O que é Novembro Azul e como promove a saúde do homem?
Atualizado em 15/10/2024
O novembro azul é uma das iniciativas de conscientização que ocorrem todo o ano para alertar a população sobre doenças específicas.
Nesse período, o foco é a prevenção do câncer de próstata. Uma doença que afeta milhares de brasileiros todos os anos e é a principal causa de mortes por câncer entre homens depois do câncer de pulmão.
Neste texto você vai descobrir como a campanha surgiu e qual a sua importância na promoção da saúde do homem. Confira!
O que é Novembro Azul?
É uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata que acontece anualmente em novembro.
Durante o mês, são realizados diversos tipos de ações para alertar a população masculina sobre a importância do exame de próstata e sobre as medidas preventivas.
Histórico da campanha
A campanha nasceu quase por acaso na Austrália, em 2003. Dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery estavam conversando sobre tendências recorrentes de moda.
Então, eles comentaram sobre o uso do bigode que já não era mais visto naquela época. Como brincadeira, decidiram encarar o desafio de trazer essa moda de volta e deixaram crescer seus bigodes.
Eles também convenceram seus amigos a fazer o mesmo, chegando a 30 homens de bigode.
Inspirados pela mãe de um dos amigos que trabalhava levantando fundos para o combate ao câncer de mama, o grupo decidiu transformar a brincadeira em um movimento pela saúde do homem.
O movimento cresceu e os amigos criaram uma fundação chamada Movember que é a junção da palavra “moustache” (bigode) e “november” (novembro).
Desde então, a Movember Foundation trabalha arrecadando fundos para ajudar outras fundações de pesquisa sobre o câncer de próstata como a Prostate Cancer Foundation of Australia (PCFA), por exemplo.
Foi escolhido o mês de novembro para a campanha porque dia 17 de novembro é o dia mundial do combate ao câncer de próstata.
Em seguida, com o passar dos anos, a campanha se tornou mundial, chegando ao Brasil em 2008 pela iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Qual é a importância da campanha do Novembro Azul?
Em síntese há dois principais motivos que tornam o período especial.
Primeiramente, podemos destacar sobre os perigos e os altos números do câncer de próstata mundialmente.
Contudo, o outro motivo refere-se ao preconceito masculino para a realização de exames preventivos, como por exemplo, o toque.
Câncer de Próstata
Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, estima-se que entre 2020 e 2022 serão 65.840 homens afetados pela doença no Brasil, os dados são de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Em suma, esses números mostram que é preciso conscientizar a população sobre os cuidados preventivos e sobre a necessidade do exame de próstata para o diagnóstico precoce da doença.
Exames preventivos
Embora tenha diminuído nos últimos anos, o preconceito aos exames preventivos no homem, isso impede que muitos homens sejam diagnosticados com a doença em seus estágios iniciais.
Portanto, a campanha é importante para diminuir a resistência em fazer o exame de uma doença comum entre os homens e potencialmente fatal.
Sobre os objetivos da campanha do Novembro Azul
Primeiramente, o principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a importância do exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No entanto, o Novembro Azul também busca promover a saúde integral do homem instruindo sobre outros problemas que afetam a saúde dessa população.
Neste sentido, os assuntos que podem ser abordados durante a campanha incluem:
- Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;
- Saúde mental;
- Doenças sexualmente transmissíveis.
A ideia é estimular os hábitos saudáveis entre os homens e eliminar os prejudiciais, além de incentivar os cuidados com a saúde, como a realização de consultas de rotina e exames periódicos.
Esse último ponto é importante porque no Brasil, os homens não percorrem o caminho correto no sistema de saúde.
Posteriormente, ao invés de passarem pela atenção primária, eles vão direto para as emergências e atendimentos especializados.
Isso acontece por uma característica cultural em que a maioria dos homens brasileiros esperam muito tempo antes de procurarem o atendimento.
Dessa forma, eles só vão ao médico depois que os sintomas se agravam demais, o que é um grande problema, pois isso diminui muito as chances de recuperação.
Por esse motivo, os índices de internação e mortalidade são maiores entre os homens, assim como a expectativa de vida é menor em relação às mulheres.
O papel das clínicas na campanha do Novembro Azul
É importante que as clínicas se engajem na campanha do Novembro Azul, promovendo os materiais informativos sobre a prevenção e por meio do diálogo com os pacientes.
Como ainda existe preconceito por parte de muitos homens em relação ao exame e até mesmo com os cuidados com a saúde em geral, as clínicas precisam focar na educação dos pacientes.
Dessa forma, cada consulta é uma oportunidade para trazer esse assunto para os clientes. Afinal, a voz de um profissional de saúde costuma ser mais ouvida, principalmente quando já existe o vínculo da relação médico-paciente.
Portanto, os médicos precisam se preparar para atender seus pacientes de forma humanizada, analisando seu contexto sociocultural para elaborar a melhor abordagem.
Por exemplo, sabendo que o paciente tem uma profissão que aumenta os riscos de câncer de próstata, é importante alertar sobre esse fato de forma didática, explicando como se prevenir.
As atividades com riscos mais altos são as seguintes:
- Fundição de metais não ferrosos;
- Indústria de eletrônicos;
- Bombeiros;
- Produção de materiais à base de PVC;
- Tratamento de madeira;
- Produção de borracha;
- Fabricação de vidros;
- Produção e aplicação de agrotóxicos e inseticidas;
- Radiologia, usinas nucleares;
- Mineração subterrânea;
- Produção de baterias;
- Atividades noturnas.
Como promover a campanha do Novembro Azul na sua clínica?
Existem várias atividades que a sua clínica pode fazer para promover a campanha do Novembro Azul. Confira abaixo algumas delas:
Utilize suas redes sociais para divulgar materiais informativos
Se você é especialista em urologia, pode criar seus próprios materiais e divulgar nas redes sociais e site da clínica.
Caso contrário, existe uma série de materiais gratuitos como e-books e vídeos informativos produzidos por entidades como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) ou a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), por exemplo.
Encaminhe seus pacientes ao urologista
Se essa não é sua especialidade, você pode encaminhar seus pacientes a um urologista de confiança. Principalmente se seu paciente tiver mais de 40 anos de idade.
Muitas vezes, os pacientes só precisam da indicação de alguém conhecido para procurar o especialista.
Como seu cliente já confia em você, fica mais fácil para ele marcar o exame com o profissional que você indicar.
Conscientize seus colaboradores sobre o tema
Lembre-se de incentivar também os seus colaboradores com mais de 40 anos a fazer o exame. Se for necessário ofereça um dia livre para que eles possam ir até o especialista.
Decore a clínica com a cor azul
Você pode pensar em uma decoração especial para usar durante o mês de novembro, com elementos em cor azul, além de cartazes da campanha.
Além disso, você e seus colaboradores podem utilizar laços azuis na roupa para marcar a participação na campanha.
Principais perguntas durante o Novembro Azul
Confira a seguir as principais perguntas dos pacientes durante o Novembro Azul:
Em qual idade o câncer de próstata é mais comum?
Os riscos aumentam com a idade, então o câncer é mais comum entre os idosos. No Brasil, por exemplo, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos.
Como prevenir o câncer de próstata?
Em geral, é preciso manter hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e o hábito de fumar.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
Geralmente o câncer de próstata não causa sintomas nos primeiros estágios, mas quando apresenta eles são os seguintes:
- Dificuldade para urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Dificuldade para ter uma ereção;
- Necessidade de urinar com mais frequência;
- Dificuldade para urinar;
- Dor durante a ejaculação;
- Diminuição do jato da urina.
Quais são os exames para diagnosticar o câncer de próstata?
Existem dois exames para detectar o câncer de próstata, o exame de toque retal e o exame de PSA.
Nesse sentido, o exame de toque retal é o mais importante e serve para avaliar o tamanho, forma e textura da próstata.
Em contrapartida, o exame de PSA é um exame de sangue que estima a quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando os níveis dessa proteína estão muito altos, isso pode indicar a presença do câncer.
Vale ressaltar que o exame de PSA não dispensa o exame de toque retal. Sendo que para confirmar o diagnóstico é preciso fazer uma biópsia para análise em laboratório.
O câncer de próstata avança rápido?
Depende do tipo de câncer. Existe um tipo que progride lentamente, mas também há tipos mais agressivos. Desse modo, apenas o médico poderá dizer qual a gravidade do câncer.
Quais os tratamentos para o câncer de próstata?
Em suma, o principal tratamento é a cirurgia que pode ser combinada com a radioterapia e tratamento hormonal, dependendo do caso.
Como você viu, a prevenção é o principal objetivo do Novembro Azul, mas a campanha também estimula os cuidados globais da saúde do homem.
Dessa forma, a prevenção de doenças e promoção da saúde ajuda o setor médico a se tornar menos reativo, fazendo com que as pessoas se mantenham saudáveis.
Afinal, não é preciso esperar o surgimento de algum sintoma para buscar o atendimento médico.
Quando a clínica se engaja nesse tipo de campanha é exatamente essa a mensagem que está passando ao seu público.
Se você gostou deste conteúdo, então visite o nosso site e descubra um pouco mais sobre o nosso trabalho. Oferecemos soluções inovadoras para a sua gestão em saúde, pois acreditamos no potencial da tecnologia como força transformadora do mundo. Clique aqui para saber mais!
Perguntas frequentes:
O que é Novembro Azul?
É uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata que acontece no mês de novembro de cada ano.
Qual é a importância da campanha do Novembro Azul?
A campanha é importante para conscientizar os homens sobre uma das doenças mais comuns entre eles e para combater o preconceito contra o exame de próstata.
Como promover a campanha do Novembro Azul na sua clínica?
Utilize suas redes sociais para divulgar materiais informativos sobre o tema, encaminhe seus pacientes ao urologista, conscientize seus colaboradores sobre o tema e decore a clínica com a cor azul.