10 Abril 2022

Como motivar o paciente em tratamento? Conheça 5 dicas!

O diagnóstico e o tratamento eficaz são apenas uma parte do trabalho de um médico. A outra parte, que é igualmente fundamental, tem a ver em saber como motivar o paciente.


Por meio de técnicas e uma atenção dedicada e humanizada, os profissionais de saúde podem desobstruir as resistências dos pacientes. E, assim, eles enfrentam a adversidade com mais empenho, ouvem mais as orientações do médico e adquirem mais estímulos para vencer.


É claro que esse desafio varia de pessoa para pessoa. Existem pacientes naturalmente estimulados enquanto, outros, precisam de um auxílio. Isso, também, faz parte da percepção aguda de quem acompanha o tratamento dos pacientes.


Se você conhece pessoas com um histórico de resistência, negligência e desobediência às orientações médicas, este post pode ser de grande valia. E mesmo se você não precisa de muito para encorajar seus pacientes em tratamento, siga também esta leitura. Afinal, todo conhecimento é bem-vindo para somar ao que você já sabe sobre como motivar o paciente.


Boa leitura!


Como motivar o paciente para seguir o tratamento?


Abaixo, reunimos 5 (cinco) dicas fáceis de serem implementadas e de grande impacto nesse desafio cotidiano de motivar os pacientes. Confira!


1. Detecte as necessidades motivacionais de cada indivíduo


O primeiro passo é mais investigativo: é importante analisar os fatores, circunstâncias e motivos que têm contribuído para a desmotivação do paciente.


Além dos pontos citados na introdução, que têm mais a ver com as resistências naturais de cada indivíduo. Trata-se, portanto, de se afastar do conhecimento médico e se aproximar de maneira afetiva com o paciente a fim de entendê-lo melhor.


Isso tudo ajuda, posteriormente, em dar fim a essas objeções e origens para o desânimo.


2. Utilize a técnica de entrevista motivacional


Em complemento ao tópico anterior, para aprender como motivar o paciente em tratamento é necessário muita prática. E, aqui, tem a ver com questionamentos, conversas e em esclarecer todas as dúvidas, inseguranças e temores que a pessoa venha a ter.


A entrevista motivacional, inclusive, é descrita pelos especialistas da American Academy of Family Physicians (AAFP) como: “um método de direcionar a conversa para estimular os desejos do paciente e, assim, deixá-los mais confiantes e determinados".


É uma forma de encorajar, estimular e não permitir que eles se voltem para o quadro anímico de insegurança e desmotivação. Isso deve ser feito no dia a dia, como um complemento às terapias decididas para o tratamento.


Algumas dicas para experimentar a entrevista motivacional:


  • Ouça, atentamente, ao que o paciente diz e repita, mostrando que você compreendeu suas dúvidas, reclamações, queixas e temores;
  • Faça perguntas abertas — que não podem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”;
  • Elogie e dê feedbacks sobre os avanços do tratamento.


3. Use incentivos para impulsionar a ação e motivação do paciente


Incentivos podem ser oferecidos por meio de recompensas, bônus e gratificações a cada meta atingida. Temos essa tendência de nos empenhar mais e manter o foco ativo e elevado quando somos recompensados. Por que não fazer isso, então, para aprender como motivar o paciente?


Crie desafios, estabeleça metas curtas (e atingíveis) para estimular continuamente os pacientes. Não precisa ser nenhuma recompensa elaborada, mas algo que possa ser atrelada ao objetivo proposto. Cada conquista vai ser celebrada e o empenho pode ser gradualmente maior.


4. Propor o uso de aplicativos de saúde e jogos contextualizados


Em complemento ao tópico anterior, você pode experimentar o conceito de gamificação para estimular os pacientes. É similar à questão acima de recompensa, mas em torno de situações lúdicas.


Videogames, jogos de app do celular e, inclusive, estratégias corporativas já fazem uso disso para manter elevado o engajamento dos participantes. E, consequentemente, focados no prêmio.


É importante estabelecer esse elo com o paciente e fazer com que ele enxergue o grande prêmio por trás disso — a sua recuperação.


Para isso, aplicativos podem ser usados para garantir facilidade de desenvolvimento e gestão desse tipo de estratégia. Existem, inclusive, estudos que indicam efeitos positivos no tratamento em si, com a aplicação da gamificação na saúde.


5. Investir no ambiente do consultório


Transforme o seu consultório ou clínica em um local mais acolhedor. Afinal, nós também reagimos ao ambiente ao redor. Mas não estamos falando apenas da decoração e dos móveis.


O treinamento de sua equipe também influencia o comportamento dos pacientes, assim como a prestação de uma experiência positiva, harmoniosa e próxima das pessoas. Tudo para que o desconforto (psicológico e físico) delas seja menor ao entrar no seu consultório.


Inclusive, esse tem sido um dos principais critérios do brasileiro ao procurar por um médico. Em pesquisa realizada pela plataforma Doctoralia, 63% dos entrevistados disseram buscar lugares que ofereçam um atendimento humanizado, primeiramente.


Algo que vai além da média de outros países, como a Espanha (44%), Polônia (35%) e a Itália (34%).


O que é linguagem de mudança e como influencia na adesão ao tratamento?


Ainda com base no que vimos, até aqui, conheça outro conceito para aplicar no seu aprendizado sobre como motivar o paciente: a linguagem de mudança.


Por meio dela, você e outros profissionais de saúde no seu consultório podem estabelecer diálogos colaborativos com os pacientes. Assim, fica mais fácil fortalecer a automotivação deles e para assumirem o compromisso em mudar.


Essa mudança pode ser uma transformação nos hábitos — como parar de fumar —, iniciar uma nova dieta ou seguir à risca os exercícios de fisioterapia. Independentemente da necessidade de motivação, a linguagem de mudança pode contribuir com a evolução desse comprometimento.


O seu papel nesse processo, então, consiste em estabelecer algumas conexões com o paciente. Confira quais são, na lista a seguir:


  • Orientação sobre causas e hábitos que são prejudiciais ao tratamento e à qualidade de vida da pessoa — por exemplo: o foco no tratamento da depressão, apenas, ignorando os fatores que agravam o quadro;
  • Poder de argumentação para vencer objeções, resistências, negações e desobediências. A questão da entrevista motivacional, anteriormente mencionada, pode ser de grande auxílio aqui;
  • Conexão de positividade, ajudando os indivíduos a enxergar e compreender as mudanças;
  • Fortalecimento da motivação e no engajamento do paciente ao tratamento.


Quais são os sinais de que o paciente começou aderir a linguagem da mudança?


Perceber a adesão do paciente à linguagem da mudança é gratificante para o trabalho do médico. Afinal, é uma forma de enxergar algo positivo de consequência ao tratamento.


E você pode decifrar os comportamentos e atitudes de motivação do paciente por meio de alguns sinais, como:


  • Esperança aumentada, que passa a fazer parte de planos para o futuro e da compreensão dos ganhos obtidos com a adesão ao tratamento;
  • Mudança do comportamento negativo para a ponderação do que é positivo também;
  • Compartilhamento de emoções (preocupações ou suas inseguranças);
  • Maior abertura às recomendações.


A importância do atendimento humanizado para motivação do paciente


Já mencionamos isso, ao longo das explicações para aprender continuamente como motivar o paciente em tratamento, mas vale o reforço: o atendimento humanizado é poderoso.


O objetivo desse tipo de estratégia e boa prática clínica consiste em se colocar no lugar dos pacientes, principalmente. Empatia, para entender as dores de quem você está cuidando, e garantindo um empenho maior para reduzir os desconfortos que essas pessoas já estão sentindo.


Como resultado disso, a relação de confiança dos pacientes com seus médicos cresce. Eles se abrem mais, se comprometem mais e acreditam na mudança proposta com os tratamentos. Além disso, fortalece o que já destacamos como a experiência do paciente. Pense em como você gostaria que tratassem você, em um hospital, diante de um grave problema de saúde. Pois então: garanta que os seus pacientes tenham o mesmo tratamento.

Perguntas frequentes:

Como motivar um paciente para o tratamento?

Oferecendo incentivos, utilizando técnicas de conexões afetivas, identificando a causa da desmotivação e tratando cada paciente de forma humanizada e única.

O que é a linguagem da mudança?

Trata-se de uma linha de conversa colaborativa, na qual o objetivo é o fortalecimento da auto motivação do indivíduo e do seu compromisso com a mudança.

Como a linguagem da mudança influencia na adesão ao tratamento?

Ela serve para fortalecer a confiança e a conexão com outro indivíduo. Para você que deseja aprimorar seus conhecimentos sobre como motivar o paciente, isso inclui a adesão ao tratamento e comprometimento dele às alternativas propostas.