Ter uma identidade visual e uma marca forte é fundamental para qualquer negócio, porém é particularmente importante para uma clínica médica. Na área da saúde, é preciso transmitir credibilidade por meio de uma boa estratégia de branding que inclui a identidade visual.
Se você possui um negócio com foco em mulheres, por exemplo, com diversos profissionais ginecologistas, nutricionistas e dermatologistas, a sua identidade visual de clínica médica deve estar de acordo com este posicionamento da sua empresa.
Mas se a sua clínica ainda não possui uma marca forte, fique tranquilo! Neste conteúdo, vamos ensinar como criar uma identidade visual para o seu negócio. Por isso, continue a leitura!
Identidade visual é a utilização de diversos elementos visuais a fim de exibir o conceito de uma marca ou um produto, assim, cada pequeno elemento, como as cores, as formas gráficas e desenhos fazem parte do conceito.
Cada empresa possui seu próprio estilo, é por isso que o logotipo de um crossfit é muito diferente de uma aula de ballet. Porque cada marca possui seu próprio conceito e quer atingir determinado público.
Levando essa ideia ao mundo da saúde, você deve ter em mente quem você quer atingir e qual o conceito da sua clínica.
A identidade visual para clínica médica possui tanta importância quanto para qualquer outra empresa. Isso porque um conceito bem formado traz maior credibilidade, além de tornar a sua empresa mais “reconhecível”, o que é fundamental.
É necessário que a sua identidade visual esteja no cartão de visita, nos uniformes, nos receituários, em propostas comerciais, em produtos físicos e na decoração do espaço de atendimento presencial. Ou seja, no próprio consultório.
Por exemplo, se a sua clínica visa um público alvo classe A, com procedimentos mais caros, é necessário que a sua identidade visual seja coerente com isso, assim como o seu consultório. Você deve escolher revestimentos e cores que combinem com todo o conceito da sua marca.
Vamos à prática? Como já dissemos, para criar uma identidade visual, é necessário pensar no conceito que você quer passar, ou seja, o seu marketing médico.
Assim, se você possui uma clínica geriatrica, você precisa ter em mente que seus clientes são mais velhos e, provavelmente, mais conservadores. Por isso, os elementos da sua identidade visual devem ser mais minimalistas e neutros, sem muitos desenhos.
Abaixo, leia o passo a passo.
O designer é um profissional fundamental para criação da sua identidade visual. Isso porque mesmo se você não tiver nada em mente, ele vai te guiar e te fazer perguntas que vão te auxiliar nesse processo.
Por exemplo, se você tiver algumas referências de outras clínicas que você goste, o designer vai entender qual o seu estilo e criar os elementos gráficos baseados em seu posicionamento de mercado.
Além disso, esse profissional entende tudo sobre teoria das cores, tipografia adequada para cada segmento e realiza, junto ao cliente, um levantamento para uma criação assertiva.
O seu público alvo deve ter tudo a ver com a sua identidade visual. Isso porque ele vai guiar todo o conceito da marca. Se você possui uma clínica pediátrica, por exemplo, os elementos devem ser mais lúdicos e infantis.
Porém, se você ainda não sabe quem é o seu público alvo, está na hora de realizar uma pesquisa nos seus prontuários. Você atende mais homens ou mulheres? Qual é a faixa etária dos seus clientes? Onde eles moram majoritariamente? Tudo isso importa para que o seu conceito seja bem desenhado.
Está na hora de colocar a mão na massa e fazer a sua identidade gráfica. Você deve pensar em toda a junção das formas e símbolos de forma harmoniosa e versátil. É necessário entender que ela será aplicada em vários lugares: placa, uniformes, receitas, cartão de visita, decoração.
Aproveite e já pense como você gostaria que a sua identidade visual fosse aplicada no marketing digital, posts para redes sociais, foto de perfil, tom de voz e em todos os outros recursos em que você anunciará sua empresa.
Quando a sua identidade visual estiver criada, você deve obedecê-la. Se as suas cores forem neutras, não pinte suas paredes de tons neons, por exemplo. Isso prejudica a imagem que você quer transmitir da sua clínica.
É necessário que você também pense no seu branding, ou seja, pense em estratégias de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.
Isso engloba diversas campanhas de marketing, desde chamar influenciadores locais para fazer posts em redes sociais, até ter placas, outdoors, anúncios na rádio. Tudo muito bem casado com a sua identidade visual e com o tom de voz que você estabeleceu para a sua empresa. Nós queremos que a sua clínica médica cresça. Por isso, realizamos um webinar com a médica e empreendedora Ana Januzzi em que ela fala sobre como conquistar clientes e impulsionar a sua agenda por meio das redes sociais. Clique aqui e assista já!
Não. A identidade visual é um guarda-chuva que engloba todos os elementos gráficos, como logotipo e logomarca. Mas não só eles.
A identidade visual torna a sua marca mais forte e faz com que as pessoas se lembrem mais facilmente da sua empresa quando precisarem de um serviço do seu ramo.
Pense qual ideia que a sua empresa quer passar. Depois, contrate um designer gráfico para que ele possa te auxiliar em todo o processo de cores e fontes.