3 estratégias para o gerenciamento de fluxo de pacientes da sua clínica
O gerenciamento de fluxo de pacientes é uma das tarefas mais importantes na administração de uma clínica.
Ela envolve a qualidade da comunicação entre os diferentes setores da clínica. Se este processo não for bem executado, será muito difícil ter uma boa satisfação dos pacientes.
Por este motivo, separamos três estratégias para você aplicar em sua clínica e garantir a fidelização de seus pacientes. Continue a leitura para saber mais!
Por que é importante um bom gerenciamento de fluxo de pacientes?
Para que a clínica atenda a quantidade ideal de pacientes, mantendo o equilíbrio entre a qualidade e o tempo do atendimento.
Toda clínica depende de sua clientela para sobreviver e crescer no setor de Saúde. Logo, é necessário ter duas atitudes fundamentais em relação a este aspecto:
- Buscar a fidelização dos clientes;
- Ter um plano para a atração de novos pacientes.
Neste sentido, o gerenciamento de fluxo de pacientes é a atividade que vai conduzir essas duas práticas.
Fidelizando os clientes, você criará neles uma familiaridade com os processos da clínica, fazendo com que eles sintam-se à vontade e procurem sempre o seu atendimento.
Já a atração depende de uma boa estratégia de marketing para aumentar a clientela. No entanto, a divulgação deve estar integrada com o gerenciamento de fluxo de pacientes.
Isso porque, é preciso saber quando faz sentido investir em uma campanha e quando está na hora de fazer uma pausa.
Afinal, não adianta insistir em uma campanha se a clínica já não consegue absorver mais clientes.
Como funciona o gerenciamento de fluxo de pacientes em clínicas?
O gerenciamento de fluxo de pacientes está atrelado à jornada do paciente. Ou seja, ele funciona desde a marcação da consulta até o pós-atendimento do paciente.
Em primeiro lugar, marque as consultas considerando o tempo médio dos atendimentos.
Para que o tempo de espera não seja muito grande, deixe um pequeno intervalo entre as consultas.
O processo continua na clínica com a recepção do paciente. Esta é a primeira impressão da clínica no paciente, portanto a decoração e os móveis devem contribuir para tornar a experiência acolhedora.
A recepcionista também precisa ser qualificada para atender de forma humanizada. É ela quem recebe o paciente, colhe suas principais informações e também responde a algumas dúvidas.
Em seguida, o médico realiza o atendimento observando as melhores práticas do cuidado centrado no paciente.
Ainda que a realidade da clínica não permita um tempo muito grande para o atendimento, o médico precisa entregar um serviço de valor nesse período.
Logo, isto é fundamental para garantir a satisfação do paciente e, por consequência, sua fidelização.
A próxima etapa do gerenciamento ocorre no pós-atendimento, aqui, aplique as pesquisas de satisfação. Além disso, o médico pode entrar em contato diretamente com o paciente, verificando o seu estado de saúde.
3 estratégias para otimizar o gerenciamento de fluxo de pacientes
Confira três estratégias para otimizar seu gerenciamento de fluxo de pacientes:
Gerenciamento de tempo
Quando falamos em tempo no fluxo de paciente, não pensamos apenas no tempo de espera, devemos também cuidar do tempo da execução das tarefas.
Cada processo demanda um tempo para ser executado de maneira eficiente. Se ele for executado em menos tempo do que precisa, talvez ocorram muitos erros.
Porém, levar muito tempo significa desperdício. Para que o tempo ideal seja alcançado, você precisa promover treinamentos com a equipe.
Assim, você desenvolve as habilidades necessárias para garantir a produtividade dos profissionais.
Estimule a comunicação entre os setores
Para que o fluxo de pacientes funcione bem, as equipes de cada setor precisam trabalhar de forma coordenada.
Isto só é possível por meio de uma boa comunicação entre os setores.
Se as informações não são transmitidas adequadamente, problemas do início da jornada do paciente se arrastam até o final.
A boa comunicação é a melhor forma de evitar um efeito dominó. Ou seja, se os problemas são informados antes de chegar até o próximo profissional, fica muito mais fácil encontrar uma solução rápida.
Invista em análise de dados
Para entender exatamente onde estão os gargalos da sua clínica, escolha uma ferramenta para colher e analisar dados.
Assim, descubra exatamente quanto tempo cada profissional leva para desempenhar suas tarefas.
Desse modo, se algum deles estiver destoando muito do tempo médio, você poderá investigar melhor o que está acontecendo.
Como a tecnologia pode ajudar o gerenciamento de fluxo de pacientes?
A tecnologia fornece soluções eficientes para implementar as melhores estratégias para o gerenciamento de fluxo de pacientes.
Com um software de gestão de clínicas, por exemplo, você consegue acompanhar toda a operação da clínica.
Além disso, a ferramenta permite a integração dos setores e por conseguinte a uma melhor comunicação entre eles.
Com isso, todo o processo se torna mais coordenado e eficiente.
Cada etapa pode ser mensurada em dados sobre o tempo de execução. Logo, é possível analisar em detalhes quais são e onde estão os problemas.
E o melhor, o próprio sistema possui recursos para resolver estes problemas. Por meio da automatização de processos, por exemplo.
Agora que você já conhece algumas estratégias para otimizar o seu fluxo de pacientes, continue aprendendo sobre gestão de clínicas. Baixe o nosso e-book com dicas essenciais para administradores e garanta a melhor estratégia para o seu negócio!
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Perguntas frequentes:
Por que é importante um bom gerenciamento de fluxo de pacientes?
Para que a clínica atende a quantidade ideal de pacientes, mantendo o equilíbrio entre a qualidade dos serviços, o tempo do atendimento e o tempo de espera.
Como funciona o gerenciamento de fluxo de pacientes em clínicas?
Ele está atrelado à jornada do paciente. Ou seja, funciona desde a marcação da consulta, passando pelo atendimento médico até o pós-atendimento do paciente. Em cada uma das etapas deve-se considerar o tempo e a eficiência do processo.
Como otimizar o gerenciamento de fluxo de pacientes?
Adotando estratégias de gerenciamento de tempo para a equipe; estimulando a comunicação entre os diferentes setores da clínica e investindo em análise de dados para entender os gargalos da operação.