Se você está refletindo sobre quais redes sociais são as mais estratégicas para divulgar o seu consultório, a resposta provavelmente incluirá um perfil de Instagram médico.
Essa ferramenta integra quase todas as estratégias de marketing digital atuais. Isso porque possui cadastro gratuito até para perfis comerciais, além de alta capacidade para alcançar e engajar pessoas.
Com recursos variados para produção e distribuição de conteúdo, um Instagram médico pode ser bem explorado. Mas é importante que você saiba como fazer isso na prática.
Nesta leitura, você terá acesso a informações que transformarão o seu olhar para essa rede social. Continue a leitura!
Nos dias de hoje, as redes sociais são o principal meio de comunicação utilizado para o marketing de serviços profissionais. E não é à toa – as pessoas estão por lá!
Segundo dados do DataReportal, o Brasil alcançou 150 milhões de usuários nas redes sociais em janeiro de 2021, o que representa 70,3% da população do país.
Com esses números impressionantes, torna-se fácil entender o potencial de um perfil no Instagram médico. Essa é uma das redes sociais preferidas do momento.
Um dos diferenciais do Instagram são os mecanismos que incentivam a permanência dos usuários na ferramenta, como curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens privadas.
As pessoas são estimuladas a navegar, conhecer novos perfis e acompanhá-los – o que é uma oportunidade para você oferecer conteúdos interessantes e atrair atenção.
Quem começa a seguir o seu perfil pode não necessariamente precisar de uma consulta médica, mas confiará nas suas informações e pode se tornar um paciente no futuro.
Por isso, o Instagram médico deve ser considerado uma rede social de relacionamento, com estratégias de médio a longo prazo.
Antes de iniciar o seu Instagram médico, você precisa se certificar de quais são as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para publicidade médica.
Fique atento aos tipos de conteúdo que você não tem autorização para divulgar:
Essas normas podem parecer muito limitantes, mas ainda há espaço para se beneficiar com a ferramenta. O caminho mais assertivo contempla, sem dúvidas, as informações qualificadas.
Você tem conhecimento sobre saúde, que é um tema abrangente e de interesse geral. São muitos assuntos que rendem conteúdo, desde que sigam uma linguagem de fácil entendimento.
Para que você alcance resultados com marketing no seu Instagram médico, é preciso se adequar ao perfil da ferramenta. Sendo assim, garanta que os pontos a seguir façam parte da sua estratégia.
O Instagram prioriza a distribuição de conteúdo feito por perfis com alto engajamento.
Por isso, publique com frequência! Estabeleça uma periodicidade que inclua algumas publicações semanais e seja compatível com o que você tem condições de executar.
As imagens ganham posição de destaque no Instagram – sejam fotos ou vídeos. É o principal elemento de comunicação nesta rede social.
Selecione com cuidado as imagens que acompanharão os textos e priorize a harmonia visual. Ou seja, siga uma coerência entre os estilos de foto e design.
Lembre-se de que não é permitido o uso de fotos dos seus pacientes!
Como já salientamos, um Instagram médico deve ser focado em relacionamento. As publicações se assemelham a conversas pautadas em um tema específico.
Evite o uso de uma linguagem formal ou carregada de termos técnicos. Explore um tom pessoal nos seus textos e mostre a sua personalidade.
As pessoas que acompanham o seu Instagram médico se sentirão mais próximas de você se souberem algumas informações da sua vida pessoal.
Você pode compartilhar imagens suas e da sua família, por exemplo, mas esse não deve ser o foco principal do perfil.
Tenha em mente quais situações agregam valor à sua imagem e do seu consultório.
Não há como manter a consistência de publicações sem um planejamento. Defina quais temas serão abordados e os formatos mais adequados para cada assunto.
Faça as publicações em dias e horários diferentes para identificar quando a distribuição e o engajamento alcançam melhor performance.
Você pode facilitar o gerenciamento do seu Instagram médico por meio do agendamento das publicações.
Assim, você não precisa acessar a ferramenta no dia e horário específico para postagem.
O agendamento é uma das funções disponíveis no Estúdio de Criação do Facebook (mesma empresa que tem a propriedade do Instagram).
Quando realizar o seu planejamento de conteúdo, lembre-se de oferecer informações de valor, ou seja, úteis para a vida das pessoas.
As possibilidades de um Instagram médico são variadas, como dicas sobre saúde e bem-estar, além de notícias e pesquisas relacionadas à área médica.
Uma fonte valiosa de conteúdo são as dúvidas dos seus próprios pacientes! Por isso, fique atento às perguntas que você recebe no dia a dia do seu consultório.
Quanto melhor você utilizar os recursos disponibilizados pelo Instagram, maiores são as chances do seu perfil ser bem avaliado pelo algoritmo da ferramenta.
Entenda quais são as possibilidades para criação de conteúdo no feed, story, IGTV e reels. Você não precisa manter uma frequência alta em todos os formatos, desde que os utilize periodicamente.
Aqui está o principal componente de um Instagram médico de sucesso: interação.
Produza conteúdos que incentivam o engajamento e responda a todos os comentários e mensagens que você recebe.
Você também pode interagir com outros perfis que se relacionam com a sua atuação profissional, por exemplo. São muitos detalhes que envolvem a presença estratégica no Instagram. Se você quer se aprofundar no assunto, confira o nosso e-book gratuito sobre redes sociais para médicos!
As redes sociais são o principal meio de comunicação usado para divulgação profissional atualmente, e o Instagram está entre as ferramentas preferidas dos brasileiros.
De acordo com as regras do CFM, um Instagram médico não pode divulgar imagens de pacientes, preços ou promoções, nem qualquer informação que exalte o profissional ou as técnicas utilizadas no seu consultório.
Alcançar resultados com um Instagram médico depende de consistência nas publicações, conteúdo de valor, atratividade visual, interação e uso adequado de todos os recursos da ferramenta.