Você já sofreu com glosas médicas em sua clínica porque estava com a guia TISS desatualizada? Se sim, então sabe que essas situações geram prejuízos financeiros ao seu negócio e podem ser evitadas estando com a TISS atualizada. Claro que só isso não basta, é preciso também ter atenção ao preencher as fichas de repasse aos convênios.
Porém, acompanhar as alterações da guia pode ser desafiador, isso porque a Agência Nacional de Saúde (ANS) ajusta as informações com frequência.
O ideal, nesse momento, é contar com o auxílio de um software de gestão como o Feegow Clinic. Dentre as funcionalidades presentes nessa ferramenta, uma delas é a atualização automática dos dados da tabela TISS.
Nesse artigo vamos abordar a importância de manter o preenchimento das fichas baseado na versão mais recente da TISS e como o software da Feegow pode ajudar no processo.
Boa leitura!
A Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) foi implementada com o propósito de reduzir a incidência de glosas e fraudes nos repasses das operadoras dos planos de saúde. Com essa padronização a coleta, o armazenamento, o tratamento e o compartilhamento de dados para todos os envolvidos, são eles:
Outro benefício que surge em consequência da uniformização na troca de informações é o controle maior do seu faturamento. Isso ocorre quando você preenche de forma correta as fichas de repasse e conta com a versão mais recente da guia. Caso contrário, utilizando uma versão antiga o resultado será uma glosa.
A ANS faz ajustes com frequência na guia TISS, tal como prevê sua Resolução Normativa 501 (RN-501).
Ao analisarmos um recorte entre 2021 e 2022, observamos que a tabela foi atualizada onze vezes nesse período, sendo que a última foi publicada no fim de maio deste ano.
A Agência informa as operadoras de plano de saúde sobre esses ajustes por meio de um Ofício-Circular emitido pela própria ANS. Por sua vez, as operadoras devem repassar a informação para clínicas, consultórios e hospitais.
Com tantos pontos de atenção, a automatização do processo de preenchimento das guias para convênios é uma solução eficiente.
O modelo de guia TISS do Feegow Clinic está sempre atualizada de acordo com as publicações da ANS. Dessa forma, você não sofrerá com glosas relacionadas à não conformidade com o padrão.
Além desse benefício, o software oferece automatização de processos, o que garante agilidade e eficiência em cada setor da sua clínica.
Um exemplo disso é o módulo de faturamento que funciona de modo totalmente integrado com o módulo financeiro.
Um dos benefícios envolvendo o faturamento de convênio/TISS é o autorizador online. Esse recurso adicional permite que a autorização das guias seja automática e que sua elegibilidade seja verificada.
Esse módulo, também permite acesso à emissão das guias de consulta, SP/SADT, honorários, solicitação de internação e de quimioterapia.
Outras funções relacionadas com os convênios incluem: o preenchimento automático de informações que já foram usadas anteriormente e também a associação automática dos dados coletados no agendamento.
O plano gratuito da Feegow contempla vantagens como: agenda diária e semanal, prontuário eletrônico e gestão de até 100 pacientes.
Experimente e conheça as funcionalidades que podemos te oferecer. Escolha a funcionalidade do Feegow Clinic mais adequada às suas necessidades!
Descomplique a sua gestão com o sistema que leva clínicas e consultórios a outro nível.
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
A TISS é um padrão obrigatório de troca de informações entre operadoras e prestadores de serviço na área da saúde. Enquanto isso, o TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) complementa a guia e uniformiza as terminologias e procedimentos médicos. Além disso, a TISS é dividida em cinco componentes, enquanto a TUSS é dividida em quatro.
A padronização de dados estabelecida pela ANS garante maior assertividade no preenchimento das guias. A guia TISS foi desenvolvida para reduzir a incidência de glosas nos repasses.
O Feegow Clinic está sempre atualizado com o modelo mais recente da guia TISS em conformidade com as publicações da ANS.