Utilizar a metodologia Lean na Saúde é uma excelente forma de otimizar processos e aumentar a qualidade dos serviços clínicos.
Apesar de ter sido criada durante a produção automobilística pela Toyota, os conceitos desta metodologia se popularizaram por causa da sua efetividade.
Atualmente, esta filosofia de gestão é empregada em diversos setores. Um deles é o de Saúde que, ao adaptá-la para o seu contexto, cunhou a expressão Lean Health.
Continue a leitura e entenda como a metodologia funciona!
O que é metodologia Lean na Saúde?
É um método de gestão de processos que tem como objetivo evitar falhas e desperdícios, focando no essencial para melhorar a qualidade do serviço.
O Lean Heath é utilizado em clínicas, consultórios e hospitais para identificar exatamente onde estão ocorrendo processos desnecessários ou redundantes e eliminá-los.
Para isso, é necessário considerar alguns princípios, que precisam ser observados para reduzir falhas e elevar a qualidade do serviço:
Esses princípios atuam como uma cultura organizacional nas empresas de saúde, de modo que o cuidado não é somente com os processos, mas principalmente com as necessidades dos pacientes.
O Lean Health funciona por meio de algumas ferramentas criadas pela metodologia. Veja quais são elas, a seguir:
Seu nome se refere aos 5 (cinco) sensos que os funcionários devem desenvolver para mudar seus hábitos e atitudes, melhorando o ambiente de trabalho. São eles:
O sistema de comunicação visual garante a aderência aos padrões para que os trabalhos sejam concluídos de acordo com a programação e sem cometer erros.
Esta ferramenta é muito útil na área da Saúde para estabelecer as escalas de trabalho e apresentar resultados de produtividade.
Além disso, ela apoia a gestão dos leitos e auxilia os departamentos de emergência na criação de sinais visuais.
Também chamado de “dispositivo à prova de erros”, a ferramenta serve para desenvolver mecanismos de prevenção de erros nos processos.
O principal objetivo aqui é alcançar o estágio de “defeito zero”.
Um exemplo prático é o uso de tubos em cores e formatos diferentes para evitar erros em um laboratório de análise clínica.
Trata-se de uma forma de comunicação entre processos utilizando cartões coloridos, que informam exatamente o que é preciso fazer e o prazo de cumprimento.
Serve para prestar um serviço ao paciente com o mínimo de espera - ou nenhuma.
O Kanban pode ser usado no contexto do Lean na Saúde para encaminhar os pacientes a exames, repor itens do estoque e abastecer a farmácia do hospital, por exemplo.
É preciso conhecer o negócio profundamente para identificar os problemas de cada setor.
Um bom ponto de partida é descobrir qual a área que apresenta maior desperdício ou falhas. Em seguida, ordenar os problemas de acordo com o grau de urgência e começar a corrigi-los.
Também é importante conversar com os funcionários e pacientes e identificar a ocorrência de processos prejudiciais ou redundantes.
Para que as melhorias sejam efetivas, toda a equipe deve estar comprometida.
Por isso, é importante que o time entenda a metodologia e passe a agir para promover as mudanças necessárias ao aperfeiçoamento dos processos.
A cadeia de valor é composta por ações tomadas para criar engajamento nos pacientes. Sua estrutura e mapeamento são fundamentais para acompanhar a jornada do paciente na instituição.
Mapeando os processos pelos quais cada paciente passa, você pode identificar em que momento ocorrem as falhas. Com isso, é mais fácil propor as mudanças necessárias para corrigi-las.
É preciso que você defina o que almeja para saber se a metodologia Lean na Saúde está funcionando como deveria.
Por exemplo: Qual é o tempo máximo que seus pacientes esperam para o atendimento? Quanto você deseja reduzir em gastos com insumos? Quais atividades desnecessárias você quer eliminar?
É importante traçar metas para que você tenha os indicadores de desempenho que irão te ajudar a acompanhar a evolução do seu negócio.
Além de identificar as falhas nos processos, a metodologia Lean na Saúde identifica lacunas de competências na sua equipe.
Dessa forma, é possível tomar as medidas necessárias para oferecer treinamentos e capacitação aos funcionários, e assim aumentar a eficiência dos profissionais.
Isso se aplica tanto aos conhecimentos técnicos como aos aspectos comportamentais, que podem ser aperfeiçoados continuamente.
Outra vantagem importante na implantação da metodologia Lean na Saúde é a redução de custos da instituição.
Na verdade, esta é uma consequência muito natural para um método com objetivo de realizar mais como menos.
Como os processos são reavaliados continuamente, eles passam a ser reestruturados, tornando-se mais eficientes a cada mudança.
Essa linearidade na reestruturação dos processos melhora o desempenho da equipe, eliminando desperdícios de horas trabalhadas.
Com o mapeamento da cadeia de valor e a reestruturação dos processos, as atividades se tornam padronizadas.
Desse modo, os funcionários passam a realizar os procedimentos seguindo as diretrizes específicas. Isso permite elevar o padrão de qualidade da empresa como um todo.
Utilizar uma metodologia de gestão é importante para garantir a evolução dos processos em instituições de Saúde. Isso porque a administração é uma parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
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É uma metodologia de gestão de processos para evitar falhas e desperdícios, focando no essencial e melhorando a qualidade do serviço.
Por meio de diversas ferramentas para alinhar o comportamento dos seus colaboradores, eliminar desperdícios e otimizar processos de clínicas, consultórios e hospitais.
Aumento da eficiência dos profissionais, redução de custos e padronização dos processos.