Tudo o que você precisa saber sobre home care
O home care é um tipo de serviço de saúde ainda pouco conhecido, mas que vem crescendo a cada dia no Brasil.
De acordo com dados do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), em média, as 40 empresas associadas apresentaram um crescimento de 15% em 2020.
Uma das causas desse crescimento está relacionada à pandemia, que fez muitas dessas empresas acelerarem seus planos de crescimento para atender às novas demandas.
Como consequência, cresce também a necessidade de qualificação dos profissionais, para que possam atuar nessa modalidade.
Nesse sentido, a área tem o potencial de amadurecer mais rápido nos próximos anos. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o assunto.
Continue a leitura e descubra o que exatamente é oferecido no serviço de home care e quais os seus benefícios!
O que é home care?
O home care é o atendimento de saúde realizado na casa do paciente.
Em inglês, “home” significa “lar ou casa” e “care” significa “cuidado”. Logo, home care pode ser traduzido livremente como o cuidado em casa.
Este serviço é recomendado para oferecer mais conforto ao paciente, principalmente quando ele possui dificuldade de locomoção.
O atendimento pode ser desde uma consulta médica mais simples até a internação na residência.
Para que a assistência seja feita em casa, é vital que exista um suporte especializado.
Isto é, o paciente deve ser visitado regularmente por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.
Além disso, é necessário contar com estrutura ambulatorial e equipamentos de suporte de vida ou monitoramento remoto para pacientes que precisam de cuidados contínuos.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamenta a atuação do home care na área da Saúde por meio da resolução n° 1.668/2003.
A lei estabelece as normas técnicas necessárias à assistência domiciliar do paciente e define as responsabilidades do médico, do hospital e das empresas, sejam públicas ou privadas, envolvidas.
Resumimos abaixo algumas das principais normas que regulam o serviço de home care:
- As empresas responsáveis pela assistência ao paciente internado em regime domiciliar devem ter um hospital de retaguarda para internação, caso surja alguma condição que impeça a continuidade do tratamento em casa;
- Essas empresas devem manter um médico de plantão disponível 24 horas para atender os eventuais agravamentos do quadro clínico do paciente;
- Equipes multidisciplinares de assistência a pacientes internados em domicílio devem ser compostas de profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição e Psicologia;
- A assistência domiciliar só poderá ser feita após avaliação médica, registrada em prontuário específico;
- Empresas que prestam serviço de home care devem atender às condições mínimas para uma boa assistência. Isto é:
- Dispor de ambulância para remoção do paciente;
- Ter todos os recursos de diagnóstico, tratamento, cuidados especiais, materiais e medicamentos necessários;
- Oferecer os cuidados especializados necessários ao paciente;
- Oferecer serviço de urgência próprio ou contratado com plantão 24 horas e garantia de retaguarda.
Por que atender home care?
O atendimento home care possui muitas vantagens tanto para os pacientes como para os profissionais da saúde e as empresas do setor.
Uma delas é a redução de custos hospitalares relativos à manutenção da estrutura para manter os cuidados aos pacientes com doenças crônicas.
Quando esses pacientes alcançam um quadro estável, é possível que eles retornem para casa e continuem a receber os cuidados ambulatoriais, liberando leitos para pessoas em estado mais grave.
Para o paciente, é mais cômodo se recuperar em casa, fora da rotina hospitalar; evitando também os riscos de contaminação e infecção.
Outro ponto importante é que essa modalidade possibilita um atendimento humanizado.
Isso porque a equipe pode trabalhar em um ambiente mais tranquilo e ajudar na instrução de cuidadores e familiares.
Desse modo, a assistência ao paciente é potencializada, fazendo com que a recuperação seja mais rápida.
Como funciona o home care?
O home care funciona por meio de serviços de cuidado hospitalar prestados na casa do paciente, que pode ser classificado de 2 (duas) formas:
Cuidados ambulatoriais
Aqui, o paciente recebe a visita de médicos, enfermeiros e terapeutas com a mesma frequência que receberia se estivesse em um hospital.
Internação domiciliar
Quando o paciente está estável, ele tem a opção de realizar a internação domiciliar.
Desse modo, é montada uma estrutura hospitalar em sua casa, com uma agenda de cuidados profissionais oferecidos por médicos, enfermeiros, terapeutas e nutricionistas.
Em ambos os casos, o paciente possui todo o suporte de saúde necessário para a sua recuperação, mas sem cuidados como banho e alimentação.
Diferença entre cuidadores e home care
É preciso diferenciar o trabalho feito pelos cuidadores do atendimento que o home care entrega. Embora, muitas vezes, o paciente precise de ambos os tipos de serviço.
O home care demanda conhecimentos mais técnicos para a manutenção da saúde.
Neste tipo de serviço, é preciso fazer procedimentos como a aplicação de medicamentos, além de ter a ajuda de outros profissionais para acompanhar a evolução do tratamento.
Já os cuidadores oferecem o auxílio básico de apoio para que o paciente consiga realizar as tarefas do seu dia a dia. Principalmente, para aquelas pessoas que sofrem de doenças que limitam a sua autonomia.
Quais são os serviços oferecidos no home care?
Os serviços de home care são variados e podem atender os mais diversos níveis de tratamento dos pacientes. Eles podem ser classificados em 3 (três) tipos:
Internação domiciliar
Indicado para pacientes que precisam de mais atenção, apesar de estarem estáveis.
Nesse caso, a presença de um enfermeiro deve ser constante, além da criação de uma estrutura com equipamentos de suporte à vida.
Monitoramento
Aqui, a equipe realiza visitas periódicas para verificar as condições de saúde do paciente.
É indicado para pessoas com quadros crônicos para a adaptação a uma nova rotina.
Atendimento
Trata-se de um atendimento ambulatorial, no qual são realizadas consultas, cuidados de enfermagem, exames simples, orientações nutricionais, fisioterapias e administração de medicamentos.
O que é necessário para atender home care?
Além da equipe multidisciplinar que mencionamos, para atender home care, é necessário ter equipamentos - que podem variar conforme o quadro clínico de cada paciente.
Contudo, alguns são essenciais para todos os casos. Por exemplo:
- Medidor de pressão;
- Estetoscópio;
- Autoclave;
- Oxímetro;
- Desfibrilador.
Para casos mais complexos, a lista ainda inclui:
- Cama hospitalar;
- Mesa para refeição;
- Andadores;
- Cadeira de rodas ou higiênica;
- Respiradores.
Principais desafios do home care
Mesmo que o atendimento médico em casa esteja se popularizando, a modalidade ainda é desconhecida por muitas pessoas.
Assim, um dos desafios do home care se dá no campo da divulgação, a fim de que ele chegue a mais pessoas.
Essa questão passa pela falta de padronização dos planos de saúde, que não deixa tão claro os casos em que o serviço pode ser solicitado.
Existem também limitações relacionadas à capacitação dos profissionais que compõem a equipe para esse tipo de serviço.
A equipe que atua no home care também enfrenta algumas dificuldades em sua rotina de trabalho, tais como:
- Pacientes e familiares que não conhecem o serviço o suficiente para saber o que está incluso. Em geral, a confusão acontece pela falta de clareza sobre a diferença entre a função desempenhada por cuidadores e profissionais do home care;
- Indisponibilidade de equipamentos e infraestrutura adequada, que acabam sendo adquiridos pelos próprios pacientes;
- Pouco investimento na qualificação dos profissionais.
Outro desafio acontece no campo da legislação, pois muitas vezes ela é insuficiente para os profissionais decidirem sobre a elegibilidade do paciente.
A relação entre home care e telemedicina
A Telemedicina é uma ótima aliada do home care para atender demandas, como laudos médicos.
Com ela, os exames realizados na casa do paciente podem ser interpretados por um médico especialista à distância.
Isso é possível graças à troca de informações médicas feita por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
O CFM permite que testes simples possam ser conduzidos por enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados, mas devem ser interpretados por um especialistas na área do exame.
Como nem sempre a equipe de home care possui especialistas, a Telemedicina surge como uma ótima solução para esse problema.
A Telemedicina permite o envio de imagens e gráficos dos testes de diagnóstico, obtendo seus resultados em minutos.
Após fazer os procedimentos com o auxílio de aparelhos médicos portáteis, o profissional compartilha esse registros com um especialista via plataforma de Telemedicina.
Basta que ele tenha um dispositivo conectado à internet, pois o sistema fica hospedado na nuvem.
Em seguida, os especialistas analisam os arquivos e anotam dados e conclusões em um laudo médico online.
5 benefícios no home care
A modalidade do home care traz benefícios para os pacientes (que podem realizar seu tratamento com mais comodidade), profissionais da saúde e instituições médicas.
Confira a seguir as principais vantagens desse tipo de serviço:
1. Independência do paciente
As únicas normas do home care estão relacionadas às prescrições da equipe de saúde e da estrutura.
Diferentemente do que acontece em hospitais e consultórios, que possuem um regimento interno com regras de funcionamento - como horário de visitação -, no home care, não existem essas obrigatoriedades para os pacientes.
Eles podem receber visitas no horário que acharem mais adequado, elaborar seu próprio plano de alimentação com a ajuda de nutricionistas e não precisam esperar na fila para receber o atendimento.
2. Diminuição do risco de infecção
É comum que o paciente tenha infecção bacteriana durante a internação hospitalar. Isso acontece, principalmente, por 3 (três) motivos:
- Realização de procedimentos invasivos, como cirurgias e exames;
- Desequilíbrio da flora bacteriana;
- Diminuição do poder de ação do sistema imune.
Quando o paciente é atendido em casa, se torna mais fácil evitar esses problemas.
3. Atenção individualizada
O atendimento em casa ainda facilita o trabalho da equipe de saúde. Como é individual, não há fila de espera e sobra mais tempo para dedicar atenção ao paciente.
Assim, a equipe pratica a escuta e o acolhimento às pessoas de forma mais próxima e empática.
4. Conforto do paciente
Com o home care, o paciente é atendido no conforto de seu lar.
Além de não precisar se deslocar até uma unidade de saúde, ele pode ser acompanhado por seus familiares a todo momento.
Isso ameniza o tratamento e até mesmo acelera o processo de recuperação.
5. Redução do tempo de internação no hospital
Continuar o tratamento em casa possibilita que o paciente tenha alta cedo do hospital, diminuindo o estresse que essa situação pode causar.
Nesse sentido, promover a saúde e o bem-estar em um ambiente familiar faz com que o paciente se sinta mais à vontade e obtenha melhores resultados.
Agora que você já conhece mais sobre o home care e viu como a Telemedicina contribui para a modalidade, confira o software de Telemedicina da Feegow e conheça todos os recursos que a ferramenta oferece!
Perguntas frequentes:
O que é home care?
O home care é o tipo de serviço de saúde realizado na casa do paciente para oferecer mais conforto.
Por que atender home care?
Para que o paciente tenha um processo de recuperação mais confortável junto a seus familiares, o que torna o atendimento humanizado.
Quais são os serviços oferecidos no home care?
Os serviços oferecidos no home care incluem consultas, cuidados de enfermagem, exames simples, orientações nutricionais, fisioterapias e administração de medicamentos.