Na acirrada competição entre as instituições de saúde do país, a indicação clínica pode se sobressair como um importante diferencial competitivo.
E se você ainda não sabe o que é indicação clínica (ou marketing de indicação), veio ao lugar certo!
Pois, basicamente, o seu conceito está atrelado à indicação de pacientes satisfeitos com os serviços prestados em sua clínica médica. O bom e velho “boca a boca”, portanto, e que ainda faz sucesso mesmo com a transformação digital já enraizada na nossa sociedade.
Quer saber mais sobre uma das mais importantes estratégias de marketing médico? Pois então, acompanhe-nos ao longo desta leitura!
Indicação clínica é um conceito também conhecido como marketing de indicação — ou referral marketing, do termo em inglês. E seu significado é muito literal: é uma forma de estimular, naturalmente, seus clientes a indicarem os serviços de sua clínica médica.
Por exemplo: um paciente tem uma experiência memorável, em sua clínica, e não pensa duas vezes antes de recomendá-la a um amigo ou parente.
É inegável, inclusive, a força de uma recomendação feita por conhecidos. Mesmo quem não saiba o que é indicação clínica tende a aderir à opinião de um ente querido. É o que mostra uma pesquisa conduzida pela Nielsen: 92% dos consumidores disseram confiar mais nas indicações de amigos ou familiares do que em propagandas convencionais.
Acontece que o trabalho de desenvolvimento da indicação clínica também difere dessas abordagens mais tradicionais. Afinal, trata-se de uma construção de marca interna, exclusivamente, focada na experiência do paciente.
Analise os pacientes que você já atende em sua clínica médica e verifique quais deles estão profundamente satisfeitos com os seus serviços. Eles são os seus “vendedores”, pois são também as pessoas com maior potencial de indicação.
E ao tê-los indicando o seu negócio para outros, seu custo de aquisição de novos clientes é reduzido. Sem falar que eles já sabem o que esperar — o atendimento às opções de tratamento —, garantindo mais alinhamento de expectativas.
Você atrai clientes qualitativos, portanto, e isso tem tudo para fortalecer a sua marca e a reputação da sua clínica médica.
Com maior poder de atração e de retenção de clientes, a indicação clínica pode ser o grande trunfo para o crescimento do seu negócio.
Para tanto, é fundamental saber como manter um acompanhamento próximo sobre a experiência dos seus pacientes. Isso se resume à capacitação dos profissionais para irem além da abordagem convencional, da compreensão do perfil médio dos pacientes e com pesquisas de satisfação.
Como resultado, seu empreendimento vai acumular impactos positivos, como:
Embora tenhamos mencionado algumas maneiras de investir na indicação clínica, temos algumas abordagens complementares para impulsionar sua marca.
Confira, a seguir, nossas 8 sugestões para promover a indicação clínica!
Ajudou seus pacientes e foi além, ajudando-os a promover qualidade de vida em suas rotinas?
Acredite, esse momento de profunda gratidão é fácil de ser percebido.
Por que, então, não começar pelo óbvio da indicação clínica? Pergunte se essa pessoa indicaria os seus serviços. Simples — e efetivo — assim.
Evite limitar-se somente à satisfação dos seus pacientes. Afinal de contas, colegas de profissão (e de outras especialidades) também podem nutrir a indicação clínica.
Daí, um dos importantes fatores em se conectar com mais profissionais: você amplia sua rede de contatos e passa a ser referência para seus colegas de profissão.
Uma boa maneira para fazer isso é por meio da participação em eventos (presenciais e digitais). Mas a rede online também é um bom cartão de visita — como fóruns e redes sociais.
O marketing digital para clínicas é outra forma de expandir o seu alcance no mercado. Afinal de contas, é uma estratégia que ajuda a atrair leads qualificados.
É também um conjunto de estratégias que ajuda a agregar mais conhecimento ao seu público-alvo por meio da produção de conteúdos relevantes.
E isso tudo, somado ao nível de excelência do seu trabalho, pode fazer com que as indicações surjam com naturalidade.
Use o formulário de inscrição dos pacientes para saber qual é a principal origem de novos clientes para a sua clínica médica.
Essa é uma maneira impactante de saber por quais meios essas pessoas chegam até você. O que também permite o desenho de estratégias para fortalecer essas ações que já rendem bons resultados.
É fato que um dos grandes elementos que estimulam a indicação clínica é o atendimento.
Isso inclui uma abordagem e tratamento humanizados, uma abordagem gentil e solícita e uma relação com o paciente que se estende à cura dos males que os afligem.
Vale lembrar que os médicos — independentemente da especialidade — podem contribuir também com a manutenção da saúde dos pacientes. E isso é algo que impacta positivamente a vida de qualquer, o que também motiva-as a indicar para mais pessoas.
Mantenha um olhar atento ao mercado. O que sua concorrência faz de diferente e pode ser agregado à realidade da sua clínica médica?
Coloque o bem-estar dos pacientes e a excelência no atendimento em primeiro lugar. Isso vai ajudar a identificar oportunidades e também carências nas abordagens comuns do setor.
E, por consequência, vai fortalecer a sua marca e conferir mais potencial de crescimento para a indicação clínica gradativamente.
O mercado healthcare pode agregar ainda mais valor à indicação clínica por meio de recompensas.
Isso pode vir de diferentes maneiras. Por exemplo:
Além disso, promova essas ações em suas estratégias de marketing médico, como suas páginas nas redes sociais. Quanto maior o alcance, maior também será a capacidade de adesão.
Que a indicação clínica não sirva apenas para atrair e reter clientes, mas para inspirar o mercado.
Ou seja: que o atendimento seja impecável; os preços, justos; as abordagens, humanizadas. Que sua concorrência admire toda a sua equipe e infraestrutura e a sua marca seja referência.
O trabalho é árduo e constante. Mas você vai perceber que essas ações de relacionamento em clínicas são determinantes para promover a indicação clínica.
Viu como boa parte dessas ações envolvem uma estratégia direcionada de marketing para clínica? Pois são elementos-chave para construir um relacionamento sólido e duradouro com os clientes e, também, para desenvolver a reputação da sua marca.
Só que isso é só parte das vantagens em aderir à indicação clínica. Com um trabalho focado e planejado para obter os resultados acima mencionados, é possível ir além.
Veja, abaixo, quais são as principais vantagens em adotar a indicação clínica como estratégia para a sua clínica médica:
São vantagens que se complementam, inclusive, deu para perceber? Para tanto, muito dos resultados de uma indicação clínica também passa pela organização do seu negócio.
É só perceber o quanto a desorganização e falta de planejamento afetam diretamente a experiência dos seus pacientes. Por isso, que tal fortalecer essa base estrutural da sua empresa? Dê uma conferida em nosso webinar sobre como impulsionar a sua agenda! É um evento inteiramente gratuito e completo para você qualificar ainda mais a organização em sua clínica médica. Nos vemos lá!
É um meio de atrair e reter mais clientes por meio de ações de relacionamento e de excelência no atendimento. Quanto melhor for a experiência de um paciente, maior é a chance de ele recomendar os serviços de sua clínica para um amigo ou parente.
A indicação clínica pode ser trabalhada por meio da própria solicitação aos pacientes satisfeitos. Mas também pode ser desenvolvida com a expansão de sua rede de conexões; com mais presença digital; da análise de sua concorrência; e de ações de recompensas.
Entre as principais, podemos citar a qualificação contínua de sua clínica; a melhoria gradativa de resultados; a credibilidade de sua marca; a construção de um esquadrão de promotores voluntários; e a qualificação nas ações de relacionamento com o cliente.