11 Junho 2023

Como o Feegow Clinic garante a assertividade da auditoria médica?

Como-o-Feegow-clinic-garante-a-assertividade-da-auditoria-medicaAs auditorias médicas podem ser complexas e desafiadoras, pois exigem a coleta e análise de um grande volume de dados. 

Para que administradores e médicos identifiquem áreas de melhoria e implementem ações corretivas realmente eficazes, é essencial contar com indicadores acessíveis, registros assertivos e informações confiáveis.

Nesse contexto, o uso de um bom sistema de gestão, como o Feegow Clinic e seu módulo de Auditorias, é um importante aliado para facilitar e otimizar todo o processo.

Neste artigo, você vai entender melhor como o módulo de auditoria médica do Feegow proporciona esses ganhos e quais desafios de gestão podem ser superados com seu uso.

 Veja os principais detalhes a seguir e aproveite para tirar suas dúvidas sobre as auditorias. 

A importância da auditoria com software médico 

As auditorias médicas são procedimentos essenciais para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados por estabelecimentos de saúde, como clínicas, consultórios e hospitais.

Elas podem abordar temas como:

  • Conformidade regulatória;
  • Eficiência administrativa;
  • Segurança e qualidade dos atendimentos.

O processo permite que os administradores, médicos e demais profissionais envolvidos identifiquem áreas de melhoria e implementem ações corretivas.

Sua realização é obrigatória em algumas instituições, como hospitais e clínicas credenciadas aos planos de saúde. 

Contudo, mesmo os locais que não são obrigados a realizar auditorias devem fazê-lo para garantir a qualidade de seus serviços.

Entretanto, essa tarefa pode se tornar desafiadora devido à necessidade de coletar e analisar um volume amplo de dados, que muitas vezes podem não estar padronizados ou com acesso dificultado.

É aqui que entra o protagonismo de um software médico, como o Feegow Clinic e seu módulo de auditoria. A ferramenta é capaz de automatizar tarefas, melhorar a organização dos dados e simplificar o acesso às informações mais estratégicas para realização das auditorias. 

Ao conferir mais precisão, eficiência, agilidade e até a redução de custos ao processo, a tecnologia é decisiva para otimizar o trabalho dos envolvidos e os próprios serviços de saúde. 

Continue a leitura para entender melhor o seu papel e funcionamento.

Desafios da auditoria médica tradicional

A condução da auditoria médica de maneira tradicional — sem o respaldo de um software especializado como o Feegow Clinic — enfrenta uma série de desafios que impactam diretamente na eficiência e qualidade dos processos clínicos. Os principais são:

Falta de um processo estruturado

A gestão manual faz com que os registros fiquem desorganizados e não padronizados, podendo gerar inconsistências nas informações. 

Isso resulta em retrabalhos e atrasos na comunicação, comprometendo a eficiência das auditorias e do próprio estabelecimento. Além disso, a falta de estruturação aumenta os riscos de eventos adversos com os pacientes, afetando a competitividade do serviço.

Carência de padronização

Por falar na falta de padronização, esse é outro problema comum nas unidades médicas que não utilizam um software de gestão médica.

Cada profissional acaba inserindo os dados nas planilhas de formas distintas, o que dificulta a análise dos dados e favorece a ocorrência de erros

A falta de padronização também pode ocasionar o vazamento de dados, gerando multas segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Descentralização de dados

Sem a tecnologia, os dados dos pacientes ficam esparsos e sem centralização. Isso dificulta a comunicação da equipe, gera atrasos, retrabalhos e ineficiência nos processos.

As diferentes áreas do estabelecimento são interdependentes e não têm acesso em tempo real às informações. Isso prejudica as auditorias, que precisam ter acesso a dados precisos e atualizados para identificar áreas de melhoria.

Custos desnecessários

Cerca de 20% dos gastos em saúde suplementar são considerados desnecessários, segundo o IESS, evidenciando a oportunidade de evitar prejuízos por meio de processos mais eficientes.

A implementação de uma gestão estratégica embasada em dados precisos, acessíveis e em tempo real poderia reduzir esses custos significativamente. Ou seja, não só as auditorias são beneficiadas, mas a instituição como um todo.

Como um software médico consegue superar esses desafios?

Diante de todos os desafios que apresentamos logo acima, é evidente que a tecnologia hoje em dia se tornou indispensável para garantir a segurança, precisão e a qualidade das auditorias. 

Veja os principais benefícios de contar com um bom software médico de auditoria:

Ganho de eficiência

O software de auditoria dá acesso prático e imediato a todas as informações que os profissionais precisam, eliminando a necessidade de coletar e organizar os dados manualmente. 

Isso significa que os auditores podem se concentrar na análise das informações, o que torna o processo mais eficiente e preciso.

Planejamento estratégico


Com base nas informações trazidas pelo sistema, é possível identificar com precisão os gargalos do estabelecimento, otimizando o planejamento estratégico e a definição de melhorias contínuas. 

O software também pode gerar relatórios personalizados, que podem ser utilizados para acompanhar o desempenho do estabelecimento e identificar tendências.

Agilidade e organização

Com acesso imediato às informações, que deixam de ser imprecisas e despadronizadas, o tempo das operações é diminuído. Além disso, sua assertividade aumenta e a organização é aprimorada. 

O software também pode ser usado para automatizar tarefas, o que libera tempo dos profissionais para atividades mais estratégicas.

Descomplicação da jornada

Um bom software contempla toda a jornada do paciente, desde a entrada inicial até o fechamento da conta. Essa integração descomplica o acompanhamento das informações pelos auditores, tornando o processo mais fácil e eficiente.

Isso proporciona uma visão holística e facilita a identificação de áreas de melhoria ao longo de todo o percurso do paciente no estabelecimento de saúde.

Redução de eventos adversos

Por conferir mais clareza e controle sobre os eventos adversos, é possível criar estratégias eficazes para minimizá-los, evitando perdas financeiras e beneficiando os pacientes. 

O software também pode ser usado para gerar alertas sobre possíveis eventos adversos, o que pode ajudar a prevenir danos aos pacientes junto à equipe.

Redução de custos

Uma ferramenta completa, como o módulo de auditoria do Feegow Clinic, otimiza a auditoria das contas, o que contribui diretamente para reduzir as perdas financeiras

Inclusive, o sistema também pode ser usado para identificar oportunidades de redução de custos. Assim, ele viabiliza ações como a otimização de processos ou a negociação de melhores preços com fornecedores, por exemplo.

Transformando a prática clínica com o Feegow Clinic

Como você pôde ver, a garantia de assertividade que um bom software médico agrega à auditoria médica pode desencadear inúmeros benefícios à gestão de clínicas, consultórios ou hospitais.

O módulo de auditoria do Feegow Clinic foi desenvolvido para facilitar o trabalho dos auditores. Com total integração entre os módulos, ele unifica informações de diversas áreas.

Graças à automatização de processos, sua implementação minimiza erros humanos. Assim, você aumenta a precisão nas análises de auditoria e garante mais eficiência operacional para seu negócio.

Além disso, é possível gerar relatórios personalizados. Eles podem ser adaptados às necessidades específicas de cada auditoria, oferecendo informações claras e objetivas.

Como se não bastasse, o sistema assegura a proteção dos dados, cumprindo todas as normativas legais aplicáveis e garantindo a devida confidencialidade das informações dos pacientes.

Por fim, ao integrar auditoria médica e controle financeiro, a plataforma proporciona uma gestão mais eficiente, auxiliando na comprovação das melhorias adotadas no estabelecimento.

Agora que você já conhece as vantagens e diferenciais do Feegow Clinic e seu módulo de auditoria, continue explorando as possibilidades que só o software número 1 em recursos oferece. Clique aqui e confira as funcionalidades completas do Feegow Clinic.

240327_BP_Banner_Teste-grátis