Criar um bom orçamento médico é fundamental para a captação de novos pacientes.
Este é um momento decisivo na jornada, quando eles já conhecem tanto o seu problema quanto a solução.
Sendo assim, eles precisam apenas entender o que está sendo cobrado e ter confiança no médico para contratar o serviço.
Por causa da importância dessa ação, trouxemos neste post algumas dicas de como criar e apresentar um orçamento médico de qualidade. Continue a leitura e confira!
Para te ajudar no processo de criação de um orçamento médico, separamos 3 (três) dicas práticas para você observar, a seguir:
O orçamento deve ser descritivo o suficiente para sanar todas as dúvidas do paciente em relação ao que será feito no procedimento.
Às vezes, só a consulta não basta para que o paciente entenda todos os passos do serviço. E mesmo que ele entenda tudo, não é incomum que a pessoa esqueça boa parte do que foi dito.
Portanto, o orçamento médico é um documento importante de registro desses elementos e melhora na comunicação entre as partes.
Dessa forma, o cliente pode avaliar o procedimento de forma mais completa para tomar a sua decisão com segurança.
Após descrever as etapas do procedimento, o orçamento médico precisa demonstrar a soma dos valores.
Não diga apenas o valor final, pois assim o paciente não saberá o quanto será gasto em cada etapa.
Por isso, deixe claro no cálculo quais valores correspondem a cada passo a ser realizado no serviço.
Depois, descreva as condições de pagamento, explicando se o valor pode ser parcelado no cartão de crédito.
Se o pagamento for feito à vista, deixe claro se é possível a aplicação de um desconto.
Todas essas informações são importantes para que o paciente possa embasar a decisão.
A apresentação do orçamento médico pode ser um momento bastante delicado para o paciente. Afinal, estamos falando de aspectos muito sensíveis para todas as pessoas: a saúde e as finanças.
É preciso entender profundamente as necessidades dos seus clientes para apresentar o orçamento, observando o atendimento humanizado.
É muito importante que o paciente se sinta acolhido e perceba o seu interesse real em ajudá-lo.
Você precisa demonstrar que se importa com o bem-estar dele e que deseja encontrar as melhores soluções. Isto também inclui as opções de pagamento.
Este é o momento para você tirar todas as dúvidas do paciente e criar um sentimento de confiança, para que ele se sinta amparado.
É neste momento que você pode esclarecer quaisquer dúvidas que surjam sobre os custos do procedimento.
Também é importante explicar que, quando o assunto é saúde, esses valores não são um gasto, mas sim um investimento em qualidade de vida.
O final da apresentação é o momento em que geralmente surgem as objeções. Portanto, utilize este momento para respondê-las, falando sobre o diferencial da sua clínica.
Defenda as habilidades dos profissionais que irão atender o paciente. Você pode abordar as qualificações, os cursos e o tempo de experiência da equipe, por exemplo.
Também pode comentar sobre alguns casos de sucesso, sempre respeitando o Código de Ética Médica. Assim, o paciente se sentirá mais confiante em realizar o procedimento.
Cobrar um retorno do orçamento médico é essencial para que o paciente se lembre de dar uma resposta. Sem isso, ele pode esquecer ou pensar que não é importante fazê-lo.
No entanto, o acompanhamento de todas as ações realizadas entre médicos e pacientes são necessárias para o bom relacionamento e sucesso dos procedimentos.
Por isso, tenha como hábito sempre solicitar esse retorno. Dessa forma, o paciente passa a entender a necessidade da resposta e o médico obtém informações importantes nos casos de negativas.
O ideal é que a mensagem seja enviada por e-mail. Neste formato, o paciente pode responder com calma e no momento que for mais conveniente.
Além disso, ao enviar a mensagem por e-mail, a clínica também fica com um registro sobre os envios desse tipo de comunicação.
Outra opção é usar um software médico que faça esse registro de forma mais eficiente, apresentando uma lista dos pacientes com o status de seus orçamentos.
Para elaborar uma boa mensagem de retorno, a dica é personalizar a comunicação.
Ou seja, escreva a mensagem referindo-se ao paciente pelo seu nome e fale diretamente sobre o orçamento enviado. Esta atitude irá fazer com que ele se sinta mais inclinado a responder.
Na prática, o e-mail deve começar com uma explicação do motivo do contato. Aqui, é preciso acertar o tom da mensagem para não parecer muito direto ou agressivo.
Afinal, você não vai querer que o cliente se sinta pressionado ou constrangido. Isso seria muito negativo para o relacionamento.
Além de elaborar a mensagem da forma correta, é preciso saber o melhor momento para enviá-la.
Não convém fazer isso muito cedo para não perturbar o futuro paciente, mas também não se pode deixar passar muito tempo e perder a oportunidade.
Um tempo razoável gira em torno de 3 (três) a 7 (sete) dias. Porém, dependendo dos serviços que você oferece, esse tempo pode ser diferente.
Por isso, vale a pena fazer alguns testes para encontrar o tempo ideal da sua clínica.
Sobre o horário do envio, procure fazê-lo dentro do período comercial para que a pessoa consiga responder e talvez já marcar o procedimento.
Agora que você já sabe como criar um orçamento médico de qualidade, continue se aprofundando na gestão financeira da sua clínica.
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Para criar um bom orçamento médico, é preciso descrever em detalhes os procedimentos que serão realizados, demonstrando os valores referentes a cada etapa e deixando claro as condições de pagamento.
Para apresentar o orçamento médico, é preciso observar o atendimento humanizado, tirando todas as dúvidas do paciente para que ele sinta confiança e tenha as informações que necessita na tomada de decisão.
Para que o paciente se lembre de dar uma resposta ao médico e entenda a importância dessa ação.