Organizar os processos de gestão de pessoas em uma clínica médica é uma tarefa desafiadora. Principalmente se ela não possui um setor de Recursos Humanos.
Essa demanda pode parecer complexa, mas ao ser bem executada traz resultados muito significativos para a sua clínica médica, especialmente depois de entender os seus fundamentos.
Para você, gestor de saúde, realizar essa administração com maestria mesmo sem um RH, precisa entender a importância dessa implementação e quais são os processos envolvidos nela, e por isso preparamos este artigo.
Além desses temas, você encontrará dicas de como implementar uma gestão estratégica e conciliar a parte burocrática com a humanizada no percurso. Continue lendo e confira!
Para construir uma rotina de trabalho com metas claras a serem atingidas pela equipe. De modo que ela esteja preparada e engajada em alcançar bons resultados para a clínica.
O dia a dia de uma empresa da área da saúde costuma ser estressante para os colaboradores. O que pode ser agravado quando não há um gerenciamento adequado de pessoas.
Com processos bem definidos a rotina fica menos pesada, pois você direciona os esforços da equipe com mais eficiência e demonstra valorização das pessoas que trabalham na clínica.
Isso gera uma satisfação que se reflete nas ações diárias da equipe. Afinal, pessoas motivadas desempenham melhor suas funções.
Entretanto, se a sua clínica não tem uma gestão de pessoas eficaz, o resultado é o desânimo, a alta rotatividade e a impaciência com o atendimento ao público.
Por isso, o sucesso de uma clínica médica está diretamente ligado aos processos de gestão de pessoas. Tanto na parte tática, com uma boa gestão de tarefas, como na estratégica que abordaremos nos próximos tópicos.
Para ter uma gestão estratégica de pessoas é fundamental conhecer os seis processos estruturados por Idalberto Chiavenato. Autoridade em administração de empresas e recursos humanos, o autor organiza os processos em ações específicas:
O primeiro processo é encontrar pessoas para atuarem na empresa, o que inclui o recrutamento e seleção desses profissionais. A prioridade nessa etapa é selecionar pessoas qualificadas, que conversem com a cultura e atendam às necessidades da empresa.
O segundo processo é definir as atividades que as pessoas devem realizar na empresa. Ou seja, estabelecer claramente o que deve ser feito e como.
A aplicação de pessoas serve para trazer o seu colaborador para dentro da empresa e fazer com que ele seja e se sinta bem recebido. De forma resumida podemos dizer que aplicar pessoas significa:
É indispensável considerar as necessidades e expectativas individuais de cada colaborador para poder recompensá-los. A motivação depende da satisfação e da sensação de bem-estar dos colaboradores.
Aliás, é importante pontuar que essa recompensa não se limita à remuneração. Mais do que isso, trata-se de dar reconhecimento dentro da organização.
Aqui vale a pena fazer uma diferenciação entre o treinamento de pessoas e o desenvolvimento na gestão de pessoas. Enquanto treinar tem como objetivo levar o colaborador a realizar sua função atual de maneira mais eficiente, o desenvolvimento vai além do cargo.
No desenvolvimento de pessoas, o objetivo é a longo prazo, pensando na carreira do profissional. Neste sentido, a aprendizagem serve para que ele acompanhe as mudanças inerentes ao crescimento da empresa.
Este processo é responsável por reduzir a rotatividade de funcionários na empresa. Ou seja, você trabalha para manter seus colaboradores satisfeitos, motivados, sempre em busca de algo novo e exercendo suas atividades com excelência.
Para isso, é imprescindível manter as boas práticas nas atividades profissionais e assim proporcionar boa condição ambiental e psicológica para a equipe, além de incentivar os relacionamentos interpessoais na empresa.
Verificar os resultados que o seu quadro de colaboradores está proporcionando para a empresa. Acompanhar, controlar, avaliar e realizar feedbacks concretos e claros sobre as atividades profissionais é mais uma forma de manter a satisfação.
Todas as etapas do processo de gestão de pessoas tem como objetivo principal manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho e promover o bem-estar de todos por meio da governança clínica.
Mas, como implementar esse processo na sua clínica? Confira as dicas abaixo!
Se a sua clínica médica não tem um RH estruturado, não se preocupe! É possível construir os processos de gestão de pessoas de forma estratégica e aplicá-los no dia a dia.
Mas como colocá-los em prática? Veja as dicas a seguir!
Com um bom planejamento, é possível realizar as atividades de gestão de pessoas da forma mais assertiva.
Quando definimos processos, fluxos de trabalho e etapas, a administração da clínica médica fica muito mais fácil. E quando integramos essas decisões à gestão de pessoas, tudo flui ainda melhor.
Por isso, é importante apresentar a parte burocrática e mostrar para a equipe o quanto os esforços dela são importantes para o desenvolvimento da empresa.
Ou seja, é preciso saber equilibrar pessoas e processos burocráticos. Afinal, ambos são essenciais para o bom funcionamento e sucesso da sua clínica médica! Agora que você já conhece os processos de gestão de pessoas, confira também o nosso e-book ‘Dicas fundamentais para administradores de clínicas’! Dedicamos um capítulo exclusivo sobre investimento em capital humano!
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Não é necessário ter um setor de RH para implementar os processos de gestão de pessoas. Mas é preciso que o gestor de saúde se dedique e tenha inteligência emocional para liderar e construir um ambiente corporativo saudável para todos.
O livro ‘Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações’, de Idalberto Chiavenato é um excelente material para se aprofundar na gestão de pessoas.
Quando você cria métodos e processos para serem seguidos na sua clínica médica, como os de gestão de pessoas, a produtividade aumenta, a qualidade de atendimento melhora e a satisfação dos colaboradores também. Por isso, definir esses pontos é muito importante!