10 Novembro 2022

O futuro da medicina será a medicina personalizada?

A medicina é uma ciência que trabalha com evidências coletadas por meio de estudos científicos. Ela nos permite entender o funcionamento de nosso corpo e as melhores formas de preservá-lo. A saúde é um dos principais aspectos que regem a ciência médica. Ela vai auxiliar em como prever doenças e no conhecimento sobre o corpo humano.

É por meio de estudos científicos que novas abordagens clínicas são criadas. Através deles, novos métodos podem ser executados, com a melhora nos diagnósticos e nos tratamentos de inúmeros problemas e doenças que nos acometem. A importância do conhecimento científico é necessária para a ampliação do campo médico.

A medicina personalizada é um desses avanços. Ela pode trazer importantes mudanças de paradigmas na área e auxiliar médicos e cientistas a elaborarem novas formas de tratamento para velhas doenças.

Confira neste texto um pouco sobre o que é medicina personalizada e como ela pode revolucionar o diagnóstico médico.

O que é e como funciona a medicina personalizada?

A medicina personalizada trata do paciente por meio de sua análise genética. Isso quer dizer que o médico responsável analisa a genética de uma pessoa para identificar e prevenir doenças. Tudo conforme o que as particularidades de cada organismo apresentam.

Ela faz com que cada tratamento seja personalizado. Ou seja, que cada paciente receba o procedimento correto para sua enfermidade. Os índices biométricos ajudam o médico a identificar as causas de uma doença e seu método de cura mais adequado. Isso permite distinguir a alteração no organismo que causa a doença.

Isso é diferente de outras práticas, que procuram a doença no organismo do paciente. A medicina personalizada foca naquilo que o paciente tem de singular e único. Assim, ele pode elaborar as melhores formas para curar as alterações que causam enfermidades.

A medicina personalizada parte do sequenciamento do genoma para identificar essas alterações. Ela aponta para as possibilidades que aquele paciente tem de desenvolver certas doenças. Esse tipo de identificação é muito importante no tratamento do câncer, por exemplo. Se identificado cedo, as chances de cura são grandes.

A prevenção de doenças é o principal ganho com a medicina personalizada. Não somente com o câncer, mas também com doenças hereditárias, como o Parkinson e Alzheimer, podem ser identificadas com a análise genética do paciente. Problemas cardíacos e de diabetes também são passíveis de serem conhecidos por esse exame.

Se no passado, essas doenças eram encaradas de uma forma, o futuro apresenta uma possibilidade enorme de resolver ou amenizar suas causas e consequências. Pode parecer um filme de ficção científica, mas é a nova realidade da medicina. A tecnologia permite o avanço da área rumo ao futuro e a inovação.

Quais tratamentos os médicos podem oferecer?

Vimos que o tratamento personalizado pode revolucionar a forma com que a medicina pode tratar e diagnosticar certas doenças. Ela é uma das partes mais inovadores dentre as tecnologias disponíveis para auxílio médico. Porém, devemos entender quais são os procedimentos e os tratamentos que os médicos podem oferecer nessa área. Confira!

Os diagnósticos e tratamentos mais comuns são feitos conforme a reação do organismo do paciente. Esse é o protocolo médico mais corriqueiro para essas práticas. Isso significa que o médico somente irá identificar as causas após o início do tratamento. Ela é uma prática efetiva e utilizada há muito tempo.

O que a medicina personalizada oferece é uma maior compreensão sobre as causas de doenças para cada tipo de paciente. Não apenas isso, mas também como uma medida de prevenção de doenças que podem vir a acometê-lo. O auxílio da tecnologia pode ser um diferencial para ter um diagnóstico preciso.

A análise genética permite ver como o organismo se adapta a diferentes tratamentos. Seja como ele se relaciona a certas medicações, ou os efeitos colaterais que pode desenvolver. Tudo isso é possível de ser entendido através da prática da medicina personalizada. Pois, ela leva em consideração as particularidades do organismo do paciente.

Essa análise genética recebe o nome de farmacogenética. Esse método pode ser aplicado a inúmeros medicamentos e tratamentos. Ela já é realizada em diversos tipos de remédios, e inclusive sendo recomendado esse tipo de tratamento já em suas bulas.

A farmacogenética auxilia o médico na melhor escolha. Desde o início do tratamento, ele pode administrar o protocolo mais correto para sua execução. Isso garante que o paciente ganhe tempo de tratamento e possibilita que sua recuperação e cura possam ocorrer. Por isso que a medicina personalizada é vista como o futuro da medicina.

A medicina personalizada no Brasil

A medicina personalizada é uma abordagem que ganha corpo em várias partes do mundo. Apesar dos altos custos relacionados à sua aplicação, ela já ganha adeptos no tratamento e identificação de doenças. O futuro na prevenção de doenças também está no Brasil. Vimos em nosso país um grande potencial para sua aplicação.

A análise genética já vem sendo incorporada em estudos médicos e científicos sobre as mais diversas doenças no país. Cada dia mais, ela vêm ganhando terreno como importante instrumento da medicina. Clínicas privadas já dispõem desse tipo de prática em seu hall de atividades.

Segundo relatório da The Economist Intelligent Unit de 2020, o Brasil é uma das potências mundiais no uso da medicina personalizada. O país avançava em importantes áreas para sua consolidação como política pública que visava esse tratamento. Ainda que existam lacunas a serem preenchidas, é um grande avanço para a área.

O potencial da medicina personalizada no Brasil é imenso e ganha cada dia mais adeptos. Ainda que existam entraves, como o alto preço dos exames e as constantes discussões científicas sobre sua aplicação, o Brasil já aparece na vanguarda da inovação médica.

O que podemos esperar para o futuro?

Um dos principais desafios para a medicina personalizada no futuro é sua democratização. É importante garantir o acesso da população a essa ferramenta de diagnóstico e tratamento médico. Isso corresponde a encontrar soluções para diminuir seus custos e expandir a práticas para diversos espaços do Brasil e do mundo.

Esse tipo de tratamento personalizado já existe em clínicas médicas privadas. Além disso, a análise genética para diferentes tipos de doenças foi incluída na lista de exames cobertos por planos de saúde. Ainda que existam barreiras, a medicina personalizada é um dos procedimentos que estarão no futuro da área. O futuro também é uma preocupação da Feegow. Não queremos deixá-lo de fora das principais inovações na área clínica. Por isso, temos um software de gestão para descomplicar e agilizar seu dia-a-dia. Vamos fazer juntos da medicina a área do futuro.

O que é medicina personalizada?

Como é feito o exame de medicina personalizada?

O exame da medicina personalizada é feito com biomarcadores, sendo em sua maioria marcadores moleculares. Esse exame possui o objetivo de detectar traços genéticos  a fim de prevenir e tratar de inúmeras doenças.

Qual a diferença entre terapia gênica e medicina personalizada?

Terapia gênica é o tratamento baseado na introdução de genes sadios com uso de técnicas de DNA recombinante, já a medicina personalizada é a abordagem médica baseada em informações individualizadas em relação a dados clínicos e genéticos.