05 Agosto 2021

Otimize o seu espaço médico com consultas via Telemedicina

 

O espaço médico está passando por mudanças. As novas tecnologias na área da Saúde estão se desenvolvendo rapidamente e, com isso, aumentando também as possibilidades de atuação dos profissionais clínicos.

O atendimento via telemedicina traz comodidade e mais segurança a todos em tempos de pandemia. Mas a tendência é que ela continue se desenvolvendo, mesmo depois que tudo isso passar.

Sendo assim, é importante pensar em como a tecnologia agrega valor ao seu trabalho.

Siga a leitura e descubra como a telemedicina pode otimizar o seu espaço médico!

O impacto da tecnologia no espaço médico

Os avanços tecnológicos surgem para evoluir os modelos de organização. A agenda de papel, por exemplo, foi por muito tempo um recurso para o qual não havia substituto. 

As limitações desse instrumento era algo que fazia parte da rotina das clínicas. Contudo, quando a mesma tarefa pode ser executada de forma mais ágil e eficiente, o modelo anterior se torna obsoleto.

Assim, a tecnologia vem impactando o espaço médico, tornando modelos de organização antigos em etapas a serem superadas.

É claro que esse processo não ocorre de uma hora para outra. Existe uma sobreposição de modelos, antigos e novos, que se mantém por um tempo. No entanto, a mudança é inevitável.

A informatização está substituindo o modo de lidar com os documentos. Agora, não é mais necessário destinar parte do espaço médico para guardar registros em papel.

Com um software de gestão clínica, todos eles são gerados digitalmente em segurança, ficando armazenados na nuvem.

Falando em espaço, a telemedicina vem se desenvolvendo para superar as distâncias. Com muito mais alcance, é possível atender pessoas de qualquer lugar. 

Isto ajuda os pacientes com dificuldade de deslocamento ou que vivem em regiões mais afastadas, sem acesso a especialidades médicas.

Além disso, é bom para os médicos que não precisam ter uma sala de espera tão grande.

Dicas para tornar o seu espaço médico mais agradável

Seu espaço de trabalho diz muito sobre você! Portanto, ao torná-lo mais confortável para seus pacientes, ele te ajuda a passar uma imagem de credibilidade.

Confira algumas dicas de como tornar seu espaço médico mais agradável:

Cuide da iluminação

Uma boa iluminação evita que as pessoas sintam sono enquanto estão esperando e traz vida ao ambiente.

Se possível, instale janelas grandes, que deixam a luz natural entrar. Se não, invista em luminárias de qualidade. As de LED são as mais indicadas por serem bem econômicas e duráveis.

Mantenha tudo limpo e organizado

Se você mantém uma rotina de limpeza constante, a organização acontece naturalmente. Ambas andam juntas e são consequências uma da outra.

Para limpar, é preciso mover os móveis e objetos. Assim, quando os colocamos em seus lugares novamente, já estamos organizando.

Portanto, a dica aqui é não esperar que o ambiente fique sujo. Limpar o que parece já estar higienizado é uma excelente prática para um espaço médico.

Cores e decoração

Geralmente, as clínicas e consultórios usam a cor branca para transmitir a sensação de esterilidade. Porém, mesmo dentro desse espectro, existem várias tonalidades.

Você pode usar outras cores que reproduzem um efeito de relaxamento, como cores frias e tons pastéis. 

As pessoas possuem sensibilidade estética. E mesmo que muitos não prestem atenção aos detalhes, uma decoração bem elaborada cria a sensação de bem-estar. 

Móveis confortáveis

Os móveis da sala de espera podem ser elegantes, mas eles são confortáveis? Quando for adquiri-los, não deixe de experimentar. Esse é um sinal de preocupação com o cliente e faz parte do seu acolhimento na clínica.

Melhorando a gestão do seu espaço médico

Para otimizar a gestão do espaço médico, não há mistério! Utilizando a tecnologia a seu favor, você mantém o seu negócio a todo vapor.

Separamos algumas estratégias bem fáceis para otimizar suas rotinas. Vamos lá?

1. Recepção dos pacientes

O primeiro contato entre o consultório e o paciente é através da recepção. A recepcionista fica responsável por orientar e realizar agendamentos corretamente.

Uma vez que o paciente vai ao consultório, ele não deseja apenas cuidar da sua saúde. Como um bom consumidor, ele espera um bom tratamento e avalia o atendimento de acordo com a experiência vivida em sua passagem pela clínica.

A recepcionista cuida dos agendamentos por telefone, realiza marcações e confirmações de consultas, e muitas vezes é encarregada de responder às solicitações e dúvidas dos clientes por e-mails ou telefone.

Com tantas funções, ela pode não conseguir se dedicar integralmente, possibilitando a ocorrência de erros nos agendamentos ou o tratamento inadequado a um paciente.

Lembre-se de investir em:

Agenda

Com uma agenda inteligente e intuitiva aumenta-se a produtividade da colaboradora e automatizam-se os processos. Por meio dela, o consultório confirma automaticamente a consulta dos pacientes, abandonando de vez o trabalho manual.

Confirmação de consultas automática

Você já deve ter se perguntado o porquê é tão importante manter o contato remoto com seus pacientes. A confirmação de consulta automática reduz o número de absenteísmo em sua clínica, já que a maioria das faltas está associada ao esquecimento do paciente da consulta marcada.

Agendamento online

Esse é um ótimo recurso para gestão de consultórios. Com ele, o paciente pode marcar suas consultas remotamente, sem precisar se deslocar ou ligar e demandar o tempo da recepcionista no telefone, enquanto ela poderia focar nos pacientes na sala de espera.

Dar essa autonomia ao paciente garante agilidade e não dá margem a erros, além de eliminar os horários vazios na agenda dos médicos.

Todos esses recursos tecnológicos contribuem para a satisfação de seus pacientes. Se o objetivo principal do seu negócio é fidelizá-los, os pontos citados são fundamentais.

2. Atendimentos personalizados

Outra área que precisa de atenção é a que diz respeito aos atendimentos médicos.

Não é de agora que fornecer um atendimento de qualidade aos pacientes aumenta as chances de fidelização e, o mais importante, mantém a boa reputação do seu consultório.

Quanto maior a praticidade nas rotinas clínicas, maior a produtividade dos seus médicos. Pois se reduz tempo em processos dentro do consultório, seus médicos terão mais tempo para focar no atendimento de qualidade para seus pacientes.

Isso tudo lembrando que cuidar dos seus pacientes é essencial. Priorize o atendimento humanizado, entendendo as necessidades de cada paciente e investindo na valorização e no respeito.

3. Dados dos pacientes atualizados

Você já passou pela situação de perder a ficha ou cadastro de um paciente? Além de gerar um transtorno para o paciente, contribui para que o consultório ganhe a fama de desorganizado e, pode ser que o seu cliente não retorne.

Mas você tem ideia do porquê? O que o seu paciente quer é agilidade desde o momento em que chega ao consultório. Por isso, ter em mãos seus dados traz rapidez e eficiência para os atendimentos.

Antes mesmo do paciente chegar ao consultório, o médico já tem todos os dados em sua tela do computador com o armazenamento em nuvem. 

Armazenamento em nuvem

É a forma mais segura e sigilosa em que se pode manter os dados dos seus pacientes, pois reduz o erro de perda e eventuais aborrecimentos por parte dos seus clientes.

Prontuário eletrônico

Imagine ter acesso a todos os dados dos pacientes, desde anamneses e pedidos de exame em um único lugar. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta digital que mantém as informações de cada paciente à disposição dos médicos. O melhor é que ele pode ser consultado remotamente ou antes do paciente chegar ao consultório.

4. Gestão financeira séria

Todas as áreas do consultório são importantes, principalmente a parte financeira. Enfim, o seu negócio também é uma empresa e precisa estar atento ao fluxo de caixa. Ou seja, todos esses processos financeiros demandam atenção e cuidado para não prejudicá-lo.

Investindo em automação na parte financeira, a sua clínica pode focar nos lucros e se desenvolver positivamente no mercado.

Pense nisso e não se esqueça de dar uma atenção especial a essa parte tão essencial!

5. Software para gestão de consultórios

Optar por um software de gestão para médicos ainda é a melhor opção se o seu objetivo é otimizar as tarefas do seu consultório.

Quer gerenciar de maneira inteligente a agenda médica? Ter gestão financeira eficiente e controle sobre suas finanças?

Um software médico pode lhe proporcionar tudo isso. Ah, e há várias opções gratuitas no mercado! Sendo assim, você pode testá-las e escolher o melhor para a sua rotina.

Pagamentos no momento do agendamento

Junto à agenda dos pacientes, tenha informações financeiras, que indiquem o valor do procedimento, se o paciente possui convênio ou não e, caso possível, realizem a emissão de nota fiscal e gerem recibos. Tudo isso concentrado em apenas um lugar.

Relatórios detalhados na palma da mão

Tenha em mãos relatórios para manter a gestão do seu consultório eficiente e saber o que entra e sai dele é imprescindível.

Segurança em primeiro lugar

Mantenha os dados dos seus pacientes em um ambiente seguro e de fácil acesso.

Controle financeiro de qualquer lugar

Obtenha informações financeiras mesmo quando não estiver no consultório e, o mais importante, automatize tudo isso! Assim, sobra mais tempo para cuidar da saúde e do bem-estar dos seus pacientes.

Como otimizar o espaço médico com a Telemedicina? 

Se você quer saber como otimizar as tarefas do seu consultório, veio no post certo! 

Sabemos perfeitamente que você possui uma rotina médica intensa e repetitiva. Ou seja, as tarefas são praticamente as mesmas todos os dias. Então, a otimização deve reduzir principalmente aquelas feitas manualmente.

De forma automática, o tempo que uma pessoa levaria para executar uma ação pode ser reduzido ao máximo.

Por isso, com um sistema de gestão para clínicas e consultórios cuidando dessa parte, a qualidade nos serviços prestados estará garantida.

Afinal, a satisfação dos seus pacientes deve ser o objetivo principal do negócio. Portanto, avalie em quais áreas do seu consultório é necessário impor mudanças e aplicá-las.

Com a telemedicina, conforme o planejamento da sua agenda, você pode atender mais pessoas remotamente, evitando a formação de uma sala cheia, por exemplo.

Ela também permite agilizar processos urgentes, como a emissão de laudo médico. Com uma plataforma digital, este documento fica disponível online em poucos minutos.

Assim, profissionais especializados com acesso ao software podem analisar os exames. Inclusive, a plataforma permite que eles emitam e assinem os laudos digitalmente.

 

O que é preciso para atender de maneira remota? 

 

Para atender de maneira remota, é preciso ter uma boa conexão com a internet. Se você consegue assistir serviços de streaming com ela, também servirá para teleconsultas.

Além disso, o seu computador precisa ter câmera e microfone funcionando bem. E o mais importante: possuir acesso a um software de telemedicina. 

É preciso escolher um sistema com criptografia para a proteção dos dados do paciente. 

Agora, você já sabe como otimizar o seu espaço médico com consultas via telemedicina! Que tal aprender tudo sobre como automatizar a rotina da sua clínica? 

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Perguntas frequentes:

Qual é o impacto da tecnologia no espaço médico?

A tecnologia impacta o espaço médico em sua forma de organização. Com um software de gestão e armazenamento de dados, não é mais necessário arquivos físicos. Hoje, as informações podem ser armazenadas digitalmente em um só lugar.

Como otimizar o espaço médico via Telemedicina?

O espaço médico pode ser otimizado via Telemedicina ao reduzir as filas de atendimento e a espera por laudos. Com um software, é possível fazer consultas, enviar exames para especialistas e receber laudos assinados digitalmente.

O que é preciso para atender de forma remota?

Para atender de forma remota, é preciso uma boa conexão com a internet. A câmera e o microfone do computador devem estar funcionando adequadamente. É preciso também ter acesso a um software de Telemedicina que garanta a proteção dos dados do paciente.