A melhor forma de tornar seus pacientes promotores da clínica é por meio do marketing de experiência. Proporcionar uma experiência positiva às pessoas que buscam sua clínica é uma estratégia fundamental para divulgação da marca.
Isso ocorre porque o paciente satisfeito com o atendimento tende a fazer boas recomendações para familiares, amigos e conhecidos. Essa é a melhor prova social e divulgação que seu consultório ou clínica pode ter.
Neste artigo, explicaremos melhor sobre como implementar o marketing de experiência e quais seus benefícios. Mostraremos também ações eficientes que impactam positivamente a experiência do paciente.
Acompanhe os próximos tópicos!
O que é marketing de experiência?
O marketing de experiência é também conhecido como marketing experiencial. Na prática, o objetivo dessa estratégia é promover experiências positivas no relacionamento entre os pacientes, a marca da clínica, consultório, instituição de saúde ou profissional da medicina.
Entre os maiores ganhos vindos com o marketing de experiência está a possibilidade de estimular a interação e o engajamento do público-alvo. Para isso, essa estratégia tem como base a geração de emoções positivas.
E quais são os tipos de marketing experiencial? Confira alguns abaixo:
Segundo o relatório CX Trends, publicado pela Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas.
Outra pesquisa divulgada pela Opinionbox revela que 65% das pessoas já desistiram de se relacionar com uma marca após uma experiência ruim. Além disso, 52% revelaram que, se algum conhecido ou amigo tem uma experiência negativa com uma empresa, eles deixam de se relacionar com ela.
Esses números mostram a importância de oferecer a melhor experiência possível para os clientes ou pacientes.
Na prática, quais são os benefícios visíveis obtidos pela empresa com o marketing de experiência? Entre os principais, elencamos:
Em vista da sua eficiência, é normal que as marcas queiram implementar o marketing de experiência o mais rápido possível. No entanto, para ter sucesso, é importante seguir algumas práticas. A seguir, apontamos algumas delas:
O estudo Panorama das Clínicas e Hospitais, publicado pela Doctoralia e TuoTempo, revela que a humanização (colocar o paciente na frente da estratégia) é uma forte tendência no setor da saúde. Além disso, 59% dos profissionais entrevistados disseram que é uma prioridade nos seus investimentos.
Uma das maneiras de promover o atendimento humanizado é ouvindo o paciente. Isso significa tentar entender suas dúvidas, dores, desejos e necessidades. Dessa forma, é possível personalizar o atendimento e entregar a melhor solução.
Não importa o canal de interação, a clínica ou profissional de saúde precisa ser claro, eficaz e empático na comunicação.
Para atingir esse objetivo, seria interessante, por exemplo, criar uma seção de perguntas frequentes no site. Assim, é possível pedir a opinião dos pacientes em relação ao atendimento e dar informações diretas sobre as principais dúvidas.
Algo que eleva a satisfação dos pacientes e o sentimento de que são valorizados é a oferta de serviços ou benefícios personalizados. Vejamos um exemplo:
É muito importante que os pacientes tenham a oportunidade de expressar o que acharam do atendimento. Essa coleta de feedback pode ser feita por meio de pesquisas de opinião enviadas por e-mail, em um aplicativo de mensagem instantânea ou ao final de uma ligação.
Como o paciente gosta de ser atendido? Quais são as suas necessidades? E o seu histórico, revela o quê?
Esses questionamentos auxiliam na personalização da experiência. Assim, o paciente não se sente mais um na fila de atendimento, mas alguém conhecido e prezado pela clínica.
Após uma consulta, é essencial que a clínica ou profissional da medicina acompanhe o tratamento do paciente. Uma simples mensagem perguntando como o paciente está ou lembrando a data de um exame, revela o quanto a marca se preocupa com o bem-estar dele.
Hoje, existem tecnologias que ajudam a melhorar a experiência dos clientes, como o software CRM (Customer Relationship Management). Há também as estratégias de marketing digital que auxiliam na divulgação da marca. Uma dessas estratégias são publicações postadas em mídias digitais com o propósito de engajar o usuário.
Como visto, o marketing de experiência é um verdadeiro aliado dos negócios e profissionais da área da saúde. Seguindo as dicas dadas neste artigo, temos certeza de que as marcas alcançarão patamares cada vez mais elevados na experiência com os pacientes.
Gostou de conhecer as estratégias do marketing de experiência? Quer aprofundar os seus conhecimentos? Então, aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book sobre Redes Sociais para médicos.
E-book Redes sociais para médicos
A melhor forma de tornar seus pacientes promotores da clínica é por meio do marketing de experiência. Proporcionar uma experiência positiva às pessoas que buscam sua clínica é uma estratégia fundamental para divulgação da marca.
Isso ocorre porque o paciente satisfeito com o atendimento tende a fazer boas recomendações para familiares, amigos e conhecidos. Essa é a melhor prova social e divulgação que seu consultório ou clínica pode ter.
Neste artigo, explicaremos melhor sobre como implementar o marketing de experiência e quais seus benefícios. Mostraremos também ações eficientes que impactam positivamente a experiência do paciente.
Acompanhe os próximos tópicos!
O marketing de experiência é também conhecido como marketing experiencial. Na prática, o objetivo dessa estratégia é promover experiências positivas no relacionamento entre os pacientes, a marca da clínica, consultório, instituição de saúde ou profissional da medicina.
Entre os maiores ganhos vindos com o marketing de experiência está a possibilidade de estimular a interação e o engajamento do público-alvo. Para isso, essa estratégia tem como base a geração de emoções positivas.
E quais são os tipos de marketing experiencial? Confira alguns abaixo:
Segundo o relatório CX Trends, publicado pela Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas.
Outra pesquisa divulgada pela Opinionbox revela que 65% das pessoas já desistiram de se relacionar com uma marca após uma experiência ruim. Além disso, 52% revelaram que, se algum conhecido ou amigo tem uma experiência negativa com uma empresa, eles deixam de se relacionar com ela.
Esses números mostram a importância de oferecer a melhor experiência possível para os clientes ou pacientes.
Na prática, quais são os benefícios visíveis obtidos pela empresa com o marketing de experiência? Entre os principais, elencamos:
Em vista da sua eficiência, é normal que as marcas queiram implementar o marketing de experiência o mais rápido possível. No entanto, para ter sucesso, é importante seguir algumas práticas. A seguir, apontamos algumas delas:
O estudo Panorama das Clínicas e Hospitais, publicado pela Doctoralia e TuoTempo, revela que a humanização (colocar o paciente na frente da estratégia) é uma forte tendência no setor da saúde. Além disso, 59% dos profissionais entrevistados disseram que é uma prioridade nos seus investimentos.
Uma das maneiras de promover o atendimento humanizado é ouvindo o paciente. Isso significa tentar entender suas dúvidas, dores, desejos e necessidades. Dessa forma, é possível personalizar o atendimento e entregar a melhor solução.
Não importa o canal de interação, a clínica ou profissional de saúde precisa ser claro, eficaz e empático na comunicação.
Para atingir esse objetivo, seria interessante, por exemplo, criar uma seção de perguntas frequentes no site. Assim, é possível pedir a opinião dos pacientes em relação ao atendimento e dar informações diretas sobre as principais dúvidas.
Algo que eleva a satisfação dos pacientes e o sentimento de que são valorizados é a oferta de serviços ou benefícios personalizados. Vejamos um exemplo:
É muito importante que os pacientes tenham a oportunidade de expressar o que acharam do atendimento. Essa coleta de feedback pode ser feita por meio de pesquisas de opinião enviadas por e-mail, em um aplicativo de mensagem instantânea ou ao final de uma ligação.
Como o paciente gosta de ser atendido? Quais são as suas necessidades? E o seu histórico, revela o quê?
Esses questionamentos auxiliam na personalização da experiência. Assim, o paciente não se sente mais um na fila de atendimento, mas alguém conhecido e prezado pela clínica.
Após uma consulta, é essencial que a clínica ou profissional da medicina acompanhe o tratamento do paciente. Uma simples mensagem perguntando como o paciente está ou lembrando a data de um exame, revela o quanto a marca se preocupa com o bem-estar dele.
Hoje, existem tecnologias que ajudam a melhorar a experiência dos clientes, como o software CRM (Customer Relationship Management). Há também as estratégias de marketing digital que auxiliam na divulgação da marca. Uma dessas estratégias são publicações postadas em mídias digitais com o propósito de engajar o usuário.
Como visto, o marketing de experiência é um verdadeiro aliado dos negócios e profissionais da área da saúde. Seguindo as dicas dadas neste artigo, temos certeza de que as marcas alcançarão patamares cada vez mais elevados na experiência com os pacientes.
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A tecnologia desempenha um papel fundamental ao aprimorar a comunicação, personalizando a experiência e a satisfação dos pacientes com qualidade.
Por meio dos dados, a clínica ou profissional da saúde consegue entender os desejos, necessidades e dores do paciente. O resultado é a entrega de soluções adequadas que suprem as necessidades do paciente.
Falta de clareza na comunicação, não compreensão das preocupações e necessidades do paciente, a ausência de um histórico do relacionamento e o não uso de métricas para acompanhar a eficiência das práticas internas.