A medicina interna, também conhecida como Medicina Clínica no Brasil, é uma das especialidades mais importantes no sistema de saúde.
Isso porque o médico internista é o primeiro contato do paciente na cadeia de atendimentos e tem a função de coordenar os cuidados em todos os níveis de atenção.
Além disso, a medicina interna resolve a maioria dos problemas de saúde, pois abrange conhecimentos de todas as outras especialidades.
Quer saber mais sobre as funções da medicina interna? Então continue a leitura para descobrir!
Trata-se da especialidade da Medicina que se ocupa da prevenção e diagnóstico de doenças próprias do adulto.
A medicina interna compreende conhecimentos de todas as outras especialidades médicas para oferecer uma atenção integral ao paciente, exceto as intervenções cirúrgicas.
Por isso, o especialista em medicina interna costuma ser o primeiro contato do paciente no sistema de saúde.
O termo “Medicina Interna” surgiu na Alemanha em 1882, quando se realizou o primeiro congresso sobre o tema na cidade de Wiesbaden. A disciplina divulgada neste congresso combinava a ciência laboratorial com os cuidados ao paciente.
O conceito se espalhou pelo mundo no início do século XX, depois que médicos americanos foram estudar na Alemanha.
Ao retornarem aos Estados Unidos, esses profissionais estabeleceram o termo “internal medicine” como tradução da palavra alemã “Innere Medizin”.
No Brasil, o termo é utilizado como sinônimo de Clínica Médica e os especialistas dessa área são conhecidos como clínicos gerais.
A medicina interna é uma das especialidades mais importantes da Atenção Primária que é a porta de entrada ao sistema de saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), por volta de 70% dos pacientes que buscam o atendimento recebem diagnóstico e tratamento já na Medicina Interna.
No entanto, caso o médico internista não for capaz de resolver algum problema, ele é o profissional mais indicado para fazer o encaminhamento do paciente a um especialista.
Outra característica importante é o seu foco no paciente e não apenas nas enfermidades.
Isto significa que o clínico geral acompanha os pacientes ao longo do tempo, estabelecendo um vínculo que possibilita que ele conheça os fatores que influenciam a saúde do indivíduo.
Logo, é utilizada também para a promoção da saúde por meio de orientações do médico, assim como na prevenção de doenças.
Confira a seguir as principais funções da medicina interna:
Muitas vezes os profissionais da Medicina Interna assessoram outros especialistas nos tratamentos, pois são eles quem melhor conhecem o histórico clínico do paciente.
Como o médico internista acompanha o paciente durante vários anos, ele conhece outros fatores que causam impacto na saúde do indivíduo.
Isso facilita bastante no momento de descartar ou não alguma doença do diagnóstico. Como resultado, a solicitação de exames se torna mais precisa, pois o médico possui mais informações para saber quando eles são realmente necessários.
O melhor momento para o paciente buscar a medicina interna é antes mesmo de surgir algum sintoma. Assim o médico pode avaliar sua saúde e descobrir algum agravo precocemente.
Caso não exista nenhum problema, o médico orienta sobre as medidas de prevenção e promoção da saúde.
Contudo, sempre que surgir um sintoma diferente, o paciente deve procurar a medicina interna. Isso porque, em muitos casos, o profissional conseguirá resolver o seu problema.
Caso a doença precise da atenção de um especialista, o clínico geral é o profissional mais qualificado para fazer o encaminhamento.
A medicina interna é a especialidade em que os profissionais mais atuam em ambulatórios. O que faz com que tenhamos a noção de que apenas os casos de baixa complexidade podem ser resolvidos pelo médico internista.
No entanto, este profissional atende a todos os níveis de complexidade. Desde pacientes com um simples resfriado, até aqueles com múltiplos agravos.
Durante suas atividades, o médico internista precisa solicitar diversos exames complementares para confirmar seus diagnósticos.
O problema é que muitas vezes existem grandes filas nos estabelecimentos que oferecem esses exames. O que atrasa os resultados e consequentemente o início do tratamento.
Se o médico trabalha em um consultório, existe a possibilidade de manter uma equipe na empresa, porém esta opção representa um gasto muito grande de espaço, equipamentos e folha de pagamento dos especialistas.
Por isso, a opção mais vantajosa é utilizar um serviço de laudos online. Confira a seguir as principais vantagens:
Como a solicitação dos laudos acontecem em uma plataforma de telemedicina, existem muitos profissionais espalhados por todo o país prontos para emitir os laudos.
Dessa forma, o tempo de emissão dos laudos é muito menor. Tanto pela disponibilidade de especialistas,quanto pelo fato dos laudos serem enviados pela internet.
O uso dos laudos online também implica em uma redução de custos, pois a clínica paga por exame.
Diferente de quem possui uma equipe que gera custos fixos, mesmo quando há pouca demanda por exames.
Outra vantagem é a maior quantidade de exames que o médico pode solicitar. Isso porque a oferta de especialistas em uma plataforma de Telemedicina é maior do que in loco.
Muitas cidades sofrem com a falta de especialistas disponíveis para laudar alguns tipos de exame.
Com o laudo online esse problema não existe, pois o serviço supera as barreiras geográficas. Assim, mesmo que não haja um especialista específico em sua cidade para emitir um laudo, você pode solicitar os serviços de um profissional de outra região.
O Feegow Clinic é o software ideal para facilitar a rotina dos médicos internistas. Ainda mais daqueles que possuem consultório próprio.
Isso porque a plataforma oferece recursos para o atendimento dos pacientes e para a gestão da empresa. Confira a seguir os principais recursos que ajudam na medicina interna:
O Feegow Clinic permite a integração com sistemas PACS para armazenamento e compartilhamento de imagens médicas.
Este recurso é fundamental para as solicitações de laudos online, pois permite o acesso remoto dos exames do paciente.
Os médicos internistas acompanham os pacientes por muitos anos. O que gera uma grande quantidade de dados.
Com o prontuário eletrônico do Feegow Clinic, você garante que todas essas informações fiquem armazenadas de forma segura.
Além disso, o histórico clínico é no formato de linha de tempo, facilitando a visualização e a evolução do paciente.
Um recurso muito útil para a medicina interna é a Telemedicina, pois com ela o médico pode monitorar os pacientes crônicos com mais efetividade.
Sabemos que o abandono do tratamento por pacientes crônicos é um problema bastante comum. O engajamento desses pacientes costuma baixar por conta da necessidade constante de visitas ao médico.
Acontece que muitas vezes a presença do paciente não é necessária, quando ele precisa de uma nova receita, por exemplo.
Com a Telemedicina Feegow, você pode fazer as prescrições online e oferecer consultas à distância, aumentando assim a comodidade dos pacientes e também o seu engajamento.
Estes são apenas alguns dos mais de 200 recursos que o software oferece para a sua clínica. Ficou curioso? Então clique aqui para descobrir como o Feegow Clinic descomplica a sua rotina médica!
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
É a especialidade da Medicina que se ocupa da prevenção e diagnóstico de doenças próprias do adulto.
Diagnóstico e tratamento de doenças, gestão de exames complementares e de rotina, tratamento e monitoramento de pacientes crônicos, orientação dos pacientes, avaliação pré-operatória e coordenação da assistência.
O Feegow Clinic oferece recursos como o prontuário eletrônico para armazenar as informações dos pacientes de forma segura e organizada, além do recursos de Telemedicina para facilitar a gestão de pacientes crônicos.