Passo a passo para otimizar o encaminhamento de paciente
O encaminhamento de pacientes é uma prática comum em consultórios e clínicas. Afinal, um único profissional não consegue resolver todos os problemas de saúde com os quais se depara. Nestes casos, o médico precisa encaminhar o paciente a outro especialista.
Por mais simples que pareça, o encaminhamento de pacientes merece tanta atenção quanto qualquer parte do atendimento.
É por isso que trouxemos neste post um passo a passo para otimizar essa atividade em sua clínica.
A importância da gestão do encaminhamento de paciente
Ter uma boa gestão de encaminhamento de pacientes é essencial para garantir que eles não abandonem o tratamento.
Acima de tudo, o processo de encaminhamento de paciente não pode ser apenas indicar a necessidade de buscar um especialista.
Em síntese, trata-se de uma parte importante do atendimento médico, principalmente se você trabalha na Atenção Primária à Saúde.
Afinal, ela é a porta de entrada dos pacientes no sistema de saúde. É a partir dela que o paciente será direcionado aos especialistas de acordo com suas necessidades.
Todavia, se o médico não conduzir este processo da maneira adequada, o paciente ficará desorientado por não conhecer um especialista de confiança com quem consultar.
Como resultado, ele pode acabar desistindo do tratamento e ficar com uma má impressão da clínica.
Sobre os protocolos de encaminhamento de paciente
Os protocolos de encaminhamento servem a dois propósitos principais.
Primeiramente, estabeleça os limites entre a Atenção Primária à Saúde e os outros níveis de assistência, ou seja, mostre que o paciente possui uma indicação clínica que justifica o seu encaminhamento para um serviço especializado.
O segundo objetivo é padronizar o processo de encaminhamento de pacientes aumentando a eficiência dos atendimentos.
No âmbito do SUS, por exemplo, isto significa ter a capacidade de identificar na lista de espera os pacientes que precisam de atendimento especializado.
Com isso, é possível agilizar a marcação das consultas de acordo com a classificação de risco.
O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu uma metodologia para a elaboração de protocolos de encaminhamento de pacientes.
Então, confira a seguir os sete passos para aplicar a metodologia e criar um protocolo:
- Identificar as especialidades com longo tempo de espera, cujos problemas não podem ser resolvidos pela Atenção Básica;
- Verificar a demanda nas listas de espera das especialidades selecionadas;
- Selecionar os motivos mais frequentes de encaminhamento para cada especialidade;
- Revisar as evidências científicas sobre as ações mais indicadas para estes motivos na Atenção Básica e identificar as contribuições do atendimento especializado para eles;
- Definir quais os motivos devem ser encaminhados para os especialistas;
- Definir quais motivos são de maior risco para definir a prioridade do atendimento;
- Listar um conjunto mínimo de informações que o médico solicitante deve fornecer.
4 dicas para otimizar o encaminhamento de paciente
1. Garanta que o paciente encontre o especialista
Faça uma guia de encaminhamento com todos os dados necessários para que o paciente encontre facilmente o especialista.
Em outras palavras, certifique-se de que os dados de contato e endereço da outra clínica estejam atualizados.
2. Conheça os especialistas
Assim como o seu paciente confia no seu atendimento, ele também irá confiar na sua indicação.
Portanto, conheça o trabalho do especialista para o qual está encaminhando seus pacientes.
Além disso, liste os problemas que aparecem com frequência em sua clínica e que precisam de atendimento especializado.
A partir dessas informações você consegue ter uma ideia de quais especialistas precisa conhecer.
3. Crie parcerias com outras clínicas
Após encontrar especialistas de sua confiança, crie parcerias com essas clínicas.
Neste sentido, as empresas podem estabelecer um acordo para oferecer descontos para pacientes indicados pela outra.
Sobretudo, é fundamental que as vantagens da parceria estejam direcionadas aos pacientes.
Isso porque de acordo com Código de Ética Médica, os profissionais não podem encaminhar pacientes em troca de remuneração.
4. Crie um modelo de encaminhamento de pacientes
Para que você não esqueça de nenhuma informação relevante, crie um modelo para escrever os seus encaminhamentos de pacientes. Ao passo que um processo padronizado agiliza a sua rotina e evita a ocorrência de erros.
Criando um modelo de encaminhamento de paciente
O documento do encaminhamento deve ter informações tanto para o médico especialista como para o paciente.
Ou seja, nele devem constar as informações do paciente obtidas por meio da anamnese que demonstrem a necessidade da atenção do especialista.
Já para o paciente, o documento serve como um direcionamento para entrar em contato com o profissional. Portanto, ele deve conter o contato da clínica e o seu endereço.
Confira agora um modelo de encaminhamento:
À (Ao) (nome do médico, especialidade)
Prezado(a) Dr(a):
Encaminho o(a) paciente (nome completo do paciente) que se apresentou em meu consultório com os seguintes sintomas (dados clínicos do paciente que justifiquem o motivo do encaminhamento) para avaliação.
Fico à disposição para sanar qualquer dúvida.
Atenciosamente,
(nome do médico e CRM).
De antemão, este tipo de modelo também pode ser configurado em um software de gestão de clínicas e ser assinado digitalmente.
Agora que você já sabe como otimizar o encaminhamento de pacientes, descubra como automatizar outros setores de sua clínica.
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Perguntas frequentes:
Qual é a importância da gestão do encaminhamento de paciente?
Para garantir que o paciente não abandone o tratamento pela dificuldade em encontrar o especialista.
Qual é o objetivo dos protocolos de encaminhamento de pacientes?
Padronizar o processo de encaminhamento de pacientes e definir os limites entre os diferentes níveis de atenção à Saúde.
Como otimizar o encaminhamento de paciente?
Informe todos os dados necessários para o paciente encontrar o especialista; indique profissionais de sua confiança; faça parcerias com outras clínicas e crie um formulário modelo para os encaminhamentos.