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Como fazer assinatura digital médica em 5 passos?

Escrito por feegowclinic | 09 Março 2022

Você sabe como fazer a assinatura digital médica? Com a transformação digital, estamos cada dia mais usando a tecnologia para atividades e resolução de problemas tradicionais.

E nesse sentido, nada mais tradicional do que assinar documentos, não é mesmo? 

Pois saiba que agora se tornou ainda mais fácil realizar essa atividade tão importante na rotina médica e assinar receitas, laudos e outros documentos de forma eletrônica! 

Leia este post e descubra mais sobre a ferramenta, aprenda como fazer a sua assinatura digital e conheça suas vantagens.

O que é assinatura digital? 

A assinatura digital é uma ferramenta utilizada para assinar documentos eletrônicos com segurança e autenticidade.

Ela é fundamentada pela Lei Nº 14.063 e pelo Decreto Nº 10.543, que estabelecem as condições para o seu uso.

Esta ferramenta está sendo fundamental para os processos burocráticos em tempos de pandemia.

Com o aumento de atividades realizadas eletronicamente para evitar o contato presencial, foi necessário investir em formas seguras de atestar a validade dos documentos.

Isso foi alcançado graças ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que criou a Infraestrutura de Chaves Brasileiras (ICP-Brasil) para regular essas atividades. 

O ICP-Brasil tem uma cadeia de confiança com instituições credenciadas e subordinadas a ela, que inclui as Autoridades de Registro (AR) e as Autoridades Certificadoras (AC).

As ARs servem para verificar se o solicitante é mesmo quem diz ser e as ACs oferecem a tecnologia necessária para emitir as certificações.

Essa tecnologia garante a segurança das chaves de autenticação, utilizando criptografia  aliada a uma estrutura de normas jurídicas claras. 

Dessa forma, os documentos assinados eletronicamente passam a ter a mesma validade daqueles físicos.

A inovação foi essencial para a prática da Telemedicina, que teve as atividades ampliadas por força da Lei nº 13.989 para oferecer mais assistência às pessoas. 

Como resultado, os médicos agora podem assinar digitalmente documentos como laudos e prescrições a distância, conforme a resolução nº 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como fazer assinatura digital em 5 passos?

Para obter seu certificado devidamente regulamentado pela ICP-Brasil, é preciso entrar em contato com uma das Autoridades Certificadoras. Confira os seguintes passos:

  • Primeiro passo: Acesse o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação;
  • Segundo passo: Entre na guia do ICP-Brasil em Menu Principal > Assuntos > Autoridades Certificadoras - AC;
  • Terceiro passo: Em seguida, escolha a AC que melhor atende às necessidades do seu negócio. Você será direcionado para o site de uma das ACs e poderá adquirir um e-CPF ou e-CNPJ;
  • Quarto passo: Depois de adquirir o seu certificado, você precisa entrar em contato com uma AR, que irá conferir a sua documentação e enviar para a AC. Por causa da pandemia, não é necessário realizar esta etapa presencialmente;
  • Quinto passo: Por fim, a AC escolhida irá te ajudar a configurar a sua assinatura digital.

Quais são os órgãos certificadores?

A ICP-Brasil funciona como um organograma hierárquico na forma de uma árvore. A primeira entidade neste esquema é a AC-Raiz. 

É ela quem emite, expede, distribui, revoga e gerencia os certificados das Autoridades Certificadoras (AC) de primeiro nível, que estão logo abaixo dela na hierarquia. 

As ACs de primeiro nível emitem os certificados de suas ACs subordinadas. Que, por sua vez, emitem os certificados das pessoas físicas e jurídicas.

Por último na hierarquia, estão as Autoridades de Registros (AR), que são vinculadas às últimas ACs. Elas recebem e validam as informações dos solicitantes e encaminham às ACs de segundo nível. 

Confira abaixo quais são as Autoridades Certificadoras de primeiro nível:

  • Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO);
  • Caixa Econômica Federal;
  • Serasa Experian;
  • Receita Federal;
  • Certisign;
  • Imprensa Oficial do Estado de São Paulo;
  • AC JUS;
  • AC PR;
  • Casa da Moeda;
  • Valid Certificadora Digital;
  • Soluti Certificação Digital;
  • AC Digitalsign;
  • Ministério das Relações Exteriores;
  • AC Defesa;
  • AC Safeweb;
  • PRODEMGE.

Como configurar a assinatura digital no Feegow Clinic? 

Com o Feegow Clinic, é muito fácil configurar a sua assinatura digital! 

Para configurar o certificado digital no Feegow Clinic, primeiramente é necessário que o arquivo fornecido por um dos órgãos certificadores já esteja instalado no computador a ser utilizado para fazer as assinaturas. 

Resolvida esta etapa, é só configurar no Feegow! Confira o passo a passo, a seguir:

  1. Abra o sistema e clique no seu nome, que aparece no canto superior direito. Em seguida, abra a opção “Meu perfil”. Na barra lateral esquerda, entre em Cadastro do Profissional > Certificado Digital.
  2. Irá aparecer uma caixa de diálogo com a informação de que é necessário instalar a extensão Web PKI. Clique em "Ir para download".
  3. Você será redirecionado para a tela de download do Google, na página da extensão. Clique em “Usar no Google”. A extensão será instalada em seu navegador e será necessário instalar também em sua máquina.
  4. Clique no ícone de quebra-cabeça, que fica no canto superior direito do Google Chrome, e selecione o Web PKI. Depois, clique em "Instalar''.
  5. Depois de instalar no computador, abra novamente o navegador e clique no ícone do Web PKI. O certificado deverá aparecer, mas caso isso não aconteça, basta clicar em "Importar" e buscar o arquivo do certificado. 
  6. Se o seu certificado for do tipo A1, apenas importe o arquivo. No entanto, se ele for do tipo A3, será preciso importar o arquivo e conectar à máquina. 
  7. Volte ao sistema do Feegow Clinic e entre novamente em Cadastro do Profissional > Certificado Digital. O sistema vai apresentar os certificados instalados, onde você irá selecionar o seu.
  8. Clique em "Registrar Certificado". O sistema registra apenas se os dados de cadastro no Feegow forem os mesmos do certificado.
  9. Assim que registrado, você poderá configurar o tamanho da letra, alinhamento do texto e assinatura. 

Feito isso, sua assinatura digital está configurada e pronta para uso!

Caso você encontre alguma dificuldade, a Feegow possui também uma equipe de suporte técnico qualificada sempre disponível para te ajudar!

Usando a assinatura digital em documentos

No Feegow Clinic, os documentos que podem ser assinados são os seguintes:

  • Prescrição;
  • Formulário;
  • Atestado;
  • Pedido de exame.

Você pode assiná-los a partir de 2 (dois) locais no sistema. Pelo perfil do profissional, em que todos os atendimentos podem ser visualizados, e também pelo prontuário eletrônico do paciente, no qual só é visualizado o atendimento de uma pessoa.

Na prática, funciona assim: 

  • Você acessa a opção “Assinatura Digital” ou “Cadastro do Profissional” e depois clica em “Assinatura” ou “Prontuário do Paciente”;
  • Em seguida, é preciso selecionar o tipo de documento que você deseja assinar e clicar em “Buscar”;
  • Por fim, você seleciona os documentos que serão assinados e clica em “Assinar”.

Viu como é fácil? Além disso, uma facilidade que esse recurso oferece é a possibilidade de assinar um lote de documentos de uma só vez.

Quais são as vantagens para médicos? 

O uso da assinatura digital é muito útil para a rotina dos médicos. Confira as vantagens:

Redução de custos

A assinatura digital torna desnecessário imprimir os documentos e, por consequência, o arquivamento deles. 

Dessa forma, você economiza tanto em papel, tinta e manutenção como em espaço para guardar os registros.

Segurança

Como você viu, a assinatura digital é regulada por um sistema complexo de controle, no qual várias entidades participam.

Essa estrutura garante a segurança dos dados e é a melhor forma de garantir a validade dos documentos digitais.

Desse modo, não há preocupações ao assinar receitas, laudos ou qualquer documento que faça parte da sua rotina de trabalho.

Facilidade e agilidade

A assinatura digital proporciona facilidade e agilidade a seus usuários. Pois várias etapas são eliminadas do processo tanto para o médico, como para o paciente.

O médico poupa tempo enviando e recebendo laudos assinados digitalmente, enquanto os pacientes não precisam ir até o consultório para buscar suas receitas. É tudo online!

Com a assinatura digital, você consegue implementar uma série de automatizações que facilitam o dia a dia médico.
No entanto, existem outras formas de automatizar o seu negócio e potencializar os seus resultados. Saiba como fazer, baixando nosso e-book sobre automatização de clínicas!


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Perguntas frequentes:

O que é assinatura digital?

É uma ferramenta utilizada para assinar documentos eletrônicos que possuem a mesma validade de um físico.

Como fazer assinatura digital?

Basta escolher uma das Autoridades Autenticadoras (AC) para adquirir sua assinatura e  comprovar sua identidade junto a uma Autoridade de Registro (AR) que, por sua vez, deve validar suas informações para a AC escolhida emitir sua assinatura.

Quais são as vantagens para médicos?

Redução de custos com papel, segurança dos dados, facilidade e praticidade na rotina dos médicos.