timizar os cuidados de saúde significa elevar a qualidade da assistência à saúde e, consequentemente, o bem estar de seus pacientes.
Neste post, você vai encontrar informações sobre os desafios em manter a qualidade dos cuidados durante a pandemia, bem como o seu impacto nas finanças dos consultórios.
Além disso, apresentamos algumas dicas de como melhorar os cuidados de saúde na sua empresa! Confira!
Os cuidados de saúde compreendem a prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos dos pacientes.
Sendo assim, sua importância está em manter o bem estar das pessoas, atendendo às necessidades de saúde física e mental.
Contudo, os cuidados de saúde não se limitam em tratar de um conjunto específico de doenças, mas garantir uma assistência completa para sua saúde.
Por este motivo, é importante colocar o paciente no centro do cuidado. Embora isto pareça óbvio, nem sempre as instituições fazem este movimento.
Ou seja, o foco do atendimento muitas vezes está nos protocolos, nos processos, nos custos, etc. Assim, o componente mais importante do cuidado fica em segundo plano.
Para não cometer este erro, além de considerar a eficácia dos tratamentos, o consultório deve prestar atenção à experiência do paciente. Isto é, oferecer um atendimento humanizado e seguro.
Assim, você garante que o paciente termine sua jornada na instituição melhor do que entrou, tanto fisicamente como emocionalmente.
Este aspecto tornou-se ainda mais importante durante a pandemia, pois o período trouxe um clima de insegurança, medo e apreensão.
A segurança do paciente sempre foi uma preocupação nos cuidados médicos, porém a pandemia do Novo Coronavírus gerou uma necessidade mais acentuada neste aspecto.
Isso porque, um vírus com o potencial de contágio como este, obrigou que todos adquirissem novos hábitos para se prevenir da infecção.
Os novos protocolos de saúde atingiram especialmente o setor de serviços médicos, já que consultórios, clínicas e hospitais são locais de maior exposição.
Assim, os profissionais de saúde precisaram redobrar os cuidados no uso dos EPIs. Além disso, precisaram adaptar sua rotina de atendimentos para evitar a permanência de muitas pessoas nas salas de espera.
Aliás, a necessidade do distanciamento social é um dos grandes desafios nos cuidados de saúde.
Principalmente porque o consultório precisa de um esforço extra na gestão dos pacientes para evitar a aglomeração e ao mesmo tempo atender a demanda de consultas.
Neste sentido, a autorização do Ministério da Saúde para o uso da Telemedicina nos casos menos graves foi importante para a continuidade dos cuidados de saúde, ainda assim, as pessoas continuam consultando presencialmente.
O que torna necessário a reflexão de buscar melhores formas de higienização e cuidado no consultório.
A principal forma de melhorar os cuidados de saúde no consultório é por meio de uma gestão clínica de qualidade. Neste sentido, há diversos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Confira alguns deles:
Otimizar o processo de agendamento em seu consultório causa grande impacto na qualidade dos cuidados de saúde.
A razão disso é que ao facilitar a marcação das consultas, seus pacientes terão condições de frequentar o seu consultório com maior frequência.
Ao oferecer o agendamento on-line, por exemplo, você permite ao seu cliente marcar a consulta em qualquer horário, pois a ferramenta fica disponível o tempo inteiro em seu site.
Você ainda pode programar uma mensagem automática de confirmação informando, inclusive, os protocolos de segurança que ele precisa seguir no consultório.
O prontuário eletrônico é uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde no consultório.
Com ele, o seu atendimento fica mais prático, pois não é necessário preencher documentos em papel.
Além disso, as informações do paciente ficam centralizadas em um software em que basta alguns cliques para que você tenha acesso a um histórico clínico completo.
Para que você esteja sempre preparado para atender seus clientes, você precisa conhecer suas necessidades.
Por isso, é essencial que você descubra o perfil epidemiológico de seu consultório. Ou seja, analise os atendimentos do último ano, ou dos últimos seis meses e observe quais foram os problemas com maior ocorrência.
Agrupe essas informações de acordo com as características demográficas de seus pacientes:
Assim, você consegue entender em qual público determinada doença é mais comum.
Logo, ao observar o conjunto de pacientes atuais, você saberá as probabilidades no surgimento de cada problema e poderá preparar o seu consultório para atendê-los.
A pandemia também causou um impacto nas finanças de muitas clínicas e consultórios.
De acordo com matéria publicada no portal do Estadão, 82% dos médicos tiveram uma queda de 44% na renda.
Por isso, é importante cuidar também da saúde financeira do consultório.
A melhor forma de fazer isso é dedicar um tempo para aprofundar seus conhecimentos em gestão financeira.
Este tipo de conhecimento dificilmente está nos currículos dos cursos de Medicina, mas fazem muita falta para os médicos que possuem um consultório próprio.
Sendo assim, você precisa encontrar espaços em sua rotina para se dedicar a este tema.
No entanto, além de estudar o assunto, você pode investir em soluções tecnológicas de gestão que vão facilitar muito no controle de suas finanças.
Com um software de gestão de clínicas e consultórios, você obtém relatórios detalhados do seu fluxo de caixa para entender exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Para começar a se aprofundar neste tema, baixe agora mesmo o nosso manual sobre faturamento de clínicas!
Para manter o bem estar das pessoas, atendendo às suas necessidades relacionadas à saúde física e mental por meio de uma assistência completa.
Adotando uma gestão clínica de qualidade, otimizando o agendamento, adotando o prontuário eletrônico e conhecendo as necessidades de seus pacientes.
Estudando sobre finanças e adotando soluções tecnológicas para a gestão financeira do consultório.