09 Fevereiro 2023

Finanças da clínica: como fazer o faturamento de convênios médicos?

Para manter as finanças da clínica em dia, é necessário ter bastante atenção e organização na hora de preencher os documentos e guias para que não haja glosas.


Nesse sentido, a tecnologia é uma grande parceira quando se fala em convênio médico, evitando glosas e aumentando a produtividade da sua clínica. 


Quer entender melhor como fazer o faturamento, por que é importante otimizar esse processo e como agilizá-lo? Então continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre o assunto!


Como fazer o faturamento de convênios médicos em 6 passos 


Vamos ao passo a passo? Entenda como fazer o faturamento de convênios médicos de forma simples:


1. Analise e identifique os gargalos do atual processo de faturamento


O primeiro passo é saber onde você está errando. No seu atual processo, existem muitas glosas? Então entenda todas as etapas e saiba o que está ocasionando esses erros. 


O processo de faturamento de convênios médicos é complexo. Assim, é necessário que haja treinamentos e materiais de consulta para quem for realizá-lo.


Também é importante lembrar que o pagamento das consultas realizadas por convênios médicos são feitos após 30 a 60 dias. Dessa forma, é necessário ter uma boa gestão financeira para a clínica não sair em prejuízo.  


2. Olhe com atenção para os lotes


O lote é um conjunto de guias que centralizam informações como atendimentos, consultas, procedimentos, identificação do paciente, dos profissionais de saúde e o período.


Os lotes agregam os documentos mais importantes para receber o faturamento de convênios. Nestes documentos estão todas as informações sobre os procedimentos feitos na clínica e o que o plano de saúde deve pagar.


Depois de enviar os lotes, o plano de saúde precisa de um tempo, chamado de hiato, para analisar se todas as informações preenchidas estavam corretas. Se sim, o pagamento é enviado. Se não, ocorrem as glosas médicas que são justamente a retenção do pagamento por parte do convênio. 


3. Faça o faturamento aos poucos durante o mês


Um dos principais erros ao preencher os lotes é deixar para fazer tudo no final do mês. Isso porque, com a correria de prazos, aumentam as chances de erro no preenchimento das informações.


Os erros resultam em prejuízos financeiros, pois geram glosas administrativas. Por isso, o ideal é que a sua equipe vá fazendo o preenchimento das guias ao longo do mês, com calma e tranquilidade. Isso evita erros e proporciona mais tempo para que tudo seja conferido. 


4. Estude as situações que envolvem glosas


Como já dissemos, as glosas prejudicam muito toda a gestão financeira da clínica. Por esse motivo, recomendamos sempre estudar as situação que elas estão presentes. Uma boa dica é unificar as informações de todos os pacientes em um lugar só, como no prontuário eletrônico. 


Com os dados centralizados, fica mais fácil para o seu time preencher e provar que o procedimento foi realizado e estava dentro da cobertura do convênio. 


Veja também: Entenda a importância da gestão de custos hospitalares e confira dicas de como fazê-la de forma eficiente


5. Crie o hábito de analisar os relatórios financeiros


Para realizar as guias dos convênios médicos sem erros, é preciso ter o conhecimento básico de alguns termos administrativos, como fluxo de caixa, investimento, tributação, meios de pagamento e outros. 


Assim, também é possível entender se atender pelos convênios está valendo a pena para a sua clínica médica ou se está sendo um tempo improdutivo. 


6. Conte com o apoio da tecnologia


Para facilitar o seu dia a dia e o da sua equipe, invista em um software clínico que automatize a burocracia da sua clínica. 


O Feegow Clinic, por exemplo, impede a emissão de uma guia sem todas as informações preenchidas corretamente, o que evita as glosas médicas geradas por falta de dados. 


O preenchimento simplificado dos campos para gerar guias e unir os lotes torna o seu dia mais produtivo. Assim, você pode se dedicar a outras atividades sem se preocupar com erros no faturamento.


Veja também: Como funciona a cobertura da Telemedicina em convênios?


Por que é tão importante otimizar o faturamento de convênios médicos?


Otimizar o faturamento dos convênios médicos é de suma importância. Isso porque, quando as informações são preenchidas erradas, são geradas as glosas. Elas prejudicam a gestão financeira da clínica e ainda geram o retrabalho. 


Quando ocorrem as glosas médicas, a equipe tem que preencher todas as guias novamente, o que acarreta em um grande tempo perdido.


Por esse motivo é tão importante contar com a tecnologia nesse processo. Ela auxilia a reduzir os erros manuais e o retrabalho que impactam no financeiro da clínica. 


Agilizando o faturamento de convênio com o Feegow Clinic 


Agora que você já sabe como fazer o faturamento de convênio médico e quais são as melhores formas de evitar glosas, vamos agilizar ainda mais esse processo. O Feegow Clinic proporciona a sua clínica: 


  • Emissão rápida de Guias de Consulta, SP/SADT e Honorários;

  • Associação automática com as informações do agendamento;

  • Administração de Lotes;

  • Integração total com financeiro;

  • Modelo sempre atualizado da TISS mais recente da ANS;

  • Auto-preenchimento de dados previamente preenchidos;

  • Personalização com a logo do convênio;

  • Autorizador Online;

  • Impressão da guia preenchida ou em branco;

  • Configuração de período de retorno por convênio.


Além disso, ele também auxilia com outros processos da clínica, desde o agendamento até a gestão financeira, com o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber; receitas e despesas fixas, geração de repasses simples e de alta complexidade, extrato de contas e posições, rateio de custos e muito mais. Ficou curioso? Então clique aqui e faça já um teste grátis!


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Perguntas frequentes:

Quais são os principais desafios do faturamento de convênios médicos?

O principal desafio do faturamento dos convênios médicos é o preenchimento correto das guias. Quando isso não ocorre, as glosas médicas são geradas, prejudicando a gestão financeira da clínica.

Como a tecnologia pode ajudar neste processo?

Um software clínico automatiza diversas etapas burocráticas do processo do convênio médico. Ele impede uma guia de ser emitida sem todas as informações preenchidas corretamente, evitando assim as glosas médicas.

O que fazer para reduzir as glosas?

Olhe com atenção para os lotes, fazendo o faturamento aos poucos durante o mês. Estude as situações que envolvem glosas e invista em um software médico.