Todos os setores que formam nossa sociedade são importantes, mas um se destaca em especial: o da saúde. Todos nós precisamos e precisaremos um dia dos cuidados de profissionais desse setor. Em razão disso, é essencial ter um gerenciamento de pessoas na área da saúde.
Neste artigo, explicamos qual é a importância desse tipo de gestão. Além disso, elencamos dicas valiosas para a implantação desse gerenciamento e os erros a serem evitados. Acompanhe os próximos tópicos!
A gestão de pessoas da área da saúde visa organizar e monitorar as práticas administrativas para que os centros de tratamento médico obtenham os melhores resultados, bem como alcancem suas metas internas.
Dessa forma, a força de trabalho terá uma base sólida para potencializar a sua produtividade e o seu desempenho. Outro fator que mostra a importância do gerenciamento de pessoas é o cuidado com a qualidade de vida dos profissionais da área da saúde.
Em especial, durante a pandemia do Covid-19, essa classe de trabalhadores está com uma grande carga de trabalho. Afinal, eles se encontram na linha de frente da luta contra esse vírus.
Quando existe uma boa gestão de pessoas, os centros de saúde oferecem um suporte profissional, emocional e físico para as suas equipes. Sendo assim, há uma retenção de talentos e todos trabalham com mais satisfação, felicidade e produtividade.
Com a ajuda de algumas estratégias eficientes, é possível obter um bom resultado com o gerenciamento de pessoas na área da saúde. Desse modo, os centros médicos conseguem aprimorar as relações humanas e sociais no seu ambiente interno. A seguir, apontamos as melhores práticas para esse tipo de gestão.
A liderança precisa ser capacitada para gerenciar o capital humano da área da saúde. Uma vez que, esses profissionais têm necessidades, desafios e desejos diferentes, por exemplo, de um trabalhador que lida com serviços burocráticos de uma empresa.
Em vista disso, seria apropriado que os líderes de equipes da área de saúde aprimorem:
Esses atributos farão com que os gestores sejam vistos como exemplos e também respeitados pelos colaboradores do centro médico. Um aspecto que desejamos ressaltar, devido a sua importância, é o espírito de humanidade.
Essa característica deve ser a principal em um líder que gerencia equipes da área médica. Dessa forma, os profissionais se sentirão seguros, entendidos, acolhidos e ouvidos pela liderança.
Às vezes, os profissionais da área da saúde são chamados de “exército do bem” – esse nome é bem apropriado, concorda? No entanto, assim como um exército precisa estar unido para batalhar com eficiência, os colaboradores da área da saúde também.
Para isso, os líderes podem criar canais de interação para os profissionais conversarem ou tocarem projetos internos. Outra sugestão é promover eventos, como happy hours, reuniões e conversas descontraídas sobre diversos temas.
Não importa qual será a estratégia de comunicação, os gestores podem fazer um bom uso da tecnologia. Existem ferramentas virtuais que permitem reuniões a distância, por exemplo. Sendo assim, os profissionais de vários setores internos podem se comunicar sem impedimentos geográficos.
As equipes da área de saúde precisam de constante treinamento para cumprirem bem as suas responsabilidades e atribuições. Para aumentar a eficiência desses profissionais, os gestores podem elaborar programas de treinamento regulares.
Esses programas devem incluir aulas sobre assuntos técnicos e temas relacionados com a área de atuação dos profissionais. Porém, é importante que sejam incluídos outros formatos, como: dinâmicas em grupos, jogos interativos e atividades experienciais.
Com esses métodos, os gestores reforçam as aprendizagens e geram um engajamento maior dos profissionais com o programa de treinamento. Além disso, existe a possibilidade de mensurar a eficiência do programa.
O endomarketing (marketing voltado para os colaboradores) é uma excelente maneira de elevar a employee experience (experiência do colaborador) dos profissionais que trabalham na área da saúde.
O objetivo principal do endomarketing é gerar um espírito de parceria entre os gestores, os colaboradores e a empresa. Entre as melhores práticas de endomarketing, podemos citar:
Pode acontecer que o gerenciamento de pessoas da área da saúde enfrente dificuldades e não alcance a excelência. No geral, isso acontece devido a erros comuns que são cometidos de forma involuntária. A seguir, elencamos 3 desses percalços da boa gestão:
As contratações erradas geram prejuízos na qualidade dos serviços, no orçamento da empresa e também na lucratividade do negócio. Para evitar isso, os gestores precisam investir em boas práticas de recrutamento e seleção e também em um software de gestão de rh.
Hoje em dia, existem aplicações virtuais que são programadas para identificarem os candidatos que mais se adequam aos requisitos de uma função e com a cultura interna do centro médico. Tornando mais difícil o erro na hora da contratação.
Sem conhecimento, treinamento e capacitação os profissionais tendem a reduzir a qualidade dos serviços e as práticas internas podem ficar ultrapassadas. É sempre importante lembrar que o dinheiro gasto com treinamento e capacitação sempre tem um bom retorno sobre o investimento (ROI).
Os centros de saúde podem criar um programa para o desenvolvimento de líderes. Nesse programa, os colaboradores com bom desempenho e que tenham soft skills típicas de líderes, podem ser treinados para lidar com os desafios do negócio. Sem essa preparação, a empresa pode ficar sem rumo e não alcançar nenhum objetivo no mercado em que atua.
Sem dúvidas, gerenciar bem as pessoas é investir no progresso da empresa. E quando se trata de profissionais da área da saúde, significa impactar a vida de milhares de pessoas. Seguindo as dicas que demos neste artigo, temos certeza de que essa gestão será de alto nível.
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