Você já pensou sobre a importância do engajamento do paciente para os cuidados com a Saúde?
Trata-se de um passo essencial para o sucesso dos tratamentos e para a promoção da saúde.
Neste post descubra a importância desse elemento, além de receber dicas de como promovê-lo em sua clínica. Confira!
É a participação ativa do paciente em seu próprio cuidado com a saúde.
Trata-se de um conceito “guarda-chuva” que abriga outros, como a ativação do paciente, além de suas questões comportamentais.
Sendo assim, o engajamento do paciente envolve os seus conhecimentos, habilidades e confiança para decidir sobre a própria saúde.
Ao mesmo tempo, necessita-se que ele tenha disposição em participar do processo de tomada de decisões em seu tratamento e comprometimento para segui-lo.
Nesse sentido, muitos pacientes param de tomar os medicamentos assim que sentem alguma melhora em seus sintomas, representando assim um grande risco, pois sem completar o tratamento, a enfermidade pode retornar e até mesmo se agravar.
Por isso, o papel do médico no engajamento do paciente é comunicar as informações necessárias para desenvolver os seus conhecimentos e habilidades. Isto serve tanto para incentivar a continuidade do tratamento como para promover hábitos e comportamentos mais saudáveis.
Desse modo, o engajamento do paciente também possui um propósito preventivo.
A crise na Saúde gerada pela pandemia mostrou com veemência a necessidade do engajamento do paciente, sobretudo daqueles portadores de comorbidades.
Afinal, o Covid-19 é especialmente perigoso para pessoas com diabetes, asma, obesidade, hipertensão entre outros.
Nesse sentido, aumentar o engajamento desses pacientes torna-se essencial para diminuir a mortalidade da doença.
Ou seja, além das medidas de prevenção como o distanciamento social, higienização de superfícies e uso de máscaras, estes pacientes precisam intensificar a atenção com a saúde.
Para isso, o automonitoramento e a mudança de hábitos devem ser ações essenciais para a preservação da saúde.
Acima de tudo, a disseminação de informações confiáveis pelos profissionais da Saúde e órgãos públicos cumpre um papel chave no engajamento do paciente. Dessa forma, graças às tecnologias de informação e comunicação foi possível instruir e educar as pessoas sobre as melhores formas de se prevenir e lidar com a doença.
Contudo, a facilidade de qualquer pessoa divulgar informações também trouxe o problema das informações falsas.
Felizmente, existem várias agências de checagem de informações, além dos profissionais da saúde que se esforçam para garantir que as orientações corretas prevaleçam.
O engajamento do paciente é importante para garantir a eficácia dos tratamentos e para reduzir os agravos à saúde.
A mudança de atitude em relação aos cuidados médicos faz com que os pacientes deixem de marcar consultas apenas quando estão com algum problema.
Dessa forma, as consultas de rotina para o acompanhamento da saúde se tornam mais frequentes.
Logo, o médico pode diagnosticar possíveis doenças em sua fase inicial e iniciar o tratamento precocemente, o que potencializa as chances de cura.
Além disso, quando há o engajamento do paciente, ele entende a importância de hábitos como beber água regularmente, ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.
Da mesma forma, no caso de uma doença já instalada, ele também adota uma postura de parceria com o médico, seguindo o tratamento à risca.
Esse é um dos motivos pelos quais a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o engajamento do paciente como uma das estratégias chave para garantir a sua segurança.
De acordo com o órgão, as medidas educativas também possuem o propósito de empoderar o paciente.
Portanto, o engajamento do paciente é importante tanto para seu processo de cura quanto para a prevenção de outras enfermidades.
O principal aspecto necessário para engajar os pacientes é oferecer um atendimento humanizado.
Isto é, ao atender o paciente é preciso estar disponível para ouvi-lo com empatia criando assim a abertura necessária para que ele seja receptivo às instruções do médico.
Ele também precisa se sentir à vontade para tirar todas as suas dúvidas sobre o seu diagnóstico e sobre o que esperar do tratamento.
Lembre-se de evitar os jargões médicos, explicando a situação em uma linguagem que o seu paciente consiga entender tudo claramente.
Outra forma de engajar os pacientes é motivá-lo a realizar as consultas de retorno e de check-up.
Você pode fazer isso explicando a importância desses dois tipos de consultas e quais os benefícios para o paciente.
Neste caso, também é importante realizar um atendimento de excelência para que o paciente tenha vontade de voltar à sua clínica mesmo sem um problema específico.
Use as suas redes sociais, blog ou site da clínica para produzir conteúdos para a promoção da saúde.
Além de engajar os pacientes, você aumenta a sua presença digital, aumentando assim o reconhecimento da sua clínica.
Confira a seguir os principais benefícios do engajamento do paciente:
Concluindo, fica claro, a partir dos seus benefícios e importância, que o engajamento do paciente deve ser uma das principais estratégias de qualquer organização de Saúde. Se você deseja estender esta estratégia para o digital integrando ao marketing de sua clínica, então confira este webinar com dicas para criar conteúdos para suas redes sociais.
É a participação ativa do paciente em seu próprio cuidado com a saúde.
É importante para garantir a eficácia no processo de cura do paciente e para a prevenção contra outras enfermidades.
Tenha um atendimento humanizado; incentive os pacientes a fazer consultas de retorno e check-up e crie conteúdos educativos em seus canais na internet.