Quer saber como fidelizar pacientes na sua clínica médica? Se a resposta for sim, saiba que você está indo por um dos melhores caminhos para o sucesso do seu negócio.
As consequências dessa estratégia trazem benefícios não apenas para sua clínica, como também para seus pacientes.
Isso porque seu atendimento precisa atender a certas expectativas que os façam querer retornar. O que significa um processo de melhoria contínua, apoiado em feedbacks de pessoas que já passaram pela primeira impressão.
Continue a leitura e conheça 5 (cinco) dicas que vão te ajudar a fidelizar mais pacientes!
Se a estratégia de negócios de uma empresa aposta somente em atrair novos clientes, dificilmente ela conseguirá aumentar os lucros e se desenvolver.
Esse processo é necessário, mas há razões ainda maiores para investir na fidelização de pacientes. Confira algumas delas:
O paciente satisfeito já conhece o seu atendimento. Logo, não demanda tantos cuidados no pós-consulta.
Desse modo, ter pacientes fidelizados implica em redução de custos com divulgação e em um bom fluxo de atendimentos.
Quando uma pessoa gosta de um determinado serviço, ela sente prazer em recomendar e não espera receber algo em troca.
Trata-se de um hábito em compartilhar aquilo que é bom para ajudar outras pessoas.
As recomendações são uma das melhores portas de entrada para novos pacientes por conta de um elemento psicológico, conhecido como prova social.
Isso significa que as pessoas tendem a confiar mais em serviços que já foram aprovados pelos outros, principalmente quando quem indica é alguém próximo.
Outro fator que atesta a importância de fidelizar os pacientes é a previsibilidade. Ou seja, quando você estabelece uma clientela, se torna mais fácil estipular o seu rendimento.
Você chega a essa conclusão analisando a frequência com a qual os pacientes retornam a fazer consultas. Assim, é possível fazer uma média de quantos serão atendidos por mês.
A partir de uma base de pacientes fiéis, você pode calcular quantos ainda devem chegar por indicações ou outros meios de divulgação.
Para saber como melhorar o seu atendimento, é importante ter a opinião das pessoas que o percebem. Sendo assim, nada melhor do que perguntar aos pacientes mais frequentes.
Nem todo mundo se sente à vontade para compartilhar opinião no primeiro atendimento.
Pacientes com os quais você já estabeleceu uma relação, por outro lado, poderão dizer com mais precisão como você pode melhorar.
Se você fizer uma pesquisa de satisfação com eles, é natural que dediquem mais tempo de qualidade para respondê-la.
Afinal, eles são os maiores interessados no seu bom atendimento. Assim, se houver um aspecto que possa ser melhorado, eles serão sinceros em suas respostas.
O atendimento humanizado é a base para que você crie um relacionamento mais próximo com seus pacientes.
Você precisa demonstrar empatia. Sendo assim, eles precisam sentir a sua habilidade de escuta acolhedora e que você se preocupa com o seu bem-estar.
Portanto, é preciso se comunicar de maneira clara e atenciosa. Esse tipo de atendimento faz toda a diferença para uma relação de confiança entre médico e paciente.
Quem nunca enfrentou dificuldades em agendar um horário e se sentiu frustrado com isso? Essa é uma experiência comum - e que deve ser evitada!
Em vez disso, o paciente precisa resolver essa etapa facilmente para encaixar o cuidado com a saúde em sua rotina de forma mais tranquila.
A pontualidade é muito valorizada, de modo que os atrasos, dependendo do tempo da espera, são considerados uma falta grave.
Afinal, os pacientes também possuem seus compromissos. Assim, quando eles precisam alterar suas agendas de última hora porque uma consulta atrasou, a percepção é de que eles não são a prioridade da clínica.
Junto com a dica anterior, o tempo é fundamental para a fidelização de pacientes.
Simplesmente não há como oferecer um atendimento humanizado e de qualidade se você estiver pensando no relógio durante a consulta.
Se organize de modo que o tempo que você dedica ao seu paciente seja o suficiente para atendê-lo sem pressa, respondendo todas as dúvidas atenciosamente.
Com certeza, este aspecto irá gerar a satisfação que os clientes precisam para retornar.
As críticas e sugestões devem servir de base para o aperfeiçoamento da sua clínica.
Muitas vezes, os pacientes notam problemas que nem você nem sua equipe perceberam.
Dessa forma, se você toma uma atitude baseada nos feedbacks dos pacientes, eles se sentirão contemplados e vão perceber que sua opinião é ouvida.
Uma das formas de implementar as dicas apresentadas anteriormente é utilizando um software médico.
Com o Feegow Clinic, você automatiza os processos de sua clínica e ganha mais tempo para oferecer um atendimento humanizado aos pacientes.
Além disso, a experiência de marcar uma consulta se torna muito mais prática para seus pacientes com a opção de agendamento online.
Ou seja, os próprios clientes podem marcar um horário no site da sua clínica. Ao fazer isso, eles recebem a confirmação e o lembrete da consulta automaticamente via SMS, WhatsApp ou e-mail.
Como você viu, outro ponto importante na fidelização dos pacientes são os feedbacks. Em nosso sistema, você consegue criar pesquisas de avaliação e mandar por e-mail para os pacientes logo após a consulta.
Assim, você cria um banco de sugestões para melhorar cada vez mais seu atendimento.
Estas são só algumas das funcionalidades do Feegow Clinic que podem potencializar a qualidade do atendimento da sua clínica.
Clique aqui e descubra os mais de 200 recursos. Surpreenda-se com o potencial que sua clínica pode alcançar usando a tecnologia!
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
Para manter uma clientela constante que, além de gerar previsibilidade para a sua receita mensal, pode trazer novos pacientes por meio de recomendações.
Oferecendo um atendimento focado na experiência dos pacientes e gerando a satisfação necessária para que eles retornem.
Disponibilizando a tecnologia necessária para implementar melhorias no seu atendimento e recolhendo avaliações que te ajudam a descobrir se algum aspecto da clínica precisa de melhorias.