Com o aumento da concorrência, ter pacientes satisfeitos é primordial para se manter ativo no mercado. Quer saber como ter pacientes satisfeitos? Este post é para você!
Como já dizia Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. Por esse motivo é tão importante garantir a satisfação dos seus pacientes.
Mas, algumas perguntas que ficam são: como ter clientes satisfeitos em clínicas? De que forma a satisfação dos pacientes impacta na sua clínica? Por que a minha clínica deve investir na fidelização dos meus pacientes?
O primeiro passo deve ser criar estratégias eficazes para melhorar o atendimento em clínicas. Por isso, oferecer um bom atendimento e focar na solução de problemas e insatisfações quanto aos serviços prestados em sua clínica são detalhes tão importantes.
Neste ponto, fica evidente que a sua prioridade não deve ser conquistar novos clientes e sim garantir a satisfação daqueles que já passaram pelo seu empreendimento.
Afinal, clientes frequentes são mais baratos, pois, para atrair novos pacientes para a sua clínica, é uma tarefa um pouco mais cara.
Mas, não se preocupe. Caso você ainda tenha dúvidas da importância de manter seus pacientes satisfeitos com os serviços oferecidos pela sua clínica, este artigo é para você!
Então, continue com a gente e descubra dicas valiosas de como garantir a satisfação dos seus pacientes!
Com a grande concorrência no mercado, empresas precisam focar em fidelizar seus clientes e possíveis clientes para se manterem ativas no mercado.
Podemos facilmente aplicar este conceito em clínicas e consultórios. Isso significa que estabelecimentos de saúde também são empresas e, por isso, precisam encantar seus pacientes.
Afinal, um paciente satisfeito com o serviço prestado, com a boa recepção e um atendimento mais humanizado e focado em suas necessidades, sempre volta e adquire outros produtos e serviços. É o que chamamos de fidelização.
Se você quer garantir que seus pacientes estejam satisfeitos com o seu serviço ou produto, o primeiro passo é ouvi-los. Desse modo, o feedback é um ótimo indicador de satisfação e pode ser usado em sua clínica médica.
Pode parecer uma tarefa impossível, mas, na verdade, é bem fácil e simples medir a sua performance com seus pacientes. Isso porque já dispomos de tecnologias que podem otimizar este processo para você!
Se a sua clínica possui a prática de priorizar o bem-estar dos seus clientes já entende que a forma como um paciente é recebido e atendido reflete na reputação do seu negócio e no retorno desse paciente à clínica.
Aqui, é importante aderir a algumas estratégias que visem a satisfação dos clientes e colocá-las em práticas em sua clínica. Lembre-se de que conquistar novos pacientes é mais custoso do que investir na fidelização dos clientes!
Veja abaixo algumas dicas valiosas que te ajudarão a manter seus pacientes satisfeitos com o seu negócio!
Você deve se lembrar de como nós, consumidores, estamos exigentes e seletivos quando compramos um produto ou adquirimos um serviço. O mesmo acontece com os seus pacientes.
E tem mais: um paciente pode se sentir extremamente satisfeito com o atendimento na sua clínica e, ao mesmo tempo, ter um paciente muito insatisfeito com o mesmo atendimento. Você tem ideia do porquê isso ocorre?
Tudo está relacionado com a forma como o paciente chega à sua clínica. E, neste meio termo, pode haver divergência de expectativas. Ou seja, ele esperava receber algo e o que recebeu foi diferente do que esperava.
Algumas perguntas podem ser feitas para os seus pacientes através de uma pesquisa de satisfação. Este processo pode ser simplificado com um disparo de mensagem automática logo após o paciente sair da clínica.
Com uma pesquisa de satisfação, você obtém de maneira simplificada o que o seu paciente achou do atendimento recebido em sua clínica.
Pode ser feito através de mensagens, solicitando uma nota de 0 a 10, ou até mesmo envios de e-mails ou formulários mais complexos.
A busca por dados é muito importante, pois é o caminho que mais traz resultados se você deseja medir a sua performance e saber o que os clientes pensam sobre o seu negócio.
Nunca trate seus pacientes como um número e/ou estatísticas. Clientes são pessoas. Investir no aprimoramento e humanização do atendimento em clínicas é primordial para satisfazê-los.
Pensando nisso, a melhor forma de se manter perto dos seus pacientes é oferecendo a eles um bom canal de comunicação.
Nos dias de hoje é bem mais fácil estar perto dos seus pacientes, seja através de uma ligação ou uma simples troca de mensagens em aplicativos digitais. Então, não fique tímido e mande uma mensagem para os seus pacientes. Isso impulsiona até o marketing da clínica!
Seja perguntando sobre o atendimento da clínica e questões relacionadas à estadia do paciente em seu estabelecimento de saúde, ou coisas mais gerais, como fornecer um conteúdo relevante, com dicas de saúde e bem-estar.
O importante é manter-se presente. Você pode ter certeza que, quando os seus pacientes precisarem de outros serviços e produtos, vão recorrer à sua clínica para isso. Parceria e compromisso são essenciais para manter um bom relacionamento com seus clientes.
Não é novidade que a satisfação do cliente deve ser obrigação em qualquer empresa, mas, não se esqueça de que, além de deixar seus pacientes satisfeitos você precisa fidelizá-los, mostrando motivos para que retornem à sua clínica.
Mas, você sabe o que é a fidelização de clientes? É a melhor forma de saber se o seu cliente pode voltar ao seu negócio repetidas vezes, ou seja, despertar o interesse do cliente a adquirir outros serviços.
Hoje, com tantas opções parecidas no mercado, a prioridade de qualquer negócio é fidelizar os seus clientes. Para isso, você pode usar a criatividade, oferecendo descontos em procedimentos ou até mesmo um programa de fidelização!
Inicialmente, é preciso garantir que o paciente será atendido da maneira que ele deseja. Por isso é tão importante recolher experiências anteriores a fim de que você consiga, em cima desses dados recolhidos, melhorar a experiência do paciente em sua clínica.
Você sabe onde os seus clientes estão? Ou a melhor forma de manter contato? Se você é presente nos meios digitais, a internet pode ser um bom indicador para medir a satisfação dos seus clientes.
Com ferramentas simples e gratuitas, você consegue obter dados concretos e precisos do comportamento dos seus clientes. É possível saber o que falam sobre o seu negócio, como recomendações ou insatisfações.
E nas redes ainda há a possibilidade de acompanhar o que os seus pacientes falam sobre você, além de ser uma ferramenta que encurta distâncias e facilita a resolução de eventuais insatisfações.
A fidelização é a melhor forma de saber se o seu cliente pode voltar ao seu negócio repetidas vezes, ou seja, despertar o interesse do cliente a adquirir outros serviços.
Um paciente satisfeito com o serviço prestado, com a boa recepção e um atendimento mais humanizado e focado em suas necessidades, sempre volta e adquire outros produtos e serviços. É o que chamamos de fidelização.
Pode ser feito através de mensagens, solicitando uma nota de 0 a 10, ou até mesmo envios de e-mails ou formulários mais complexos. A busca por dados é muito importante, pois é o caminho que mais traz resultados se você deseja medir a sua performance e saber o que os clientes pensam sobre o seu negócio.