Como calcular o custo de aquisição de clientes e usá-lo na Saúde?
Se você está pensando em criar uma campanha de marketing digital para a sua clínica, é fundamental que você saiba como calcular o custo de aquisição de clientes (CAC).
A partir dessa métrica, você descobre se suas estratégias para conquistar novos clientes estão sendo eficientes ou não.
Para entender melhor o conceito, continue a leitura deste texto e descubra como calcular o custo de aquisição de clientes!
O que é custo de aquisição de clientes?
É o índice que mostra o quanto uma empresa precisa investir para conquistar um novo cliente. Este indicador está diretamente associado às estratégias de marketing e vendas de uma empresa.
Ou seja, para atrair novos clientes é necessário realizar campanhas de marketing que incluem elementos como anúncios no Google, criação de material gráfico, impulsionamento
em redes sociais, etc.
Dessa forma, ao dividir a soma dos valores investidos nessas ações pela quantidade de clientes novos, a clínica descobre quanto custa para converter cada lead.
Aqui vale conceituar alguns termos utilizados no campo do marketing para entender as etapas que levam uma pessoa interessada a se tornar um cliente.
Neste sentido, o lead é uma pessoa interessada que deixou alguma forma de contato no site da empresa. Ele ainda não é um cliente, mas autorizou receber mensagens da clínica em seu e-mail.
Quando o lead se torna um cliente, utilizamos o termo conversão. Logo, converter um lead significa o mesmo que adquirir um cliente.
Por que o custo de aquisição de clientes é importante?
O custo de aquisição de clientes é importante para mensurar o sucesso dos esforços do marketing da clínica.
Dessa forma, é possível analisar a eficiência das estratégias utilizadas, pois é preciso verificar se o retorno dos novos clientes compensa os valores investidos para obtê-los.
Portanto, trata-se de uma métrica fundamental para avaliar o direcionamento dos recursos e assim encontrar um ponto de equilíbrio entre o custo e o seu retorno.
Além disso, essa métrica ajuda a tomar decisões baseadas em dados concretos, evitando assim a influência de suposições e percepções subjetivas.
Ao contar com indicadores como esse, você pode realizar testes para encontrar a estratégia mais adequada para o seu negócio.
Como calcular o custo de aquisição de clientes?
O cálculo do custo de aquisição de clientes é simples. Basta somar todos os investimentos utilizados para adquirir clientes e dividir pelo número de novos clientes.
Por exemplo, se a clínica investiu R$2 mil em campanhas de marketing e obteve 10 novos clientes, então o seu custo de aquisição de clientes é igual a R$200,00.
Podemos resumir essa métrica na seguinte fórmula:
CAC = Total dos investimentos / número de novos clientes.
Para ter mais precisão nesse cálculo, é importante trabalhar com prazos. Isto é, cada campanha deve ter um início, meio e fim.
Desse modo, o indicador deve ser calculado ao final da campanha a fim de mensurar o seu impacto.
Outro ponto importante, que pode gerar dúvidas, é sobre o que exatamente deve ser somado nos investimentos.
Para te ajudar a entender melhor esse aspecto, confira a lista abaixo:
- Salários dos colaboradores;
- Assinatura de softwares;
- Compra de anúncios;
- Treinamento da equipe;
- Custo com ferramentas;
- Assessoria de imprensa;
- Materiais impressos, panfletos, cartazes, etc.
Sendo assim, é preciso somar os valores referentes a cada um desses itens dentro de um período de tempo para realizar o cálculo, conforme a fórmula que apresentamos.
Interpretando o cálculo do custo de aquisição
Para interpretar o custo de aquisição, você vai precisar compará-lo com o valor do seu ticket médio.
O ticket médio representa o valor que os clientes trazem para a clínica. Por esse motivo, é importante avaliar se o custo de aquisição de clientes é menor do que o ticket médio.
Isso porque, caso contrário, a clínica estará gastando mais do que arrecadando.
Para calcular o ticket médio da sua clínica, você precisa definir um período de tempo para ser a base do cálculo.
Vamos supor que você escolheu fazer o cálculo do ticket médio baseado em um mês. Para descobrir o valor, verifique quantos clientes a clínica atendeu neste período e o valor recebido pelas consultas e procedimentos.
Com esses dados em mãos, basta dividir o valor total do faturamento pelo número de clientes atendidos.
Sendo assim, digamos que o seu ticket médio ficou em R$600 e o custo de aquisição foi de R$300.
Neste caso, a sua estratégia de marketing está sendo efetiva, pois o valor que os clientes trazem para a clínica é maior do que o investimento para adquiri-los.
Reduzindo o custo de aquisição de clientes
Reduzir o custo de aquisição de clientes é uma forma de aumentar a sua margem de lucro. Por isso, vale a pena o esforço de análise para descobrir as estratégias mais eficientes.
Ou seja, aquelas que apresentam mais resultados, com menos recursos. Para isso, é fundamental que você registre todos os valores gastos nas campanhas de marketing, com uma descrição detalhada das ações.
Além disso, existe uma série de práticas que você pode implementar para atrair clientes sem gastar muito dinheiro.
Blog médico
Se a sua clínica possui um site com um blog, vale a pena investir na criação de conteúdos úteis para o perfil dos seus clientes.
Neste tipo de ação, você gasta apenas com a produção dos textos que precisam estar otimizados para que apareçam na primeira página do Google.
Depois que esses conteúdos estiverem em seu blog, eles vão trazer resultados por muito tempo sem que você precise fazer novos investimentos.
Podcast médico
Outro formato de conteúdo que pode ser explorado neste sentido são os podcasts médicos. Nos últimos anos, os brasileiros começaram a ouvir mais este tipo de mídia.
Para se ter uma ideia, o Brasil ganhou cerca de 7 milhões de ouvintes apenas entre 2019 e 2020.
Além disso, o formato é relativamente fácil de produzir e não há custos de hospedagem. Isso porque a plataforma mais relevante para podcast, o Spotify, oferece uma ferramenta gratuita para esta função.
Basta fazer um cadastro pelo Anchor e subir seus episódios na plataforma. Assim, você ganha mais uma fonte de leads e ainda trabalha na consolidação de sua marca.
Como o custo de aquisição ajuda na tomada de decisões?
O custo de aquisição de clientes ajuda na tomada de decisões na medida em que apresenta evidências de que determinada estratégia produz ou não resultados satisfatórios.
Como vimos anteriormente, a análise deste indicador juntamente com o ticket médio são fundamentais para verificar se os investimentos estão sendo alocados da melhor forma.
Neste sentido, é importante monitorar as ações ao longo das campanhas para ajustar a estratégia caso você perceba que as metas não serão atingidas dentro do prazo estimado.
Agora que você já sabe como avaliar o custo de aquisição de clientes, que tal começar sua própria campanha de marketing?
Não sabe como? Então, confira este webinar em que a médica e empreendedora Ana Jannuzzi apresenta dicas e estratégias de comunicação para conquistar clientes pelas redes sociais!
Perguntas frequentes:
O que é custo de aquisição de clientes?
É o índice que mostra o quanto uma empresa precisa investir para conquistar um novo cliente.
Como calcular o custo de aquisição de clientes?
Basta somar todos os investimentos utilizados para adquirir clientes e dividir pelo número de novos clientes, conforme a seguinte fórmula: CAC = Total dos investimentos / número de novos clientes.
Como o custo de aquisição ajuda na tomada de decisões?
O indicador apresenta evidências de que uma determinada estratégia produz resultados, o que fornece uma base sólida para decidir quais ações a clínica vai executar a fim de adquirir novos clientes.