Decoração de consultório pode não ser sua especialidade, mas é um assunto que merece atenção. A razão disso é simples: o conforto dos seus pacientes!
Se você deseja oferecer uma experiência agradável às pessoas que frequentam a sua clínica médica, a decoração é um dos aspectos nos quais precisa investir.
Neste texto, você entenderá como a decoração do consultório impacta na forma como os pacientes se sentem e terá ótimas inspirações para transformar o visual da sua clínica.
Se você está construindo o seu espaço ou pretende reformá-lo, atente-se às normas da Anvisa e tenha esta leitura como um guia!
A decoração do consultório tem grande importância na prática do cuidado centrado no paciente.
Ambientes desorganizados, disfuncionais e com excesso de informações visuais podem afetar o estado das pessoas.
Isso porque nossas reações aos estímulos sensoriais são inconscientes e se refletem em emoções positivas ou negativas.
Uma decoração de consultório que preza por acolhimento, limpeza e organização faz com que o paciente se sinta mais calmo e seguro.
Em contrapartida, quando não há esse cuidado, o ambiente se torna motivo de aflição para pacientes e familiares, que podem já se encontrar em maior fragilidade.
Com toda essa influência sobre as emoções humanas, a decoração do consultório pode ser uma aliada na divulgação da sua clínica.
Ao utilizar o marketing sensorial, você cria estratégias para gerar estímulos positivos aos sentidos e, com isso, estabelecer vínculos afetivos com seus pacientes.
É preciso ter clareza sobre quais sensações se deseja despertar nas pessoas. No caso da decoração de um consultório, o equilíbrio e a harmonia são fundamentais.
Por serem estabelecimentos de saúde, as clínicas médicas podem ser percebidas como locais frios.
Em contrapartida, o excesso de objetos decorativos pode passar uma imagem confusa e de pouca credibilidade.
O melhor caminho para a decoração de um consultório envolve acessibilidade e conforto. Assim, os pacientes se sentem bem e os profissionais podem fazer os atendimentos com facilidade.
Até aqui, você já deve ter percebido como a decoração de consultório promove vantagens para além da estética.
Agora, vamos visualizar na prática como planejar ambientes que acolhem os pacientes e favorecem o trabalho dos profissionais.
Inspire-se nessas ideias para decoração de consultório médico:
Aposte em cores que contribuam para a criação de uma atmosfera calma no ambiente. Tons suaves e neutros são boas alternativas.
Você não precisa se limitar ao branco, mas o uso dessa cor e suas variações valoriza a limpeza dos espaços.
Se sua clínica atua com pediatria, seja mais ousado na decoração do consultório. Utilize cores vivas para deixar o ambiente descontraído e atraente para as crianças.
Considere a inclusão de materiais naturais, como madeira ou linho, em alguns pontos da decoração.
As texturas desses materiais são bastante vinculadas a acolhimento e receptividade.
Mas tome cuidado para não exagerar! Equilibre a composição com marcenaria off-white e materiais leves, como o vidro.
No momento de escolher os revestimentos para a decoração do consultório, opte por materiais duráveis, de fácil manutenção e com acabamento refinado.
O porcelanato funciona bem para revestir o piso de clínicas médicas por apresentar todas essas características.
Se o seu espaço é pequeno, utilize o mesmo revestimento em todos os ambientes da clínica. Esse truque traz uma sensação de continuidade e amplitude.
Mesmo com toda a seriedade envolvida na área da saúde, não é preciso criar ambientes monótonos, sem apelo estético.
Lembre-se de que a decoração do consultório deve refletir um pouco da sua personalidade. Um bom recurso para agregar estampas discretas ao espaço são os papéis de parede.
Não deixe de incluir plantas na decoração do seu consultório. Mantê-las por perto é uma forma simples de trazer vida ao ambiente.
Se você contar com um espaço amplo, considere até mesmo criar um pequeno jardim de inverno no interior da clínica. O clima será de muita tranquilidade!
Não há como fugir deste ponto - a decoração do consultório precisa ser funcional. Os espaços devem permitir fácil mobilidade e acesso a insumos.
Invista em nichos, gavetas e armários. Esses itens são muito importantes para manter o ambiente organizado e reduzir a quantidade de objetos expostos, facilitando a locomoção.
Em projetos de clínicas médicas, a recepção é responsável pela primeira impressão do paciente. Dê atenção a esse espaço, apostando em elegância e muito conforto.
No momento de escolher os móveis para a decoração do consultório, busque as opções que melhor atendam às suas necessidades.
Uma boa alternativa é fazer móveis sob medida ou adquirir em lojas de planejados.
Não se esqueça de que você e sua equipe precisam de praticidade, mas também não se esqueça de que a mobília precisa ficar harmônica com toda a composição.
A iluminação está entre os principais elementos de um ambiente. Por isso, analise o que melhor funciona para a sua clínica.
Iluminação indireta e luzes amarelas tornam o ambiente mais aconchegante. Em alguns pontos estratégicos, você pode incluir spots de luz para ter melhor visibilidade durante os atendimentos.
Em uma clínica médica, não há nada mais importante do que organização e higiene. Esses aspectos, quando descuidados, podem ser prejudiciais à imagem do seu negócio.
Antes de um objetivo estético, a decoração do consultório deve facilitar a manutenção dos ambientes, que precisam estar sempre limpos e em ordem.
Esse é um ponto essencial para fazer o seu paciente se sentir seguro!
Se você seguir essas dicas para a decoração do consultório, a sua clínica estará bem preparada para receber os pacientes.Com ambientes convidativos, você pode partir para a divulgação! Baixe o nosso e-book e veja como fazer a sua clínica aparecer no Google.
As informações visuais da decoração geram reações inconscientes nos pacientes, que podem ser positivas ou negativas.
Com a escolha ponderada de elementos, a decoração do consultório pode despertar sensações nos pacientes, facilitando o atendimento.
Utilize cores e materiais acolhedores, selecione e distribua bem a mobília, aposte em iluminação indireta e favoreça a organização e limpeza dos ambientes.