A liderança e a gestão de pessoas na Saúde são tão importantes quanto ter uma infraestrutura moderna e bem equipada. O papel desempenhado por cada membro da equipe é crucial para que os serviços médicos produzam uma boa experiência do paciente.
Afinal, clínicas, consultórios e hospitais são responsáveis por acolher pessoas nos momentos mais difíceis. Desse modo, qualquer falha pode levar a consequências difíceis de prever.
O papel de um gestor é criar um clima de trabalho em que cada profissional possa entregar o seu melhor de forma colaborativa. Isso só pode acontecer por meio de uma boa liderança. Neste artigo, falaremos sobre o que é necessário para desenvolvê-la! Boa leitura!
Existe uma diferença fundamental entre mandar alguém efetuar uma tarefa e criar as condições necessárias para que as tarefas sejam executadas. Esta diferença é o que nos possibilita separar os gestores em duas categorias: gestores chefes e gestores líderes.
Enquanto o gestor chefe impõe um modo específico de fazer as coisas sobre seus liderados, o gestor líder constrói métodos em conjunto com seus colaboradores.
Pensando nesses dois tipos de gestor, qual deles terá mais facilidade em gerenciar sua equipe? Qual terá mais sucesso? Qual equipe atenderá os pacientes com mais desenvoltura?
A liderança e gestão de pessoas juntas formam a base para que os esforços de sua equipe sejam direcionados de forma eficiente, racional e harmônica.
Isto é um requisito básico para estabelecer uma cultura organizacional voltada ao atendimento humanizado ao paciente. Isso permite que todos os envolvidos em uma clínica atuem para seu bom funcionamento.
A atenção focada na pessoa e não apenas na sua doença é o que irá fazer seus clientes retornarem e tornarem-se promotores da sua clínica. Como consequência, sua empresa irá alavancar seus resultados e superar suas metas.
Portanto, a gestão de pessoas é mais do que um conjunto de técnicas aplicadas aos colaboradores em uma clínica médica. É também uma questão de liderança!
A gestão de pessoas possui uma série de fundamentos sem os quais não é possível liderar de modo adequado. Abaixo, listamos quais são eles:
Uma das coisas mais complicadas de lidar na gestão de pessoas é a falta de motivação. Olhar para seus colaboradores e não saber como ajudá-los frustra o gestor e todos os profissionais.
Por isso, você deve identificar a causa desse sentimento e oferecer soluções para reverter a situação. Neste sentido, a maior virtude que um líder pode ter é a capacidade de ouvir.
Ou seja, é preciso saber segurar o impulso de agir segundo suas próprias percepções para antes entender verdadeiramente o que motiva ou desmotiva a equipe. Dessa forma, as soluções serão encontradas em conjunto e não unilateralmente, o que aumenta as chances de sucesso.
Uma das justificativas mais comuns para os problemas se deve a falhas na comunicação. Elas podem ser resultado de falta de informações ou de clareza em transmiti-las.
Então, a liderança deve saber se comunicar de forma a evitar mal entendido. Nem sempre é fácil saber se uma pessoa realmente entendeu o que você quis dizer. Contudo, existem estratégias que ajudam a tornar as trocas de informações mais fluidas.
Por exemplo, ter o hábito de reformular e “devolver” ao interlocutor o que ele disse é uma excelente forma de evitar falhas.
A cultura organizacional deve colaborar para que o espírito colaborativo esteja sempre presente na clínica médica. Com uma equipe alinhada em pensamento e ação, dificilmente ocorrerão problemas impossíveis de serem resolvidos.
Para isso, o gestor líder atua como uma força aglutinadora capaz de unir médicos, enfermeiros, recepcionistas, etc em torno de um propósito em comum.
Todo conhecimento deve ser ensinado e transmitido. Lembre-se que nenhum colaborador já sabe de tudo. Ele deve ser direcionado e treinado para que suas habilidades sejam desbloqueadas e todo seu potencial seja explorado. Ofereça workshops e treinamentos adequados para alcançar os resultados pretendidos na gestão de pessoas.
Agora que já sabemos que é necessário para a liderança e gestão de pessoas. Vamos apresentar alguns pontos para que você consiga implementar uma boa gestão em sua clínica médica.
Conhecer a equipe é uma das bases para a liderança e gestão de pessoas. Isso diz respeito a alinhar expectativas e estabelecer vínculos com os profissionais.
Saber exatamente o que cada profissional é capaz de fazer facilita na hora de gerir as tarefas da clínica. Vale a pena dedicar um tempo para conversar com os colaboradores para entender o que cada um pode fazer de melhor.
A felicidade dos seus colaboradores está conectada a uma boa gestão clínica. Ninguém faz bem suas atividades quando está triste, não é mesmo? Gestores tradicionais tendem a não olhar para essa parte.
Porém, um clima de insatisfação pode gerar influências negativas dentro da sua equipe. Promova um ambiente positivo e de confiança mútua. A liderança e gestão de pessoas é essencial para o futuro da clínica médica. Por isso, não fique para trás. Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book com dicas fundamentais para administradores de clínicas.
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A gestão de pessoas está ligada às práticas aplicadas em uma organização para o seu pleno funcionamento. Dessa forma, a gestão de pessoas é o ato de olhar para os colaboradores e garantir o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A liderança e gestão de pessoas aparece como uma ferramenta essencial para que diversos problemas no dia a dia da clínica médica sejam resolvidos. Um bom gestor impulsiona os resultados da clínica e viabiliza as metas.
O gestor da clínica médica deve estar sempre atento e ter uma comunicação clara com a sua equipe. Motivar, treinar e desenvolver e fomentar o trabalho em equipe são ações essenciais para que os seus colaboradores trabalhem com um sorriso no rosto.