Vantagens do médico endocrinologista para o diagnóstico precoce
A transição de carreira é um processo comum no mundo do trabalho. Muitas vezes não estamos felizes no que escolhemos ou precisamos de novos desafios.
A medicina é uma área tão vasta que permite que essa transição ocorra sem que o profissional precise mudar de setor.
Então, se você é clínico geral ou pediatra e está pensando em se tornar um médico endocrinologista, acompanhe este texto para relembrar como é a atuação nesta especialidade e confira dois motivos práticos que podem justificar a escolha pela endocrinologia.
O que faz o médico endocrinologista?
O médico endocrinologista é o especialista que se ocupa em tratar e prevenir problemas relacionados ao sistema endócrino que é composto por um conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios.
Alguns exemplos de glândulas endócrinas são:
- Pâncreas;
- Gônadas;
- Tireoide;
- Glândulas suprarrenais.
Essas glândulas expelem os hormônios no sistema sanguíneo para regular funções corporais, como o controle de tecidos e órgãos.
Neste sentido, o sistema endócrino também interage com o sistema nervoso a fim de formar mecanismos reguladores precisos, fornecendo informações sobre o meio externo. Ao mesmo tempo, o sistema endócrino controla as respostas a essas informações.
Dessa forma, quando o paciente deve ser encaminhado a um especialista quando ele apresentar eventos, como:
- Alterações menstruais;
- Disfunções sexuais;
- Mudanças no sono;
- Dificuldade de crescimento.
Em quais ramos o médico endocrinologista pode se especializar?
O médico endocrinologista possui duas grandes áreas em que pode se especializar: a endocrinologia geral que trata de adultos e idosos e a endocrinologia pediátrica que trata crianças e adolescentes.
Para obter o título de especialista em endocrinologia geral, o médico precisa fazer dois anos de clínica médica e mais dois anos de especialização em endocrinologia.
Já o endocrinologista pediátrico deve se especializar em pediatria e em seguida em endocrinologia pediátrica. O tempo da especialização também é de dois anos para cada etapa.
Dentro dessas duas especialidades existem também linhas específicas de atuação que incluem:
- Tireoide;
- Diabetes;
- Andropausa;
- Crescimento;
- Obesidade
- Osteoporose
- Excesso de Pelos;
- Doenças da Hipófise;
- Doenças da Glândula Suprarrenal;
- Reposição Hormonal da Menopausa.
Portanto, a endocrinologia é um campo de atuação abrangente que oferece muitas oportunidades para uma especialização mais específica.
Acompanhe, a seguir, os principais motivos para escolher esta especialidade!
Por que escolher a especialização de endocrinologia?
A escolha por uma especialização específica dentro da medicina envolve uma série de fatores, como a afinidade pelo tema, a vontade de ajudar um grupo específico de pacientes, o retorno financeiro, etc.
Ou seja, existem razões subjetivas que são baseadas nos afetos do profissional, assim como há razões mais pragmáticas. Esses dois tipos de motivo são importantes para que a sua escolha garanta a sua realização enquanto profissional da saúde, mas também como pessoa.
Como o primeiro grupo de razões envolve questões pessoais, vamos apresentar apenas as razões pragmáticas para te ajudar nesta escolha.
Menos concorrência
De acordo com a Demografia Médica no Brasil 2020, estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), as duas especialidades com maior número de profissionais são a Clínica Médica e a Pediatria.
Os Clínicos Médicos e os Pediatras compõem, respectivamente, 11,3% e 10,1% dos profissionais, conforme a distribuição de títulos no Brasil.
Os endocrinologistas, por outro lado, são apenas 1,4% dos especialistas. Dessa forma, se você já possui a titulação em Clínica Médica ou em Pediatria, bastaria dois anos de estudo para entrar em um mercado significativamente menos concorrido.
Remuneração vs. carga horária
Ao analisar a tabela de cargos e salários 2022 do portal salario.com, que utiliza informações da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, podemos chegar a algumas conclusões sobre este fator. Confira a tabela abaixo:
Cargo | Carga horária semanal | Média salarial | Teto salarial | Salário hora |
Clínico Geral | 24 | 7.680,34 | 11.606,76 | 62,77 |
Pediatra | 22 | 7.190,82 | 10.866,99 | 64,79 |
Endocrinologista | 17 | 6.223,85 | 9.405,66 | 72,23 |
Embora a média e o teto salarial sejam maiores para clínicos gerais e pediatras, o valor da hora do endocrinologista é maior. Isto possibilita que a sua carga horária semanal seja menor, o que pode tornar a escolha mais atrativa apesar dos rendimentos serem um pouco mais baixos do que as outras duas especialidades.
Qual é a diferença entre médico endocrinologista e nutrólogo?
A diferença é que o médico endocrinologista realiza tratamentos que incluem a reposição hormonal e a administração de medicamentos. Já o nutrólogo aborda as mesmas doenças que o endocrinologista, porém considerando sobretudo os hábitos do paciente.
Desse modo, no lugar de empregar apenas tratamentos medicamentosos, o nutrólogo utiliza a reeducação alimentar para corrigir as disfunções causadas por uma dieta inadequada.
Portanto, o trabalho do nutrólogo se estende ao longo do tempo com um tratamento baseado em bons hábitos alimentares.
Assim, os profissionais podem atuar de modo complementar. Enquanto, o endocrinologista corrige os desequilíbrios a curto prazo, o nutrólogo oferece uma solução permanente acompanhando e instruindo o paciente sobre uma dieta balanceada para toda a sua vida.
Qual a importância do acompanhamento com o médico endocrinologista?
A importância do acompanhamento com o médico endocrinologista é garantir o equilíbrio hormonal do paciente, uma vez que ele é fundamental para o funcionamento correto do organismo.
Os problemas relacionados a este tipo de equilíbrio representam impactos significativos para a qualidade de vida dos pacientes.
Em geral, os sintomas das doenças que o endocrinologista trata não se restringem ao nível físico, mas também no mental e emocional.
Por exemplo, existem disfunções hormonais que causam eventos, como alteração de humor, ansiedade, sonolência, insônia, etc.
Por isso, é comum que o psiquiatra encaminhe seus pacientes a um endocrinologista para verificar se não há uma sobreposição de sintomas de doenças endocrinológicas com as de doenças psiquiátricas.
Quando o médico endocrinologista deve ser consultado?
O especialista em endocrinologia deve ser consultado quando o paciente apresentar problemas, como:
- Ganho ou perda de peso em um espaço curto de tempo;
- Diagnóstico positivo para diabetes;
- Distúrbios do sono;
- Alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos;
- Disfunções sexuais, como baixa libido;
- Problemas de crescimento.
Sintomas como este podem significar que o paciente está com algum desequilíbrio hormonal. Por isso, ele precisa consultar um endocrinologista que irá investigar a origem do problema por meio de exames laboratoriais e clínicos.
Dessa forma, é possível descobrir se as glândulas que produzem os hormônios que controlam cada uma das funções do organismo estão funcionando de forma adequada.
Quando identificado o problema, o profissional elabora um plano terapêutico que terá a função de restabelecer o equilíbrio hormonal e assim eliminar os sintomas do paciente.
Quais são as doenças tratadas pelo médico endocrinologista?
A seguir, vamos relembrar quais as doenças que o médico endocrinologista trata. Confira:
Diabetes mellitus
O diabetes mellitus é uma doença com alta prevalência no Brasil, com cerca de 16,8 milhões de pessoas que sofrem desse problema. O país está em quinto lugar no mundo em incidência.
Trata-se de uma doença crônica que necessita de um acompanhamento constante de um endocrinologista para evitar complicações e garantir a qualidade de vida do paciente.
Obesidade
Outra doença que precisa da atenção deste especialista é a obesidade, pois muitas vezes a causa do aumento de peso está relacionada a problemas no metabolismo.
Neste sentido, o endocrinologista pode ajudar oferecendo um tratamento que ajuda o organismo a absorver os nutrientes da forma correta.
Problemas de crescimento
Existe uma expectativa de crescimento de acordo com a idade da criança e do adolescente. Quando ela não acontece, seja pelo crescimento abaixo do esperado, seja pela rapidez do crescimento, é necessário a intervenção de um endocrinologista pediátrico.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva da densidade dos ossos do paciente.
Ela é tratada pelo endocrinologista, pois suas principais causas são deficiências hormonais. No caso das mulheres, devido a diminuição do estrogênio que ocorre após a menopausa. Já para os homens, o hormônio que falta é o androgênio.
Problemas na tireoide
A tireoide é uma glândula que produz hormônios para a regulação do organismo como um todo.
Como a percepção dos sintomas ligados aos distúrbios da tireoide são difíceis de perceber, o endocrinologista atua de forma preventiva, com consultas de rotina a fim de evitar atrasos no diagnóstico deste problema.
Como abrir o seu consultório de endocrinologia
Neste texto, relembramos o que o endocrinologista faz, quais doenças trata e apresentamos duas razões para pensar em fazer uma transição de carreira para esta especialidade.
Independentemente de sua decisão, alguns processos continuarão sendo parte da sua rotina médica. Um deles é a anamnese. Para otimizar as suas consultas médicas, criamos um pacote de anamneses digitais com campos editáveis que vão facilitar o seu dia a dia no consultório. Clique aqui para baixá-lo!
Transforme sua Saúde!
Preencha agora nosso formulário e ganhe anamneses prontas gratuitamente!
Perguntas frequentes:
O que faz o médico endocrinologista?
Ele se ocupa em tratar e prevenir problemas relacionados ao sistema endócrino que é composto por um conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios.
Quando o médico endocrinologista deve ser consultado?
Quando o paciente apresentar problemas, como ganho ou perda de peso em um espaço curto de tempo; diagnóstico positivo para diabetes; distúrbios do sono; alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos; disfunções sexuais, como baixa libido; problemas de crescimento.
Por que escolher a endocrinologia como especialidade médica?
Por que a concorrência é menor nesta especialidade em relação a Clínica Médica e a Pediatria e a carga horária semanal também é menor para endocrinologistas.