Manter uma sala de espera confortável e organizada deve estar entre os objetivos de clínicas e consultórios. Ir ao médico, muitas vezes, é um fator de incômodo para o paciente, que pode não estar com a sua saúde 100%.
Por isso, a experiência oferecida deve ser a melhor possível. Assim, evitar recepções cheias e atrasos nos atendimentos deve ser uma prioridade.
Com um sistema de gestão de agendas e uma prática humanizada, você é capaz de atingir essa excelência rapidamente. Saiba como, a seguir!
A sala de espera de uma clínica ou consultório deve ser um local seguro e confortável. Isso porque, dependendo da especialidade médica, do tipo de consulta e/ou dos sintomas, o paciente pode se sentir ansioso ou angustiado.
Devido a práticas inadequadas anos atrás, a sala de espera traz uma imagem de demora no atendimento. Portanto, é importante mostrar eficiência no serviço prestado logo que o paciente chega à clínica. Até porque, se o atendimento for ruim ou a espera muito longa, é possível que ele não retorne.
Pedir informações que o cliente já forneceu anteriormente, fazê-lo preencher documentos e levar muito tempo para recepcioná-lo são ações a serem banidas do seu cotidiano. Por outro lado, ter os dados do paciente em seu sistema agiliza os atendimentos e eleva o grau de satisfação.
Para evitar potenciais fatores de estresse nos pacientes e garantir sua satisfação com a clínica, a sala de espera deve atender a todos esses requisitos. Mas, como fazer isso?
O objetivo de toda clínica médica deve ser reduzir a sensação de desconforto em seus pacientes e manter a sala de espera sem tumulto. Para isso, é preciso ter controle sobre a agenda e horários bem definidos.
Nesse sentido, trouxemos algumas dicas importantes a seguir!
Treinar as pessoas responsáveis pela organização da agenda é fundamental para um atendimento ágil. Afinal, elas precisam operar as ferramentas disponíveis e entender as regras básicas para os agendamentos, como tempo de consulta e respeito aos intervalos.
Cada tipo de consulta ou procedimento demanda um tempo diferente. Portanto, a equipe clínica deve estar ciente disso sempre que realizar novos agendamentos.
Os intervalos entre consultas também são margens importantes para casos de demora nos atendimentos – dessa forma, os horários seguintes não ficam atrasados.
Os lembretes de consulta evitam que os pacientes apareçam na clínica no horário errado, se esqueçam ou cheguem atrasados. Esta simples ação pode impedir que sua sala de espera fique cheia.
É possível emiti-los através do envio de mensagens automáticas via SMS e WhatsApp, ou por integração com o Google Agenda.
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Há várias maneiras de implementar a tecnologia na sala de espera de seu consultório. É possível disponibilizar wi-fi, soluções interativas para crianças e plugs USB para celulares.
Para agregar valor no atendimento, é preciso ser eficiente desde a chegada do paciente na clínica. Se você quer se destacar e oferecer serviços de excelência, leve em conta as seguintes tecnologias:
O uso de totem para clínica médica incentiva o autoatendimento e a menor necessidade de intervenção humana na recepção. A ferramenta oferece senhas de acordo com o tipo de atendimento que o paciente deseja.
Um totem oferece autonomia e pode impactar positivamente a experiência, por ser fácil de usar. Assim, os colaboradores atendem por ordem de prioridade e chegada.
A ferramenta de check-in é importante para organizar a sala de espera e monitorar quanto tempo o paciente permanece na clínica. Ele é acompanhado desde o momento em que entra no estabelecimento até a finalização da sua consulta.
Através desta solução, é possível até agilizar pagamentos de consultas e procedimentos.
Muitos sistemas contam com este recurso, já que é um dos mais seguros para armazenar as informações da sua clínica. A nuvem evita perdas de dados e históricos do paciente, entre outros registros importantes.
Além disso, pelo fato de ter acesso online, o médico pode ler o prontuário do paciente antes mesmo de chegar ao consultório – tudo de forma remota.
Ter acesso rápido aos dados completos dos pacientes agiliza a etapa de check-in. Isso porque visualizar o seu histórico, incluindo anamneses e exames, ajuda tanto a recepção quanto os próprios médicos.
O prontuário eletrônico também evita que o paciente precise repetir todo o seu histórico clínico, do qual ele pode esquecer detalhes importantes. O próprio sistema já resgata estas entradas anteriores, auxiliando o processo do médico.
Uma sala de espera otimizada oferece vantagens em termos de eficiência. Nesse sentido, um software para gestão clínica pode também agregar valor ao atendimento, pois diminui seu tempo de espera e melhora a experiência dos seus pacientes.
As soluções oferecidas pelo Feegow Clinic ajudam a organizar a clínica como um todo, desde o faturamento até a recepção. Em nossa plataforma, disponibilizamos um módulo exclusivo de agendamento com várias funcionalidades – dentre elas, uma é dedicada à sala de espera.
Estes recursos evitam que o paciente perca muito tempo na clínica, agilizando em paralelo às atividades da recepção. Veja as principais ferramentas que disponibilizamos:
Todas estas soluções estão disponíveis no Feegow Clinic, podendo ser incorporadas ao seu atendimento para oferecer serviços de maior qualidade.
OBS: Alguns desses recursos são adicionais. Consulte nossas opções de planos.
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A sala de espera em clínicas ou consultórios é uma espécie de cartão de visitas. Por isso, deve ser um local seguro e confortável.
Ir ao médico pode ser um tanto incômodo para o paciente. Por isso, sua experiência deve ser a melhor possível. Evitar recepções cheias e atrasos nos atendimentos deve ser uma prioridade.
O uso de tecnologia na sala de espera ajuda a oferecer serviços de excelência e otimiza o tempo do paciente que aguarda na fila.