Prevenção é sempre a melhor maneira de resolver qualquer doença. E já que o terceiro mês do ano é dedicado às mulheres, o Março Lilás vem para conscientizar sobre o combate ao câncer de colo uterino.
Segundo o INCA, estima-se que 16.590 novos casos sejam diagnosticados em 2022 no Brasil. A importância de realizar essa campanha se dá pelo fato de que na grande maioria das vezes esse câncer pode ser evitado.
Esse câncer está relacionado à infecção sexualmente transmissível causada pelo HPV, o Papilomavírus Humano. O vírus ataca a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) e provoca verrugas anogenitais na região genital e ânus, além do câncer.
Esse tipo de câncer tem um desenvolvimento lento, e não possui sinais na sua fase inicial. Os sintomas aparecem apenas quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, com a aparição de:
Meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos devem tomar a vacina contra o HPV, disponibilizada nos postos de saúde. Esse método previne 70% dos casos e 90% das verrugas genitais.
Por se tratar de uma DST, outra forma de prevenção é a utilização de preservativos durante uma relação sexual.