O Healthcare Analytics é uma inovação que integra a ciência da computação e a medicina para melhorar os cuidados com a saúde.
Com a adesão cada vez maior dos registros clínicos em formato digital, esta ferramenta traz um enorme potencial para tornar os diagnósticos cada vez mais precisos.
O processo de tomada de decisão sobre a administração das instituições também se beneficia com o uso deste recurso, já que ele traz uma base sólida de informações.
Se você ainda não conhece os benefícios do Healthcare Analytics, então continue a leitura deste texto para saber mais sobre como a tecnologia está revolucionando a medicina!
É o uso de avançadas tecnologias da computação para analisar um grande volume de dados clínicos com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços médicos, principalmente os diagnósticos e a gestão de negócios em Saúde.
A combinação do Healthcare Analytics com ferramentas de visualização de dados auxilia aos gestores controlar melhor a operação da instituição por meio de informações em tempo real.
Assim, eles possuem um suporte mais amplo para a tomada de decisão, além de insights para realizar mudanças nos seus processos.
Vale ressaltar que Healthcare Analytics se insere na estratégia de efetividade médica conhecida como Triple Aim que se baseia em três objetivos:
Para atingir esses objetivos os especialistas dessa disciplina utilizam diversas técnicas analíticas, como o monitoramento da performance de médicos e instituições por meio de métricas de qualidade.
Essas métricas constituem um mecanismo para medir e comparar a adesão dos profissionais a protocolos baseados em evidências médicas.
Por exemplo, uma recomendação amplamente aceita na medicina é que os médicos devem examinar os pés dos pacientes com diabetes a cada três meses para detectar úlceras diabéticas.
Desse modo, uma métrica de qualidade pode ser definida calculando o total de pacientes com diabetes que a instituição atende. Em seguida, determinar a porcentagem deles que tiveram seus pés examinados.
Em primeiro lugar, a instituição precisa contar com um software para armazenar as informações do paciente em um prontuário eletrônico.
Então, o processo começa com a coleta dos dados, quando o paciente fala ao médico sobre sua condição de saúde.
Dessa maneira, o médico constrói o histórico clínico do paciente, com todos os exames e procedimentos que o paciente realizou.
A ideia é que o acompanhamento médico seja longitudinal, ou seja, acumulando os dados de todo o ciclo de vida do paciente.
Conforme essas informações, o processo de Healthcare Analytics é capaz de identificar os pacientes que estão em risco de desenvolver uma determinada doença. Logo, o médico consegue aplicar condutas de prevenção.
Alguns exemplos de doenças que podem ser detectadas dessa forma são:
Nesse contexto, a aplicação desse processo é determinante para salvar a vida do paciente, devido ao alto índice de mortalidade dessas doenças.
Além disso, a instituição economiza uma vez que os custos assistenciais para tratar estes pacientes são bastante elevados.
Outros usos do Health Analytics incluem:
A consolidação do uso do Healthcare Analytics promete revolucionar a área da Saúde nos próximos anos. Confira algumas das principais mudanças que estão por vir!
Os médicos que se especializarem nesta disciplina poderão identificar com sucesso o surto de doenças através de análises epidemiológicas em tempo real.
Como resultado, haverá maior facilidade em adotar medidas para a contenção de doenças potencialmente infecciosas.
Este é um movimento que já está ocorrendo no setor da Saúde, como uma demanda dos próprios pacientes que desejam um atendimento que lhe ofereça um serviço além da resolução do seu problema.
O Healthcare Analytics será um ponto decisivo nesta mudança, pois traz a uma visão mais completa da saúde do paciente.
O uso do Healthcare Analytics impacta na indústria farmacêutica, pois com a riqueza de informações precisas à disposição, os pesquisadores poderão desenvolver seus produtos em menos tempo.
Por meio da análise das informações dos prontuários eletrônicos, a instituição de saúde pode identificar determinados padrões na saúde de seus pacientes em larga escala.
Isto ajuda a reduzir as hospitalizações desnecessárias, pois os cuidados médicos se tornam mais preventivos e preditivos.
Existem diversos dispositivos de Internet das Coisas disponíveis no mercado que enviam dados sobre a saúde dos pacientes para a nuvem.
Muitos deles, como os Smartwatches, servem para monitorar as atividades físicas das pessoas, mas ao mesmo tempo eles compilam informações, como batimentos cardíacos, temperatura e padrões do sono.
Estas informações também são úteis para que os médicos tenham uma visão mais ampla das variações fisiológicas dos pacientes.
Com o prontuário eletrônico centralizando todas as informações dos pacientes, os médicos podem usar o Healthcare Analytics para obter novos insights.
Esse mesmo mecanismo pode ser utilizado nas pesquisas em bibliotecas digitais para potencializar os conhecimentos sobre determinada doença.
Com isso, o médico conta com mais instrumentos para elaborar diagnósticos cada vez mais precisos.
Portanto, neste texto, vimos o potencial da tecnologia em aumentar a qualidade dos serviços médicos. Se você deseja começar a utilizar soluções como esta em sua empresa, então baixe o nosso ebook sobre automatização de clínicas e descubra como!
É o uso de avançadas tecnologias da computação para analisar um grande volume de dados clínicos com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços médicos, principalmente os diagnósticos e a gestão de negócios em Saúde.
Utilizando um software médico para armazenar os dados dos pacientes e da operação da empresa e em seguida aplicar as técnicas de análise que podem ser a identificação de padrões na saúde dos pacientes, adesão aos protocolos clínicos e assim por diante.
Reduz os custos assistenciais por promover a medicina preventiva e preditiva; integra as informações dos dispositivos de IoT para uma visão mais ampla da saúde do paciente e facilita os diagnósticos.