tempo de atendimento, como o deslocamento dos pacientes até o consultório.
Esta característica ainda impacta positivamente o paciente, que se adapta melhor graças ao tempo poupado no trânsito.
A preocupação com a segurança de dados dos pacientes merece atenção e pode ser um diferencial para sua clínica.
As ferramentas costumam oferecer criptografia, armazenamento em nuvem e servidores dinâmicos e seguros. Além disso, elas integram prontuários eletrônicos e dados sigilosos inerentes à prática médica.
Para prestar atendimento remoto, o sistema utilizado deve restringir o acesso somente a pessoas autorizadas. Por isso, escolha um software com estas características!
Além da autonomia do médico em atender sem a necessidade de um consultório físico, e do paciente em escolher quando e onde será atendido, é possível alcançar um público maior.
Se você tem pacientes que se mudaram para outra cidade ou estado e interromperam o tratamento, por exemplo, eles podem voltar a se consultar!
Se você precisa de um software médico para realizar consultas online, o Feegow Clinic é uma solução completa e muito intuitiva.
Você pode utilizar nosso sistema de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet e sem precisar de um programa instalado, pois tudo funciona na nuvem.
Nele, os agendamentos são feitos normalmente. A diferença é que, se a sua opção for teleconsulta, ela será selecionada no momento da marcação. A seguir, o sistema envia um link para que médico e paciente entrem na sala virtual no horário marcado.
Para um atendimento excelente, verifique se sua conexão à internet tem um bom sinal e se mantém estável. Cheque também o funcionamento da câmera e do microfone.
O restante é feito automaticamente, pois tudo acontece dentro do prontuário eletrônico do paciente.
Caso não esteja na clínica, atente-se para fazer a consulta em um local tranquilo e oriente seu paciente a fazer o mesmo. Assim, ele poderá aproveitar esse tempo de autocuidado da melhor forma.
O Feegow Clinic protege os dados trocados entre o psiquiatra online e o paciente, assim como diagnósticos e receitas.
Se você está pensando em implementar um sistema para teleconsultas e monitoramento remoto, conheça o Feegow Clinic!
Lidar com a saúde mental e manter a qualidade de vida do paciente são os assuntos de maior preocupação do psiquiatra online, que pode pedir exames e receitar medicamentos para atuar nesse sentido.
Com o Feegow Clinic, você pode utilizar qualquer dispositivo com acesso à internet e não precisa ter um programa instalado, pois o sistema é todo na nuvem. Basta conferir que a câmera e o microfone funcionam e que a conexão é estável.
Pelo fato de a consulta online facilitar o acesso a atendimentos médicos, a telemedicina evita que os pacientes sejam expostos a riscos e sofram crises de ansiedade e pânico.