10 livros de gestão que médicos empreendedores precisam conhecer!
Médicos empreendedores como ser um hoje em dia? Ser médico empreendedor exige cada vez mais conhecimentos em administração, gestão de pessoas e marketing, já que, além de cuidarem de vidas, precisam garantir o crescimento saudável do seu próprio consultório.
Você já conhece os desafios de empreender e ser dono do seu próprio negócio. E já sabe, também, que no ramo da prestação de serviços, você precisa aprender sobre gestão, marketing e finanças: coisas que não se aprende na faculdade de medicina.
O mais importante a se frisar é que, além de cuidar dos seus pacientes, é preciso cuidar da gestão e saúde financeira do seu consultório.
Isso quer dizer que o empreendedorismo em saúde é um mar cheio de oportunidades para quem quer realmente ajudar as pessoas e buscar melhores resultados para seu negócio.
Então, se o seu propósito é fazer a diferença no setor da saúde, não deixe de aplicar as dicas apresentadas neste post! A lista de livros que selecionamos vai te ajudar a dar os primeiros passos nesse novo mercado de médicos empreendedores. Confira!
Vamos lá?
O que são médicos empreendedores?
São aqueles profissionais que possuem um olhar para os negócios e abrem suas próprias empresas, sejam elas clínicas ou consultórios.
Acima de tudo, a área da Saúde possui uma característica que a distingue de outros setores. Ela envolve um senso de justiça social, em que todas as pessoas têm direito à saúde.
Isto realmente é verdade, porém o exercício da medicina não deixa de ser um serviço. Como tal, também pode ser objeto de empreendedorismo com todos os objetivos desse tipo de atividade.
Ou seja, crescer enquanto empresa, obter lucro e aproveitar as oportunidades do mercado. É claro que tudo isso deve ser feito dentro dos ditames da Ética Médica.
Portanto, podemos tornar nossa definição inicial mais precisa, dizendo que os médicos empreendedores são aqueles que buscam desenvolver o mercado dos serviços médicos alinhando seus objetivos de negócio aos do setor da Saúde.
Em outras palavras, oferecendo mais saúde de qualidade para mais pessoas. Isso porque os médicos empreendedores conseguem ver os pacientes de uma perspectiva diferente.
Para este tipo de médico, as pessoas não são apenas pacientes, mas clientes. Esta perspectiva parece simples, mas faz toda a diferença no atendimento.
Enquanto paciente nos remete à uma ideia de um indivíduo que recebe o tratamento passivamente, o cliente é alguém com um papel ativo em seus próprios cuidados.
Eles possuem demandas que vão além do resultado final dos serviços, conforme o desfecho clínico. Mais do que isso, eles esperam uma experiência de valor durante a sua jornada.
Por que empreender na Medicina?
Porque o mercado de serviços médicos está em constante crescimento e representa uma parcela importante dos gastos pessoais da população.
Desse modo, o médico empreendedor pode esperar uma ampla margem de lucro, oferecendo serviços de alto nível.
Contudo, sabemos que os serviços de saúde apresentam custos crescentes em gestão e pessoal. Além dos gastos iniciais para abrir uma empresa, isto é, estrutura física, educação, taxas e ferramentas.
Felizmente, o setor também conta com muitas inovações tecnológicas que possibilitam reduzir esses custos, bem como ampliar os modelos de atendimento, por exemplo.
Um caso disso, são as tecnologias de gestão de clínicas que além de diminuírem os custos de gestão aumentam a produtividade da equipe. Como resultado, o médico empreendedor pode começar com uma equipe mais enxuta.
Entretanto, sobre os modelos de atendimento, foi aberto no setor a possibilidade dos atendimentos à distância com a Telemedicina e o Telemonitoramento.
Com isso, já é possível ter um consultório que oferece atendimentos totalmente online. Assim, os investimentos iniciais com estrutura física e equipamentos representam um obstáculo menor para começar a empreender.
Pandemia e suas oportunidades
Outro fator importante que torna o empreendedorismo uma opção atrativa para os médicos é o momento atual no setor da Saúde. Afinal, a crise gerada pela pandemia trouxe uma atenção maior aos cuidados preventivos e aumentou a demanda pelos serviços médicos.
Neste contexto, também vimos um grande desenvolvimento de diversas inovações médicas em um curto espaço de tempo.
Sendo que uma das mais notórias foram as tecnologias de suporte aos atendimentos online, como mostra a pesquisa da Deloitte sobre o setor da Saúde no mundo, em 2021.
Em última análise, empreender em Medicina representa atender a uma demanda crescente com ótimas oportunidades em diferentes modelos de atendimento.
Como transformar médicos em empreendedores?
Os médicos que desejam se transformar em empreendedores precisam, em primeiro lugar, entender qual o momento de sua carreira. Isto é necessário para analisar as melhores opções de acordo com sua realidade.
Coworking médico x abrir seu próprio consultório
Vamos pensar em um médico que acaba de se formar. Ele ainda não possui uma clientela grande o suficiente para abrir o seu próprio consultório, de modo que ele não conseguiria manter os custos de uma sala apenas com as consultas.
Provavelmente, ele terá que trabalhar em outro lugar para conseguir cobrir a manutenção da infraestrutura, aluguel, água, luz, etc. Assim seu consultório ficaria muito tempo ocioso, o que não justifica todo esse esforço.
No entanto, isso não quer dizer que ele não possa empreender. Para este momento da carreira, uma das opções mais atrativas é apostar em uma parceria de coworking.
Neste modelo, diversos profissionais dividem um mesmo espaço e cobrem os custos de infraestrutura de modo proporcional ao uso.
Esta parceria é positiva não só em termos financeiros com a redução dos custos iniciais, como no aspecto profissional.
Já que, ao trabalhar com diversos profissionais, o médico poderá conversar com seus colegas sobre os casos dos pacientes e receber apoio em diagnósticos mais complexos.
Além disso, ele vai estabelecer uma rede de contatos que vai lhe acompanhar, mesmo quando ele partir para outro momento da carreira que pode ser a abertura do próprio consultório.
Neste caso, o médico está em um momento de sua carreira em que já possui uma quantidade sustentável de clientes fiéis e pode investir em um espaço próprio.
Quais são as vantagens de ter médicos empreendedores?
Dentro de uma lógica de mercado, ter médicos empreendedores significa mais oferta de serviços de Saúde de alto padrão.
Isso porque, o empreendedorismo está diretamente associado aos movimentos de inovação. Isto significa a possibilidade de mudanças no tipo de relação que as pessoas têm com os cuidados com a Saúde.
Uma inovação importante, neste sentido, é a abordagem que trabalha a educação dos clientes para mostrar que a saúde não deve ser algo para prestar atenção apenas quando está faltando.
Na verdade, trata-se de um aspecto de nossa vida que precisa de um monitoramento constante.
Desse modo, os médicos podem oferecer serviços de assistência preventiva que atualmente é pouco presente no mercado.
Isto significa que o trabalho de divulgação e marketing dos serviços médicos passa pela criação de conteúdos para promover essa conscientização no público.
Consequentemente, os médicos empreendedores contam com um nicho de mercado amplo ao mesmo tempo em que contribuem com a promoção da saúde e do bem estar da população.
10 livros de gestão essenciais para médicos empreendedores
Para ajudar médicos empreendedores a aprimorar seus conhecimentos em administração de negócios, gestão de pessoas e estratégias de marketing, confira a lista de livros que sugerimos a seguir:
1. Gestão de clínicas médicas ou consultórios, por Antônio Ribeiro
Com toda a certeza muita gente já te recomendou essa leitura, não é mesmo? Esse livro é um guia que todo médico empreendedor ou não, precisa conhecer.
Por isso está em primeiro lugar da nossa lista!
Você vai aprender a dar os primeiros passos na gestão da sua clínica ou consultório, abordando estratégias como:
-> Gestão de pessoas;
-> Fidelização e retenção de pacientes;
-> Até questões mais burocráticas, como as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Outros tópicos abordados neste livro são:
- Atendimento e recepção;
- Comunicação eficiente com pacientes e funcionários;
- Tecnologias aplicadas à saúde.
Por conta do conteúdo completíssimo, esse livro é uma super indicação para quem está dando os primeiros passos para abrir o próprio consultório.
2. Se Disney Administrasse seu Hospital, por Fred Lee
Em suma, essa é uma leitura indispensável para quem trabalha no ramo da prestação de serviços, nesse sentido, não é novidade que a Disney tem uma metodologia diferenciada no atendimento ao público.
Fred Lee — autor do livro — foi recrutado pela Disney para um programa de treinamento por conta de suas experiências em ajudar hospitais a alcançar lealdade e fidelidade de pacientes e funcionários.
O livro “If Disney Ran Your Hospital” de 2004, vendeu mais de 500 mil cópias, sendo traduzido para várias línguas, incluindo o português.
Não há dúvidas de que um atendimento cada vez mais diferenciado é responsável por garantir a satisfação dos pacientes e levá-los à fidelização, ou seja nada mais efetivo para garantir o encantamento dos seus pacientes como as dicas de um especialista na área, concorda?
3. O jeito Disney de encantar os clientes, por Disney Institute
Mais uma leitura tendo como base o jeito Disney de entregar encantamento e magia aos seus clientes.
O livro conta um pouco sobre as estratégias e práticas de negócios que a Disney aplica em seu dia a dia para entregar um atendimento excepcional ao seu público.
Além disso, você se lembra de que mesmo sendo uma grande empresa, a Disney não está tão distante assim da realidade da sua clínica. Isto é, os problemas são os mesmos em qualquer empresa.
Sobretudo, este livro faz parte da nossa lista porque é indispensável para quem lida diretamente com o público. Certamente é o seu caso!
4. Lições de gestão da Clínica Mayo
Mais um livro dessa lista que você não pode deixar de ler e aprender é sobre o modelo de gestão da clínica Mayo — referência mundial em saúde — com foco na experiência do paciente.
A clínica Mayo tornou-se referência por investir na relação médico-paciente. Isso quer dizer que, mais do que números ou estatísticas, a relação entre clínica e paciente deve ser de parceria. Oferecendo, então, um atendimento cada vez mais humano.
Essa é uma leitura indicada para quem quer focar de uma vez por todas no cuidado centrado no paciente.
5. Perspectivas da Relação Médico Paciente, por Cyro Martins
Como você já deve saber, a relação médico-paciente é um dos pilares que constituem o atendimento médico.
Não basta só entregar qualidade, é preciso estar disposto a ouvir o paciente e cuidar para que ele não se sinta acolhido só quando está dentro do consultório.
Neste livro, o psicanalista Cyro Martins aborda diversas situações, comuns na rotina de clínicas e consultórios, e como lidar com elas de forma mais efetiva.
Pensando nisso, o livro é indicado para quem quer se aprofundar nas melhores técnicas de cuidado do paciente. Sem contar que as abordagens também se estendem a sua equipe.
Afinal, cuidar das pessoas deve ser a prioridade de qualquer negócio com foco em serviços.
6. Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos, por Michael Porter
Agora, se você quer aprimorar a qualidade do atendimento médico e evitar que problemas de gestão prejudiquem o crescimento do seu negócio, essa é uma leitura obrigatória.
Nesse livro, Michael Porter aborda os principais dilemas da gestão em saúde não só do ponto de vista do médico, como também dos pacientes.
O autor propõe que, para evitar que os problemas se tornem maiores do que já são, é preciso mudar o pensamento de como se faz medicina.
O livro é recheado de dicas de quem entende realmente do assunto: um especialista em estratégias, reconhecido mundialmente, carinhosamente apelidado de pai da estratégia moderna.
Vale muito a pena a leitura!
7. Legislação profissional em saúde, por Nívea Cristina Moreira Santos
Quando falamos de gestão para médicos empreendedores e marketing em saúde, não podemos deixar de lado uma peça muito importante desse quebra-cabeça: a ética médica.
O mais importante aqui é: a saúde e o bem-estar do seu paciente devem ser prioridade da sua clínica ou consultório e enquadrar as suas ações dentro do código de ética médica é fundamental para se alcançar um atendimento médico com muito mais qualidade e totalmente humanizado.
Nesse contexto, o livro em destaque serve como um guia para que todas as ações administrativas – sejam elas financeiras ou de publicidade médica – estejam pautadas no Código de Ética em Saúde.
Agora você não tem mais como errar!
8. Arquitetura e planejamento na gestão da saúde – alinhando o conhecimento médico à administração do sistema de saúde, por Richard M. J. Bohmer
Mais uma leitura obrigatória aparecendo na nossa lista!
Richard J. Bohmer, médico e professor da Harvard Business School, apresenta logo de cara o problema que gestores de saúde (sistema público e privado), profissionais, políticos e usuários dos sistemas de atendimento à saúde: “a saúde está em crise”.
Então, para o autor, o principal desafio está no planejamento de abordagens eficazes para a criação de um sistema de prestação de serviços em saúde baseado em “saber o que fazer” ao invés de “fazer o que sabemos”.
Além disso, podemos destacar os 4 tópicos de gestão em saúde para discutir em uma roda de amigos.
– A gestão do serviço de saúde;
– A natureza experimental do serviço de saúde;
– Medicina baseada em evidências;
– O papel central dos sistemas operacionais.
São questionamentos importantes para quem quer se aprofundar ainda mais em entregar um serviço de altíssimo nível aos pacientes.
9. Todo paciente tem uma história para contar, por Lisa Sanders
No livro, a Dra. Lisa Sanders ressalta que, por mais que a tecnologia tenha avançado ao longo do tempo, ainda há doenças que não possuem cura e diagnósticos e exames mal interpretados.
Afinal, o livro é um verdadeiro mergulho no processo de solução de casos misteriosos, pistas falsas e muitos desafios. Até parece um romance policial, não é mesmo?
Fugindo um pouco do clichê das séries de televisão, a autora também aborda questões como: quais os dilemas da medicina diagnóstica na era da tecnologia? Por que ainda há falhas em diagnósticos?
Esse é um dos melhores livros de Ciência publicados em 2009 que encontramos na Amazon.
Vale a pena demais a leitura!
10. Marketing estratégico para a área da saúde
O último, mais não menos importante, item da nossa lista de leituras obrigatórias é o livro “Marketing estratégico para a área da saúde” de Philip Kotler.
Em algum momento você já deve ter ouvido falar dele, estou certa? Caso nunca tenha tido contato com nenhuma de suas obras, saiba que Kotler é conhecido como o pai do marketing por muita gente.
A gente não poderia fechar essa lista sem dar dicas de como divulgar o seu trabalho usando a publicidade médica, né?
Esse livro é ideal para administradores de clínicas, pois traz, em linguagem muito acessível, conceitos como análise SWOT e outras estratégias de gestão administrativas.
➔ Dica extra: Qual é a tua obra? Por Mário Sérgio Cortella
Esse livro não foi pensado especificamente para a área da saúde, mas, além do lado técnico, é uma leitura prazerosa para os médicos empreendedores.
Na sinopse, você, leitor, logo se depara com a seguinte frase: “a ideia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra”. O autor consegue traçar um paralelo entre empreendedorismo e gestão.
O livro se divide em três partes: liderança, gestão e ética.
E, para provocar ainda mais o leitor, Cortella faz a seguinte reflexão: o que faz você levantar da cama todos os dias?
Mas, não se engane! Não é um livro de autoajuda. Mais do que médicos empreendedores, gestores, somos todos seres humanos.
Evoluir é muito importante!
Se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, então confira o nosso e-book com um passo a passo para quem quer abrir uma clínica ou consultório!
Perguntas frequentes:
Por que se tornar um médico empreendedor?
Empreender, portanto, pode ser uma saída para quem quer usar o seu tempo e dedicação a algo que gere maior retorno financeiro. É também uma forma de dar forma à sua visão sobre o melhor modelo de negócio.
Como empreender na área da medicina?
Além dos estudos e da parte técnica, para ser bem-sucedido em seu empreendimento será necessário ter conhecimentos de gestão, processos administrativos, ter um pouquinho de conhecimento em marketing e gestão de pessoas.
Como se tornar um médico empreendedor de sucesso?
É importante frisar que a área por si só já é bastante promissora. Ser bem-sucedido, ou não, está relacionado ao seu esforço em relação aos seus objetivos, respeitando a ética e valores humanos.