Os serviços de saúde estão entrelaçados com a vida humana. Faz todo o sentido que os profissionais da área se dediquem a entender como podem oferecer a melhor experiência de atendimento. E isso passa, sem dúvidas, pela humanização na Saúde.
Um paciente precisa entrar na sua clínica ou consultório e se sentir acolhido. Na prática, isso requer atenção em cada item do atendimento – do ambiente às pessoas.
Apenas com a integração de toda a equipe, direcionada a um mesmo objetivo, é que a humanização na Saúde se torna possível.
Se você olhar de forma empática, a cada paciente que entra na sua clínica ou consultório, encontrará uma história única.
Muitos fatores influenciam no modo como as pessoas se relacionam com a própria saúde. Muitas vezes, esse assunto desperta profunda vulnerabilidade.
É por isso que a humanização na Saúde contempla a dimensão integral do ser humano. Durante o atendimento, os aspectos físico, psicológico, cultural e social são considerados igualmente.
Uma experiência positiva de acolhimento se reflete em segurança para o paciente, e em imagem positiva para a sua clínica ou consultório.
Entretanto, não apenas os pacientes se beneficiam com a humanização na Saúde. Todos os profissionais envolvidos se percebem valorizados e fazem parte de um trabalho multidisciplinar.
Assim como tudo o que envolve o ser humano, a humanização na Saúde está imersa em complexidade. Vamos entender como funcionam alguns dos pilares que a sustentam:
Em atendimentos humanizados, acolhimento é premissa básica. Olhar atentamente cada pessoa, chamá-la pelo nome, oferecer suporte e respeito.
Os profissionais de saúde devem colocar o paciente como foco; além de cultivar vínculos de confiança, preservando a intimidade e os direitos dos indivíduos.
Um ponto que interfere na relação médico-paciente é a forma como os profissionais se relacionam entre si.
A humanização na Saúde começa pelo entendimento de que todos os membros do corpo clínico são essenciais. Também devem ser reconhecidos integralmente enquanto seres humanos.
Quando a equipe absorve o verdadeiro significado de humanizar, a prática se naturaliza no modo como as pessoas – sejam pacientes ou não – são recebidas.
Também vale lembrar-se de que a relação médico-paciente deve seguir algumas diretrizes. O Código de Ética Médica, desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina, discorre em detalhes sobre a questão.
Na sua clínica ou consultório, os ambientes devem priorizar o encontro entre as pessoas. Os espaços devem ser funcionais e agradáveis, propícios para a humanização na Saúde.
Um fator importante em relação à infraestrutura é a garantia da privacidade de pacientes e profissionais. Todos precisam se sentir à vontade durante consultas e procedimentos.
A humanização na Saúde se torna real quando as pessoas se conhecem. Por isso, as informações dos seus pacientes são um subsídio essencial e precisam ser preservadas.
Com um software para gestão de clínicas e consultórios, os profissionais têm acesso a todo o histórico do paciente. Isto é, os atendimentos podem ter um nível de personalização que, de outro modo, seria pouco viável.
Em 2003, a humanização na Saúde alcançou um novo patamar de relevância com a publicação da Política Nacional de Humanização (PNH) pelo Ministério da Saúde.
A partir desse marco, todo o sistema de saúde se voltou à construção de um novo modo de cuidado, que abrange pacientes, famílias e profissionais da área.
Pela PNH, 3 (três) princípios norteiam a humanização na Saúde:
A aplicação da transversalidade na Saúde acontece com a comunicação entre diferentes pessoas e grupos.
Ou seja, profissionais de diversas especialidades trocam informações com a intenção de oferecer uma experiência de tratamento integrada ao paciente.
Transversalidade significa o entendimento de que é possível o diálogo entre as diferentes práticas de saúde e os especialidades com a experiência do paciente.
A união desses saberes contribui para promover a saúde de um modo corresponsável.
A ideia é quebrar o paradigma da hierarquização do conhecimento por meio da ampliação da comunicação entre pessoas e grupos antes isolados.
Nesse sentido, o princípio da transversalidade inclui indivíduos em diferentes contextos para considerar suas possíveis conexões.
Desse modo, com uma visão mais ampla, é possível apontar o melhor caminho para o desenvolvimento da saúde como defesa do valor da vida.
Por esse princípio, entende-se que as decisões de gestão interferem diretamente na atenção dada à saúde.
Por esse motivo, tanto os pacientes como os funcionários devem entender como funciona a gestão de serviços no sistema de saúde.
Além disso, é recomendada a coparticipação nas tomadas de decisão das organizações de saúde. Uma vez que elas têm reflexo em todo o processo do cuidado com a saúde.
É preciso considerar também que a atenção à saúde não é responsabilidade apenas da sua equipe. Afinal, no atendimento humanizado, o paciente assume papel de protagonista em relação aos seus cuidados.
Logo, uma gestão alinhada com a humanização na Saúde abre espaço para participação, entendendo que todas as partes contribuem para um objetivo comum.
A corresponsabilidade significa que cada pessoa assume o papel de protagonista pela humanização na Saúde - seja ela um profissional, paciente ou membro da família.
Devemos entender o que envolve um atendimento humanizado, mas também é preciso autonomia de ação para que todos possam fazer a sua parte.
Comece a orientar a gestão da sua clínica e consultório pelos pilares da humanização:
Estabeleça processos direcionados à humanização na Saúde. Afinal, os processos mostram como a sua clínica funciona e de que forma as atividades se concretizam.
Junto a isso, disponibilize ferramentas tecnológicas para que a equipe tenha acesso às informações necessárias no dia a dia.
Faça pesquisas periódicas com a equipe e os pacientes para entender quais melhorias podem ser implementadas.
Converse com as pessoas, entenda o momento de cada um e como os profissionais da sua clínica ou consultório podem atuar para oferecer soluções.
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A humanização na Saúde se reflete em segurança para o paciente, valorização da equipe e imagem positiva para a sua clínica ou consultório.
Os 3 (três) pilares da humanização na Saúde são: relação médico-paciente, ambientes e informações integradas.
A PNH é um documento do Ministério da Saúde que orienta sobre princípios e diretrizes para aplicação da humanização na Saúde.