Com tantos acontecimentos que o mundo vem enfrentando, o comportamento das pessoas em relação à saúde também foi afetado. É o que aponta os dados levantados pela Doctoralia e TuoTempo. Portanto, é preciso saber sobre a conjuntura do cenário atual, e aprender a como fazer uma pesquisa de mercado.
Essa prática ajudará o seu negócio a se manter estável e proporcionar oportunidades previsíveis para fazê-lo crescer. É através dessa ferramenta que você obtém informações sobre o setor, clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros.
Quer saber como colocar isso em prática e melhorar o desempenho da sua clínica ou consultório médico? Então, continue a leitura!
Se você está montando um negócio ou reformulando sua gestão estratégica, realizar uma pesquisa de mercado será fundamental para traçar planos assertivos. Assim, você conseguirá:
Para realizar essa pesquisa na área da saúde, é preciso entender e implementar diversas etapas, a fim de obter informações completas. Uma forma de fazer isso, é colocando em prática o seguinte passo a passo:
Antes de mais nada, compreenda qual é o objetivo que deseja alcançar com essa pesquisa. É melhorar suas consultas, oferecer novos recursos, recolocar sua clínica no mercado, ou então quem sabe tudo isso e muito mais? Ter essa etapa bem definida é primordial para chegar às respostas certas.
Além disso, saber qual é o seu público-alvo também fará toda a diferença. Por isso, tenha foco em conhecer os seus pacientes em potencial. Saber a idade, renda média, formação de família, região de residência, possíveis doenças, entre outros.
Isso lhe proporcionará uma base inicial para entender em qual realidade está trabalhando, e assim manter sua margem de pesquisa dentro do esperado.
O objetivo dessa etapa é definir de qual maneira irá praticar sua pesquisa. Ou seja, deve ser escolhido de acordo com seu(s) objetivo(s), e estabelecido para melhorar e gerar seus resultados. Há duas formas principais de implementar esse procedimento, sendo eles:
É a forma de medir a percepção dos entrevistados sobre as perguntas feitas. O método permite qualificar as estratégias, principalmente quando o assunto é concorrência. Através da tática do “cliente oculto”, é possível analisar outras clínicas e estudar suas estratégias.
Por exemplo, peça para algum colaborador se passar por um paciente e colher algumas informações sobre os seus concorrentes. Formule uma lista para ele responder qual é o:
Além disso, é importante também analisar o site e redes sociais, para estudar qual abordagem é feita e qual tipo de comunicação e tom de voz é implementada. Assim você também saberá as estratégias de marketing das outras clínicas e consultórios médicos.
Como o nome já diz, é a fórmula que indica números e estatísticas, sendo comumente usada para saber opiniões e preferências dos pacientes. O desenvolvimento deste formulário depende do que você gostaria de mensurar. Ou seja, poderá medir o nível de:
Esse método pode ser aplicado tanto presencialmente através de entrevistas pessoais, como virtualmente. Essa última opção é a mais recomendada, já que não demanda grandes gastos e tempo, e pode ser enviado para os pacientes após suas consultas.
Já temos o objetivo, o público e o método. Agora é necessário definir quais são as perguntas que deverão ser feitas. Caso esteja procurando saber mais sobre a concorrência, entenda qual será a finalidade.
É apenas um contato inicial para tirar dúvidas? Ou será feito um agendamento e depois cancelamento/remarcação? Haverá uma visita à clínica para fazer uma consulta? Esse questionamento é essencial para saber quais perguntas devem ser feitas.
Mas, se o que procura é uma pesquisa para conhecer mais as percepções dos seus pacientes, alinhe quais serão os pontos abordados! Lembre-se de coletar o máximo de informação pessoal possível, para que assim consiga montar a sua persona ideal.
Desenvolver perguntas de múltipla escolha, que sejam diretas e sem induzir a certas respostas, fará com que seu formulário seja preenchido com eficácia.
Nesse passo, o ponto principal é estabelecer o período em que a pesquisa de mercado será aplicada. Para isso, leve em consideração o estudo do cenário atual do setor, as datas sazonais, assim como as estações do ano e até mudanças administrativas da sua clínica.
Esses detalhes podem interferir na sua coleta de dados. Por exemplo, se você quer saber quais são os exames que seus clientes mais solicitam, e aplicar a pesquisa durante o Outubro Rosa, a amostragem estará desproporcional, já que nessa época é comum que os exames de mama aumentem.
Portanto, analise bem qual é o melhor período para colher as informações necessárias, evitando que fatores internos e externos prejudiquem seus resultados.
Pronto! Agora que você já fez todos os passos anteriores, basta colocar a pesquisa em prática.
Com os dados coletados, é preciso que você os organize através de planilhas, gráficos ou relatórios. Assim, conseguirá perceber os pontos fortes e fracos, e ter uma tomada de decisão assertiva.
Dessa forma, é possível entender o que deve ser implementado no seu negócio para que ele cresça e mantenha uma satisfação em alta.
As clínicas e consultórios médicos são formados por pessoas que impactam diretamente a vida de outras pessoas. Esse é um diferencial no mercado, pois é uma área que lida com o bem-estar físico e mental da sociedade. Portanto, a opinião delas, assim como o desenvolvimento dos serviços, importam muito.
E é através da pesquisa que você descobre como melhorar seu atendimento para proporcionar qualidade aos seus pacientes. Além disso, esse é um setor que não costuma aplicar métodos de avaliação. Ou seja, se você coletar seus dados e analisá-los, já estará se destacando da concorrência.
Mas, o principal foco da pesquisa de mercado é entender a preferência dos pacientes perante seus serviços. Dessa maneira você saberá onde precisa melhorar, qual exame ou tipo de consulta oferecer e como poderá otimizar seus processos.
Assim, a sua clínica terá benefícios na rotina de trabalho e crescimento de negócio, mas também seus clientes terão mais satisfação em todas as etapas do atendimento. Isso é uma ótima oportunidade para fortalecer laços com seu paciente e tornar sua marca mais conhecida.
Por último, você também conseguirá se manter atualizado do mercado, acompanhando quais as novidades e health techs que poderão auxiliar você na otimização dos seus processos, e inovar seus recursos.
Como foi dito no decorrer desse texto, são encontradas diversas vantagens ao aprender como fazer uma pesquisa de mercado na área da saúde.
A primeira delas é você saber todas as informações básicas sobre seu público-alvo, para que assim saiba qual é a comunicação ideal para implementar no seu negócio. Com ela, será possível direcionar uma campanha de marketing, por exemplo, fazendo com que seu objetivo seja alcançado.
Além disso, você poderá saber quais são os melhores planos, convênios e pacotes que devem ser oferecidos na sua clínica. Se muitos dos seus pacientes são pais de crianças, ter um serviço de pediatria aumentará seus lucros. Mas se a maioria forem idosos, o ideal é oferecer um convênio de exames básicos.
Essas informações podem parecer apenas detalhes, mas quando bem analisadas, você consegue fazer um trabalho elaborado, mesmo que seja em um público específico.
Implementar softwares, plataformas e ferramentas digitais no seu sistema é uma outra vantagem. Eles ajudarão você a ter uma organização mais otimizada, além de ajudar na sua tomada de decisão clínica.
Quando você estuda o cenário do mercado, conhece soluções inovadoras e sabe as necessidades do seu paciente, fica muito mais fácil ter decisões mais assertivas. É por meio da pesquisa que você poderá traçar estratégias, planejar investimentos, aproveitar oportunidades, além de evitar riscos.
E por último, após colocar em prática todos esses passos, você terá oportunidade de fazer uma expansão do negócio. Com a pesquisa de mercado é possível identificar demandas em outros setores, ou então necessidade de franquia em mais regiões. Além disso, é possível também alcançar mais clientes ao implementar opções como a telemedicina.
Entender como fazer uma pesquisa de mercado é desenvolver um planejamento estratégico para levar sucesso a sua clínica. E a Feegow pode te ajudar a realizar essa conquista! Com o Feegow Marketing, você terá uma equipe especializada em saúde para auxiliar você na comunicação correta com o seu público-alvo. Quer conhecer mais sobre esse serviço e quais são os benefícios do Feegow Marketing? Então, clique aqui!
É preciso desenvolver alguns passos, que incluem desde a definição de objetivo e público-alvo, a metodologia a ser aplicada, a preparação da pesquisa, até enfim a execução e análise dos dados.
Muitas clínicas e consultórios médicos não praticam pesquisa de mercado, o que é muito prejudicial para o negócio. Mas quem realiza consegue se destacar no mercado e entender todas as necessidades e desejos do paciente durante o processo de atendimento.
Além de compreender a percepção que os seus clientes possuem sobre o seu negócio, você também se manterá atualizado no mercado, tomará decisões mais assertivas e terá oportunidades de expandir a sua clínica.