A marcação de consultas online é um recurso fácil de implementar que gera comodidade e satisfação para profissionais e pacientes.
Quando dizemos que, hoje, podemos fazer tudo pela internet, não estamos exagerando! Cada vez mais, as pessoas realizam ações do dia a dia por dispositivos eletrônicos, como pedidos de delivery, operações bancárias, reunião de negócios, etc.
Na sua clínica, não precisa ser diferente! Caso você ainda não possua a modalidade de agendamento online, leia os motivos para utilizá-la e como ela funciona neste post.
Por que implementar a marcação de consultas online?
A marcação de consultas online apresenta muitas vantagens para sua clínica. Confira, a seguir, as razões para implementá-la:
Como este recurso não depende de um profissional, os clientes podem marcar consultas a qualquer momento do dia, de qualquer lugar com acesso à internet.
Muitas vezes, no ritmo acelerado de trabalho e tarefas domésticas, as pessoas tendem a procrastinar a marcação de consultas. Assim, quando finalmente sobra tempo, o horário de atendimento da clínica já encerrou.
Isso gera frustração ao paciente, que fica com uma necessidade pendente. Se tivesse a opção de marcar ele mesmo a consulta, este problema não existiria.
Com um sistema de marcação de consultas online, o paciente pode escolher a melhor hora do seu dia para realizar o agendamento, ainda que não haja ninguém na clínica.
Com a diminuição dos atendimentos via telefone, a recepção pode dedicar mais tempo e atenção aos pacientes que já estão na clínica.
Quantas vezes você já testemunhou um deles aguardando a recepcionista terminar uma marcação pelo telefone para ser atendido? Com a atenção não dividida entre tarefas, a recepção se torna mais eficiente.
Isso gera mais agilidade no atendimento e diminui o tempo de espera.
Por vezes, o paciente não consegue visualizar se os horários que a clínica disponibiliza são compatíveis com os dele. Além disso, pode haver ruído na comunicação, o que leva a equívocos.
Quando as pessoas falam ao telefone, geralmente têm pressa. Nesse sentido, o paciente pode agendar um horário ao qual não pode comparecer. Caso isso aconteça, ele precisa remarcar ou ainda faltar à consulta.
Ao fazer a marcação de consultas online, o paciente pode demorar o tempo que for para conferir a própria disponibilidade. Como consequência, a taxa de não comparecimento da clínica tende a diminuir.
Além das facilidades da marcação de consultas online, outra vantagem é a funcionalidade de lembretes automáticos.
Quando o cliente agenda uma consulta, ele recebe a confirmação por SMS, WhatsApp ou e-mail. Não é mais necessário que a recepcionista ligue para o paciente e reforce a hora do atendimento - o próprio software envia automaticamente os lembretes.
A marcação de consultas manual é muito mais propensa a falhas. Isso porque os fatores que causam esses deslizes são inúmeros.
A falta de atenção por conta da rotina agitada - telefone tocando, somado às demandas da clínica - pode impactar em agendamentos errados. Este tipo de transtorno não existe mais com a marcação de consultas online.
A exatidão do software é garantida pela integração dos dados, que mostra aos pacientes apenas os horários disponíveis. Sem contar que, como o próprio quem faz a marcação, não há risco de mal entendido.
Com uma agenda de papel, podem ocorrer rasuras de caligrafia. Se o paciente informar um horário, mas na mesma ligação perceber que se enganou, é preciso apagar aquela informação - o que deixa rabiscos ou marcas de corretivo no registro.
Além disso, quando a recepcionista está com pressa, nem sempre escreve rapidamente, mantendo uma letra legível.
Na marcação de consultas online, você não precisa se preocupar com essas coisas. Os dados fornecidos no software médico ficam armazenados com total segurança.
Com um recurso tão vantajoso como o agendamento online, é preciso divulgá-lo. Logo, vale a pena criar ações de marketing mostrando este como um diferencial da sua clínica.
Além do famoso boca a boca, a divulgação online é muito importante. Você pode usar as redes sociais para informar a novidade tanto a pacientes antigos, como a futuros clientes.
Com a popularização dos smartphones e o uso cotidiano das mídias, é essencial que sua clínica tenha uma presença online.
Ela já possui um perfil de Instagram ou Facebook? Se a resposta for não, considere criar pelo menos um, de acordo com o perfil dos seus pacientes. Você pode perguntar a eles quais dessas redes eles usam mais.
Se você não deseja contratar uma agência de marketing, sem problemas! Hoje, é fácil elaborar conteúdos atrativos para as redes sociais a partir de templates em plataformas gratuitas, como o Canva.
Outro fator importante é a sua autoridade no Google. A primeira coisa que uma pessoa faz ao procurar qualquer serviço é uma busca na ferramenta. Garanta que, ao fazer isso, ela encontre a sua empresa.
Você pode criar uma conta no Google Meu Negócio com o site da sua clínica, ressaltando a disponibilidade de agendamentos online. Esse perfil permite que as pessoas encontrem sua empresa, principalmente aquelas próximas a você.
A marcação de consultas online com Feegow Clinic fica disponível em uma seção do site da própria clínica. O paciente acessa a área do cliente, onde pode visualizar os horários disponíveis.
Então, escolhe o horário que deseja, efetua a marcação e o agendamento é armazenado. Assim, este horário fica reservado para o paciente.
Em seguida, ele recebe a confirmação da consulta via SMS, WhatsApp ou e-mail no seu celular. Quando a data da consulta estiver próxima, receberá também um lembrete pelos mesmos canais.
Caso o paciente resolva desmarcar a consulta, o sistema libera aquele horário para que outro possa ser atendido. Dessa forma, a marcação é gerenciada automaticamente.
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Para oferecer comodidade aos seus pacientes, evitar erros e diminuir o tempo gasto no telefone pela equipe da recepção. Assim, o atendimento pode ser focado nas pessoas.
A principal vantagem é a automatização da marcação de consultas, que elimina possíveis mal entendidos por não necessitar a mediação de um profissional.
Por meio de uma seção no site da própria clínica, ao qual o paciente tem acesso seguro para escolher o horário mais conveniente.