26 Agosto 2021

Como atender mais consultas com paciente particular?

Atender paciente particular ou por plano de saúde? As duas modalidades tem suas vantagens.

Dependendo do seu modelo de negócios, você pode atender ambas as formas ou optar por apenas uma delas.

Se você deseja atender mais consultas com paciente particular, investir em marketing digital é um passo fundamental. No entanto, não veja isso como uma barreira, mas uma oportunidade para se tornar mais conhecido.

Confira as informações sobre cada tipo de atendimento e o que você precisa para atrair mais pacientes particulares, neste post!

Dados sobre o paciente particular

De acordo com o último levantamento do Caderno de Informação da Saúde Suplementar, relativo ao mês de março de 2019, houve um aumento no atendimento de pacientes particulares em relação ao mesmo período de 2018.

A tabela abaixo apresenta um comparativo entre os atendimentos feitos por diferentes modalidades:

comparativos entre atendimentos

Como podemos ver na linha sobre diagnose e terapia, a consulta particular superou em número as outras formas de faturamento. 

Em 2018, esta mesma seção apresentou 34.673 consultas. Ou seja, a demanda do paciente particular segue crescendo.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), realizou um estudo sobre a demografia médica brasileira em 2020.

A pesquisa levantou dados sobre a atuação dos médicos no setor público e privado com base em uma amostragem de 2.400 profissionais.

Os dados revelaram que 21,5% dos entrevistados trabalham exclusivamente no setor público, enquanto 28,3% atuam no setor privado. Mais da metade dos médicos, 50,2% trabalham em ambos os setores.

Em relação ao local de trabalho, o maior percentual (47,6%) atua em consultórios próprios ou clínicas compartilhadas com colegas.

Os participantes da pesquisa também foram questionados sobre o aumento do número de pacientes particulares. Mais de um terço concorda que atendeu mais nesse formato nos últimos três anos.

Uma das causas pode ser a facilidade e autonomia do paciente particular. Como nesse tipo de atendimento não há intermediários, elimina-se a burocracia.

As consultas realizadas por convênios, por outro lado, são regidas pela legislação da Saúde Suplementar, que impõe uma série de regulamentos para autorização de exames e procedimentos.

Estas regras são necessárias para o funcionamento correto dos planos de saúde, mas restringem a autonomia dos pacientes.

Paciente particular x Planos de saúde

Trouxemos um comparativo entre paciente particular e planos de saúde, analisando os principais pontos. Confira, a seguir:

Número de atendimentos

Atender por planos de saúde ajuda você a agendar um grande número de pacientes. Isto porque o seu nome estará integrado a uma lista de profissionais credenciados.  

Em contrapartida, a sua agenda de consulta particular depende de um bom trabalho de divulgação. No entanto, esta aparente desvantagem pode ser superada com um planejamento de marketing.

Outro fator que pode compensar uma possível diminuição na quantidade de consultas é o próximo item: a remuneração.

Remuneração

A remuneração de consultas feitas por plano de saúde é menor do que as particulares. Ou seja, não é necessário manter o mesmo número de atendimentos para continuar com uma margem de lucro igual.

Contudo, se você divulgar o seu trabalho, a ponto de conquistar uma agenda particular tão preenchida quanto a de planos de saúde, a sua rentabilidade será muito maior.

Exposição no mercado

Ao atender por planos de saúde, você expõe seu trabalho facilmente. Os seus serviços estarão disponíveis para um grupo segmentado de pessoas. Ou seja, os beneficiários do convênio.

Desse modo, os pacientes podem recomendar o seu consultório a outras pessoas. Isso pode até trazer alguns clientes particulares como consequência.

Como já dissemos, se o seu foco é o paciente particular, você mesmo precisará promover a sua marca.

Como atender mais consultas com paciente particular?

Para atender mais consultas com paciente particular, você deve investir em marketing digital, criar uma mentalidade de vendas na equipe e apostar em tecnologia. Saiba como:

Investir em marketing digital

Ao contrário dos clientes de convênio, os pacientes particulares não te encontram em um guia médico.

Em vez disso, eles fazem uma pesquisa na internet. Por esse motivo, é importante criar um site para a sua clínica.

Além das informações comerciais sobre a sua empresa, o site precisa ter conteúdos relevantes para o público que você quer atender. 

As pessoas pesquisam cada vez mais antes de adquirir um produto ou serviço. Portanto, você precisa oferecer informações que te ajudem a ser encontrado.

Tenha um site bem estruturado e que apareça nas pesquisas do Google. Também vale a pena criar um perfil no Google Meu Negócio, com informações sobre a sua localização.

Outra opção para que as pessoas te vejam é ser ativo em redes sociais como Facebook  e Instagram.  

Se fizer isso por vídeo, melhor ainda! As pessoas gostam de ver um rosto e se conectam mais facilmente quando a pessoa fala diretamente para elas.

Sobre a confiança, um ótimo modo de aumentá-la é pedir para que seus pacientes atuais avaliem o seu atendimento no Google Meu Negócio. 

As pessoas confiam mais em profissionais quando outros recomendam os seus serviços. Se o seu atendimento for bom, seus clientes ficarão felizes em fazer esse gesto.

Mentalidade para vendas

A equipe deve estar alinhada com o seu objetivo de atender mais pacientes particulares. Ou seja, o atendimento da sua recepção deve estar voltado para prospecção de clientes.

Na realidade, sabemos que uma boa recepção não deve ser pensada como diferencial. Em vez disso, ela é um requisito básico para um bom atendimento. Afinal, é importante disponibilizar uma ótima experiência para todos!

No entanto, quando falamos em paciente particular, é preciso ter algo a mais. Isso pode ser feito por meio de um atendimento mais personalizado. 

Ter flexibilidade na sua agenda pode te ajudar a fazer encaixes e mostrar disponibilidade a seus pacientes.

Apostar em tecnologia

Para fazer um atendimento personalizado, investir em tecnologia é essencial. Você deve otimizar o seu tempo para conseguir esses espaços na agenda.

Além disso, com as soluções de um software médico, por exemplo, você pode oferecer facilidades para seus pacientes.

A opção de agendamento online é um ótimo meio para facilitar a marcação de consultas. 

Com isso, você economiza o tempo da sua equipe para focar no atendimento presencial.

Principais benefícios de um paciente particular

Confira, a seguir, os principais benefícios de um paciente particular:

  • Remuneração mais alta: os convênios costumam pagar, em média R$60,00, por consulta. Já o paciente particular paga em torno de R$300,00.
  • Agenda menos apertada: com o valor mais alto por consulta, não é necessário uma agenda tão cheia para alcançar boa rentabilidade.
  • Menos burocracia: a consulta particular dispensa documentos de comprovação de atendimento e o pagamento ocorre diretamente com o cliente.

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Se o seu objetivo é atender mais por consulta particular, os recursos que o Feegow Clinic oferece podem facilitar bastante o dia a dia.

Isso porque as rotinas repetitivas, como o agendamento de consultas, são automatizadas; bem como confirmações e lembretes, que são enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail.

Esse recurso também te ajuda a posicionar melhor o seu site no Google e aumentar a quantidade de pacientes que chegam até você. Afinal, com ele, você tem uma aba para marcação de consulta integrada à página da sua clínica, otimizando o processo..

Dessa forma, você também agiliza o atendimento utilizando o prontuário eletrônico. Com ele, é dispensada a necessidade de lidar com papéis e arquivá-los. 

Além de poupar espaço, você acessa as informações dos seus pacientes em um só lugar.  

Essas são algumas das formas como a Feegow Clinic ajuda a aumentar sua capacidade de atendimento. Conheça nossos mais de 200 recursos!

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Perguntas frequentes:

Por que oferecer consulta particular?

Para aumentar a rentabilidade da sua clínica, já que este tipo de consulta possui um valor maior.

Como funciona a consulta particular?

A consulta particular não conta com intermediários e acontece a partir de uma relação direta entre médico e paciente.

Como atender mais por consulta particular?

Investindo em marketing digital para atrair mais pacientes, em treinamento para a equipe da recepção e em tecnologia para aumentar a autonomia da sua gestão clínica.