O disparo de e-mail marketing é uma estratégia importante para desenvolver o relacionamento entre clínica médica e paciente. É com esse recurso que lembretes de consultas e informações importantes podem ser enviadas com eficiência e assertividade.
O canal de comunicação via e-mail ainda garante mais padronização nas mensagens, diminuição de ruídos e chances de informar e atrair pacientes.
Se você está interessado em compreender mais sobre marketing médico e de que forma utilizar campanha de e-mail marketing para fidelizar seu público, continue a leitura!
As ferramentas de disparo de e-mail marketing são excelentes para atrair e fidelizar pacientes. Elas servem como um canal de comunicação entre o consultório médico e seu público-alvo que já demonstrou interesse pelo serviço, ou até mesmo já o utilizou.
Veja nos tópicos abaixo alguns exemplos de soluções gratuitas para você utilizar na estratégia de marketing da sua clínica.
O Mailchimp é a plataforma de e-mail marketing gratuita mais famosa do mercado. Seus recursos são ideais tanto para quem está começando a aplicar campanhas de e-mail marketing, quanto para aqueles mais experientes.
Nele você encontra opções para criar:
É possível integrar a outras plataformas, como por exemplo o Google Analytics, para ter uma gestão ainda mais completa.
A versão grátis permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos. Já para as versões pagas, os pacotes iniciam com o preço de 10 dólares mensais, disponibilizando recursos adicionais.
Totalmente brasileira, o Nitronews é ótimo para quem não entende muito sobre marketing digital. Ele oferece uma interface intuitiva, com excelentes ferramentas e um atendimento especializado.
Entre suas principais características, estão:
No plano gratuito, é possível enviar até 10 mil e-mails mensal, para até 2 mil contatos. Para planos pagos, o limite varia, e ainda inclui uma consultoria de especialistas.
O Sender é outra ferramenta para marketing médico que é simples e prática. Com ela, é possível:
O Sender também possui integração com várias plataformas, e o melhor é: não precisa entender sobre códigos HTML. Você pode utilizá-lo gratuitamente para enviar até 15 mil e-mails por mês.
Por fim, o Vertical Response é uma ferramenta mais focada para envio de newsletter - uma espécie de boletim informativo digital. É uma excelente opção se o disparo de e-mail marketing da sua clínica médica for esse tipo de estratégia.
Seus diferenciais e características, são:
Você pode experimentar a ferramenta gratuitamente, enviando até 4 mil e-mails para até 300 contatos.
Agora que você já conhece as principais opções de ferramentas de disparo de e-mail marketing para escolher, confira como usar esse recurso de forma assertiva. Para isso, você deve considerar quatro aspectos do marketing digital, que são:
O primeiro é o que garante o controle do público. Por exemplo, se você deseja resgatar aqueles clientes que chegaram a visitar seu site mas não finalizaram o agendamento online, é essencial que esse tipo de e-mail não vá para todos da sua lista.
O design do e-mail além de atrair visualmente o leitor, também otimiza seu tempo de criação. Isso significa que ferramentas que permitem templates replicáveis são a melhor opção, principalmente se você não tem experiência na área.
Já a parte de automação do disparo de suas campanhas permite que você tenha mais produtividade e eficiência no envio de e-mails.
Por exemplo, se você escolher mandar e-mails de lembrete para consulta, o ideal é que isso seja feito automaticamente. Assim, garante que nenhum paciente será esquecido, e que o e-mail será enviado no horário correto.
Por fim, o monitoramento do desempenho dos disparos permite ver diversas estatísticas. Por exemplo, saber quantas aberturas e cliques tiveram suas campanhas. Assim, melhorias podem ser feitas para intensificar seus resultados.
Depois de descobrir como fazer disparo de e-mail marketing, saiba que existem certos dias e horários que os leads normalmente acessam suas caixas de e-mail.
Segundo pesquisa da Resultados Digitais, segunda e terça-feira são os dias que apresentam a melhor taxa de abertura da semana. Os fins de semana devem ser evitados.
Já o melhor horário para disparo de e-mail marketing é entre 4h e 6h da manhã, ou entre 10h e 15h. Enviar e-mail após às 16h não é uma boa escolha.
A pesquisa ainda ressalta que para a área de Saúde e Estética, disparos feitos às segunda-feira entre 13h e 17h são os ideais.
Após encontrar uma empresa de e-mail marketing, é preciso pensar na estratégia de marketing de relacionamento que sua clínica médica irá adotar. Alguns temas que você pode escrever nos e-mails mkt para fidelizar seus pacientes, são:
É importante ressaltar que, segundo a Resolução CFM 1974/11, é proibido divulgar informações relacionadas ao financeiro. Ou seja, e-mails promocionais, modalidades de pagamento aceitas, preços de procedimentos, etc, não podem ser feitos.
Quando se trata de atrair pacientes, o marketing médico é uma ferramenta poderosa. No entanto, é importante lembrar que há regulamentos específicos que devem ser seguidos para garantir a ética e a segurança dos pacientes. É aqui que o Feegow Marketing pode ajudar.
Este serviço foi desenvolvido para atender às necessidades específicas dos profissionais de saúde, garantindo que todas as estratégias de marketing estejam em conformidade com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o Feegow Marketing, os profissionais podem planejar suas campanhas de marketing com confiança, sabendo que estão trabalhando dentro dos limites éticos e legais.
Além disso, o serviço oferece uma série de ferramentas para ajudar a atrair pacientes e promover seus serviços médicos de maneira eficaz. Quer continuar aprendendo mais sobre o universo de marketing para clínicas? Então confira o nosso webinar gratuito sobre Estratégias para Conquistar Pacientes nas Redes Sociais e Impulsionar Sua Agenda!
Lead são pessoas que disponibilizaram seus contatos, como e-mail, telefone e endereço, para receberem algo de determinada empresa. Em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, todos os contatos são leads.
O CFM proíbe que clínicas médicas enviem e-mails promocionais, descontos ou até mesmo o valor de procedimentos para seus pacientes de modo automático.
O formato do e-mail marketing deve ser condizente com o conteúdo escolhido. Ou seja, se aquele disparo é para envio informacional, ter o máximo de destaque para o texto é o ideal. Já se é um e-mail de lembrete, ele deve ser curto e bem visual.