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Como fazer uma boa gestão laboratorial e quais são as suas vantagens?

Escrito por feegowclinic | 06 Março 2022

Uma boa gestão laboratorial depende da atuação do administrador, das ferramentas que ele utiliza e da qualidade de sua equipe.

Manter todos esses elementos em compasso é o grande desafio do gestor que precisa pensar na percepção dos clientes sobre a entrega dos serviços.

Isso porque, os clientes do setor de saúde avaliam a qualidade de uma empresa de acordo com a forma que são atendidos.

Se você deseja saber como fazer uma gestão de qualidade que entregue valor aos seus clientes, continue a leitura deste texto e confira algumas dicas!

O que é gestão laboratorial? 

É a atividade de gerenciar todos os processos que envolvem os serviços de um laboratório de análises clínicas. Em outras palavras, desde o atendimento ao cliente até o momento da entrega dos resultados dos exames.

Um laboratório é composto por diversos setores que precisam trabalhar de forma coordenada para garantir a eficiência da operação. Os setores de um laboratório incluem:

  • Atendimento: é onde o paciente faz o cadastro e recebe as informações sobre a retirada dos resultados;
  • Coleta: setor em que um profissional realiza a coleta de materiais biológicos do paciente para os exames;
  • Análises clínicas: é o setor técnico em que os biomédicos analisam as amostras colhidas no setor anterior;
  • Administração: é o setor em que acontece a gestão laboratorial. Em resumo, nesse departamento, se organiza a operação em uma sequência lógica e também há o direcionamento dos objetivos e valores da empresa.

O gestor do laboratório precisa ter um conhecimento básico de todos os outros setores para poder instruir os colaboradores a realizar suas atividades com eficiência.

Dessa forma, a gestão laboratorial também é responsável pelo controle de qualidade dos serviços prestados, que envolve acompanhamento dos indicadores de performance da empresa.

Principais desafios da gestão laboratorial

Acompanhe abaixo alguns dos principais desafios da gestão laboratorial:

Liderança

Não é possível falar em gestão laboratorial sem mencionar o papel de liderança do gestor.  Afinal, é um grande desafio liderar uma grande equipe em um setor tão sensível como o da saúde. 

Neste sentido, o gestor precisa ter um perfil de liderança com habilidades de mediação de conflitos, além de estar disponível para oferecer suporte psicológico em situações do dia a dia de sua equipe.

Garantir a qualidade

A gestão de qualidade laboratorial precisa adequar a prestação dos serviços aos anseios e expectativas do cliente.

Assim, ela depende de dois componentes básicos: o operacional, ou seja, o processamento das análises em si, e a percepção dos clientes.

Ambos os componentes podem ser mensurados por meio de indicadores de qualidade. Em resumo, é possível ainda obter o reconhecimento de uma entidade de acreditação e certificação em saúde.

Manter uma equipe capacitada

As atividades da gestão laboratorial são bastante complexas, além de ser uma área que depende muito da capacidade dos profissionais. 

Logo, o gestor precisa trabalhar para reter os talentos e possuir o conhecimento técnico necessário para avaliá-los. 

Igualmente, estimulando a melhoria constante das habilidades técnicas e pessoais dos profissionais. Para isso, ele precisa promover treinamentos e reconhecer o bom desempenho da equipe.

Como fazer uma boa gestão laboratorial? 

Uma das formas de garantir uma boa gestão laboratorial é apostar na informatização dos processos.

Os processos realizados de forma manual estão sujeitos a erros, além de serem mais lentos que os informatizados. 

Ao contar com um sistema de gestão laboratorial, você elimina a possibilidade de erros humanos no preenchimento de guias de faturamento, por exemplo. Com isso, as chances de ocorrer uma glosa diminuem significativamente.

Ao mesmo tempo, a tecnologia ajuda a integrar os diversos setores do laboratório, o que facilita a comunicação interna e garante a fluidez e eficiência da operação.

Ao passo que, o sistema coleta os dados dos processos, conforme os profissionais trabalham. Isto proporciona ao gestor os indicadores do componente operacional do controle de qualidade.

Contudo, dependendo do sistema que você escolher, também é possível coletar dados sobre a percepção dos clientes.

O Feegow Clinic, por exemplo, permite o envio de pesquisas de satisfação aos clientes. A partir de suas avaliações o próprio software gera relatórios de NPS.

Desse modo, além de contar com uma ferramenta de gestão que automatiza diversos processos, você ainda consegue acompanhar a qualidade da empresa como um todo.

Quais são as vantagens de uma boa gestão laboratorial? 

Uma boa gestão laboratorial garante a qualidade dos processos e da entrega dos serviços. Isto significa que as demandas internas e externas são completamente atendidas.

Os clientes, por sua vez, recebem um atendimento humanizado e agregador, com os resultados de seus exames entregues no tempo combinado.

Outra vantagem de uma boa gestão laboratorial é a garantia da segurança na empresa, pois possuir protocolos bem definidos e com um controle de qualidade constante é essencial para evitar acidentes.

Este aspecto é importante sobretudo para se manter dentro das normas estabelecidas pela vigilância sanitária. 

Como resultado, uma boa gestão contribui para a satisfação dos clientes e, por consequência, para sua fidelização. Desse modo, o laboratório garante um fluxo constante de atendimentos e mantém a sua rentabilidade.

Então, agora que você já sabe como fazer uma boa gestão laboratorial e o papel da tecnologia nesse processo, confira os recursos do Feegow Clinic e descubra outras vantagens da tecnologia na gestão em saúde!

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Perguntas frequentes:

O que é gestão laboratorial?

Em suma, é a atividade de gerenciar todos os processos de um laboratório de análises clínicas, desde o atendimento ao cliente até o momento da entrega dos resultados dos exames.

Como fazer uma boa gestão laboratorial?

Invista em um sistema de gestão para informatizar os seus processos e coletar os dados necessários para o controle de qualidade.

Quais são as vantagens de uma boa gestão laboratorial?

Uma boa gestão laboratorial garante a qualidade dos processos e da entrega dos serviços, atendendo as demandas internas e externas. O que contribui para a fidelização dos clientes.