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Saiba a importância do marketing para o mercado healthcare

Escrito por feegowclinic | 27 Abril 2021

Construir uma relação mais próxima e duradoura com os pacientes e conquistar a sua confiança são os grandes objetivos do marketing para healthcare. As estratégias voltadas para clínicas e consultórios têm o potencial de alcançar um público maior e expandir o seu negócio. Ao mesmo tempo, a ideia é levar informação e educar as pessoas sobre a importância dos cuidados básicos em saúde. 

Existem restrições impostas pelo Código de Ética Médica com relação ao marketing no setor. Porém, ainda existem muitas abordagens possíveis para serem exploradas na sua comunicação. A humanização destas práticas, inclusive, pode trazer diversos benefícios para sua imagem no mercado. Acompanhe nosso post!

Qual é a importância do marketing para healthcare? 

Com o uso do inbound marketing para healthcare, é possível formar autoridade para a sua marca e seus profissionais. Para isso, você deve oferecer conteúdos personalizados e informativos sobre doenças, profilaxias e soluções relevantes para o público em geral. 

A jornada do cliente começa na etapa de aprendizado, seja através de materiais em texto, vídeo ou outros formatos. A partir daí, você o conduz até o agendamento da consulta. 

Uma pesquisa da Solomon McCown apontou que 66% das pessoas buscam informações sobre doenças e sintomas online, enquanto 41% tomam as decisões influenciadas pelas mídias sociais. 

Outra vantagem do marketing para healthcare é a redução dos custos na captação de clientes. O investimento em veículos offline, como revistas ou TV, por exemplo, pode ser reduzido para focar em estratégias mais alinhadas com os interesses do seu público.

Como funciona a jornada do consumidor de healthcare? 

A jornada do consumidor de healthcare é muito semelhante a de outros clientes. Uma das diferenças, porém, está no conteúdo que pode ou não ser divulgado, como veremos mais adiante. 

Além disso, os serviços de saúde têm as suas particularidades com relação ao tipo de serviço prestado, devido à necessidade de seguir o Código de Ética Médica. Estes nichos lidam diretamente com o bem-estar das pessoas, e por isso as consequências de um mau atendimento podem ser problemáticas. 

A seguir, conheça etapa por etapa a jornada em healthcare:

Etapa 1: Atração 

Seus pacientes podem procurar indicações no guia médico dos planos de saúde, com conhecidos ou no Google. É nesta etapa que sua clínica precisa de uma presença digital forte, a fim de alcançar um público proativo e bem informado. 

De acordo com outro estudo, chamado Inside Look at Boomer Healthcare Consumers, cerca de 90% das pessoas que buscam informações sobre saúde pesquisam via internet. Isso significa que ter um site com conteúdo relevante, estar presente nas redes sociais e ter uma página no Google Meu Negócio, por exemplo, podem facilitar este processo de atração. 

Por esses e outros motivos, é necessário desenvolver uma estratégia de marketing digital bem alinhada, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Etapa 2: Conversão

A partir do momento em que o usuário toma conhecimento da sua clínica ou consultório, ele pode se transformar em um lead. Ou seja, a pessoa que segue sua empresa nas redes sociais e se interessa pelo seu conteúdo e/ou serviço. 

Aqui, a ideia é que o usuário se interesse cada vez mais pelo atendimento e pelos serviços prestados pela sua empresa.

Para atingir esse objetivo, os conteúdos das suas redes sociais e do blog precisam ser engajadores. E-books informativos e infográficos ou newsletters podem fazer parte desta estratégia, a fim de direcionar conteúdos que sejam do interesse do seu potencial cliente. 

Etapa 3: Agendamento

Chegando aqui, o lead se torna uma oportunidade real para a sua clínica, manifestando interesse no agendamento - mesmo que ainda não esteja totalmente pronto. Com isso, ele deve continuar acompanhando seus conteúdos até chegar à próxima etapa. 

Para acelerar esse processo, é importante disponibilizar o agendamento multicanal, que facilita a tomada de decisão. Alguns exemplos disso são as mensagens instantâneas via WhatsApp e os acessos via login no site da clínica.  

Etapa 4: Encantamento

O funil de vendas do marketing de healthcare não se encerra quando o paciente sai do consultório. O objetivo é continuar acompanhando a saúde desta pessoa e incentivá-la a agendar consultas de retorno, ou mesmo novos procedimentos. Lembre-se que isto é bom para o médico, que vê progresso em seu trabalho, e também para o paciente, que cuida do bem-estar e previne doenças. 

Assim, o relacionamento pós-consulta pode ser iniciado, por exemplo, com uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento. O paciente se sente importante, podendo até sugerir melhorias. Este tipo de contato pode ser automatizado com software de gestão clínica.

Etapa 5: Retorno ao início

Reiniciar o ciclo e marcar uma nova consulta é algo importante para a clínica, além de ser uma forma de medir o desempenho dos profissionais. É também por este motivo que o inbound marketing e a nutrição dos leads conquistados não podem parar.

 

Possibilidades e restrições para o marketing de healthcare 

O marketing médico, principalmente com as redes sociais, se tornou uma preocupação do CFM. Por isso, o órgão determinou algumas diretrizes para divulgação dos serviços de clínicas e consultórios. 

A intenção é garantir um marketing ético que preze pela saúde e segurança de pacientes e não seja prejudicial ou enganoso. Nesse sentido, as regras não proíbem a divulgação da clínica, apenas restringem abordagens para o mercado de healthcare.

Possibilidades com ressalvas

  • Uso de redes sociais: é permitido o compartilhamento de informações relevantes, além de explicações sobre patologias e dicas de cuidados;
  • Comunicação sobre equipamentos e procedimentos: a clínica ou consultório pode fazer publicações para explicar procedimentos. Porém, não podem ser feitas comparações com outros equipamentos do mercado, por exemplo;
  • Publicação em blogs: os posts podem ser usados para divulgar o conhecimento científico da área médica, mas não com intuito de propaganda; 
  • Menção a títulos e associações médicas: as especialidades divulgadas nas postagens devem se restringir a até duas. 

Ações vetadas

  • Comparação entre tratamentos: dizer que uma opção da sua clínica é melhor do que a de um concorrente pode ser propagandístico ou até mesmo enganoso;
  • Divulgação de preços: anúncios que contém preços ou métodos de pagamento para tratamentos e procedimentos são proibidos;
  • Publicação de fotos de pacientes: permitido apenas em publicações científicas, com a autorização dos pacientes; 
  • Oferecimento de promoções: descontos ou promoções em serviços também não podem ser divulgados;
  • Antes e depois de procedimentos: também são proibidos, pois possuem caráter de propaganda e seus resultados nem sempre podem ser garantidos.

5 dicas para usar o marketing a favor da sua clínica

O marketing para healthcare possui certas particularidades que talvez você desconheça. Para saber por onde começar sua estratégia e obter sucesso, trouxemos 5 (cinco) dicas fundamentais em resumo: 

  1. Crie conteúdos informativos sobre as especialidades médicas da sua clínica, como dicas de cuidados e informações sobre doenças;
  2. Utilize uma linguagem humanizada e empática para ajudar os potenciais clientes a resolverem problemas;
  3. Disponibilize canais de comunicação para que os pacientes possam tirar dúvidas e marcar consultas, como WhatsApp, redes sociais e chat;
  4. Mostre que a empresa se importa com o bem-estar dos seus pacientes, criando pesquisas de satisfação para saber a opinião sobre seus serviços;
  5. Mantenha um relacionamento próximo com seus pacientes, enviando informações relevantes por e-mail ou outros canais.

Vantagens das ações de marketing para clínicas médicas 

Construir uma estratégia que leve à criação de conteúdos informativos e engajadores pode trazer grandes resultados para a sua empresa. 

marketing voltado para healthcare deve ser sensível, humanizado e educativo. Afinal, quando buscam sobre alguma patologia, as pessoas podem estar fragilizadas ou mesmo preocupadas. Conheça algumas vantagens da aplicação dessa estratégia na sequência.

Reconhecimento do conteúdo de valor

Implementar estratégias sólidas e voltadas para as dores do seu público ajuda a fidelizar a audiência. A conquista de novos seguidores está ligada à geração de conteúdo de valor e conexão com o seu público. 

Por isso, divulgar informações relevantes e promover ações de cuidado em saúde pode levar seu negócio mais longe. Além disso, se você possui um blog, é lá que seu conteúdo deve mostrar autoridade no assunto. Com estes recursos, sua clínica se torna conhecida e gera experiências positivas para os usuários. 

Alcance de um público maior

O alcance do marketing digital no setor de healthcare é enorme! Apesar de as indicações boca a boca ainda terem grande impacto, a abrangência no digital é ainda maior. Se o seu consultório permite consultas online, as oportunidades são maximizadas. 

Uma pessoa da sua região que não conhece sua clínica pode encontrá-la no Google ao pesquisar por uma especialidade médica, por exemplo. Mesmo sem conhecer alguém que já tenha consultado com a sua equipe, o usuário vê e tem acesso às avaliações e recomendações de outras pessoas. 

Conquista de mais agendamentos

Como comentamos, a jornada do paciente começa pela atração, conhecendo os serviços prestados pela sua clínica. O início do relacionamento com o lead acontece na etapa de conversão, e você deve guiá-lo pelo funil de vendas até que se torne seu paciente

Este movimento é necessário até que ele esteja preparado na hora de marcar a consulta, independente do formato de conteúdo usado. 

Alimentar o lead com materiais interessantes do blog ou comunicações personalizadas via e-mail ou WhatsApp pode ser uma alternativa interessante. 

É importante lembrar que healthcare é um tema em alta. As pessoas têm o costume de buscar por especialidades médicas para marcar consultas, ou mesmo encontrar informações sobre algum sintoma físico. E é nesta hora que você pode se destacar!

Para te ajudar a impulsionar sua agenda com poderosas ferramentas de comunicação, preparamos um webinar sobre o assunto.
Assista e saiba mais sobre como transformar seus seguidores em pacientes reais!

Perguntas frequentes:

Qual é a importância do marketing para healthcare?

Com marketing para healthcare, é possível gerar autoridade para sua clínica e para seus profissionais, além de reduzir custos com a captação de clientes.

Como funciona a jornada do consumidor de healthcare?

A jornada do consumidor de healthcare é muito semelhante ao funil de vendas, sendo composta pelas etapas de atração, conversão, agendamento, encantamento e retorno ao início.

O que pode (ou não) fazer no marketing médico?

As regras do CFM não proíbem a divulgação da clínica, apenas restringem determinadas abordagens para o mercado de healthcare.