09 Março 2022

Por que investir em diagnóstico integrado com Feegow Clinic?

Investir em diagnóstico integrado é uma ótima forma de otimizar os processos de sua clínica e aumentar a precisão dos seus diagnósticos.


As plataformas de diagnóstico integrado facilitam o fluxo de informações e agilizam a conclusão dos laudos médicos.


Se você está pensando em investir nessa tecnologia, continue a leitura desse post para saber se vale a pena!


Por que investir no diagnóstico integrado?


Muitas vezes, os pacientes precisam fazer diversos exames complementares para que o médico consiga elaborar o seu diagnóstico.


O problema de não contar com o diagnóstico integrado é que as imagens desses exames ficam espalhadas em diversos sistemas e em formatos diferentes.


Isso dificulta a visualização completa dos resultados e aumenta o tempo necessário para concluir o processo.


A integração entre diferentes sistemas permite que o médico acesse os exames do paciente em um só lugar.


Portanto, o principal motivo para investir no diagnóstico integrado é melhorar a eficiência na elaboração de diagnósticos e laudos médicos.


Os sistemas integrados facilitam a comunicação entre clínicas, laboratórios e médicos. Ou seja, não é preciso imprimir os exames e transportá-los fisicamente de uma instituição para outra.


Isso faz com que o processo seja mais rápido de modo que o paciente possa começar o tratamento mais cedo. Consequentemente, os desfechos clínicos se tornam mais positivos.


Sistemas PACS e RIS no diagnóstico integrado


Para adotar o diagnóstico integrado, os sistemas PACS e RIS são fundamentais. Eles são ferramentas que trabalham em conjunto para armazenar e gerenciar as imagens médicas.


O PACS (Picture Archiving and Communication System) é um sistema que permite o armazenamento de imagens médicas de diversas origens.


Ou seja, o sistema conecta as diversas modalidades de exames, como tomografia, radiologia, medicina nuclear, etc. As imagens ficam armazenadas na nuvem de forma econômica e acessível. 


Já o RIS (Radiology Information System) serve para gerenciar e organizar as demandas do processo de diagnóstico da clínica. Ele traz funções como:


  • Gerenciamento de fluxo de trabalho em um departamento de radiologia;
  • Registro e agendamento de pacientes;
  • Gerenciamento de lista de pacientes;
  • Solicitação e digitalização de documentos;
  • Registro de resultados;
  • Relatórios digitais;
  • Transmissão de resultados;
  • Criação de arquivos técnicos;
  • Gestão de consentimento.


A integração entre esses dois sistemas permite um fluxo mais organizado do processo diagnóstico, diminuindo o custo operacional. 


Além disso, as imagens digitais permitem funções como zoom, controle de contraste e cor para aumentar a precisão das análises.


Como a ausência de um diagnóstico integrado pode impactar sua clínica?


A ausência de um diagnóstico integrado pode causar lentidão no processo de elaboração de laudos médicos, pois a descentralização das informações aumenta o nível de esforço operacional.


Se a clínica utiliza ferramentas como planilhas, prontuários de papel, entre outros documentos para se organizar, as chances de as informações se perder durante o processo são maiores.


Com isso, aumenta a quantidade de retrabalho como a realização de exames que o paciente já fez.


Isto é, a chance de acontecer desperdícios é muito maior se a clínica não possui o diagnóstico integrado.


Logo, os principais impactos dessa ausência na sua clínica acontecem no setor financeiro por conta do maior custo operacional e também na qualidade dos serviços de diagnóstico.


Quais são as vantagens de um diagnóstico integrado?


Confira agora as principais vantagens do diagnóstico integrado para sua clínica:


Segurança das informações


Os sistemas de diagnóstico integrado possuem uma série de normas técnicas para a guarda e manuseio das informações clínicas que garantem a sua segurança.


Entre os mecanismos de segurança podemos citar a criptografia de dados, o acesso por autenticação e os backups diários.


Dessa forma, os dados dos pacientes são preservados tanto do ponto de vista de invasões virtuais, como na questão da integridade.


Isso porque os documentos em papel estão sujeitos a degradação e extravio. Além disso, não existe um padrão de segurança que garanta a segurança dos documentos físicos.


Redução dos custos operacionais


Outra vantagem do diagnóstico integrado é a redução dos custos operacionais da clínica. Afinal, o armazenamento digital dispensa a necessidade de comprar materiais como papel, mobília para o arquivo, pastas, etc.


Ele também apresenta a possibilidade de utilizar serviços de laudos online que possuem um custo menor. 


A disponibilidade dos serviços dessa modalidade também é maior, já que a clínica pode solicitar os laudos de especialistas de qualquer parte do Brasil.


Articulação com o prontuário eletrônico


Por fim, a integração entre os sistemas permite a visualização das imagens e resultados dos exames junto às informações do prontuário eletrônico.


Além disso, é possível cruzar os dados dos pacientes da clínica para traçar um perfil epidemiológico para que a organização possa direcionar os recursos necessários para atender as necessidades de seu público.


Se você está pensando em investir em diagnóstico integrado, o Feegow Clinic é a opção perfeita para você.


Isso porque nosso software permite a integração com três plataformas de PACS para você escolher:



Ao investir em diagnóstico integrado com o Feegow Clinic você otimiza não só os processos voltados para essa atividade, como os demais setores da clínica.


O software é uma ferramenta para a sua gestão. Ele integra recursos desde o agendamento e recepção dos clientes até o pós-consulta. Por isso, confira os recursos do Feegow Clinic e garanta a melhor experiência de seus pacientes!


Feegow Clinic. Faça o seu teste grátis!

Preencha o form e comece a usar agora mesmo.

Perguntas frequentes:

Por que investir no diagnóstico integrado?

Para aumentar a eficiência na elaboração de diagnósticos e laudos médicos e na organização das informações clínicas dos pacientes.

Como a ausência de um diagnóstico integrado pode impactar sua clínica?

A ausência de um diagnóstico integrado pode gerar mais retrabalho e solicitação de exames desnecessários e pode impactar na qualidade dos diagnósticos.

Quais são as vantagens de um diagnóstico integrado?

As informações dos pacientes ficam mais seguras com os sistemas de diagnóstico integrado, os custos operacionais são melhores e os diagnósticos são mais precisos.