Seu dia a dia é atribulado. Mesmo assim, um ponto constante nos pensamentos devem se concentrar em descobrir como aumentar o número de pacientes na sua clínica, certo?
Acredite: sua concorrência faz o mesmo, enquanto lida diariamente com os afazeres e cuidados para dar o melhor tratamento aos pacientes.
A diferença é que você pesquisou por dicas para aplicar, na prática, no seu empreendimento.
E encontrou este post, que tem uma série de sugestões eficientes (e facilmente implementáveis) para promover na sua rotina. Acompanhe-nos, e descubra como aumentar o número de pacientes no consultório ou na clínica!
É claro que toda clínica médica ou consultório deve colocar a saúde e o bem-estar dos pacientes em primeiro lugar. Mas, complementarmente, é necessário trabalhar constantemente a reputação do seu negócio.
Dessa maneira, as pessoas ficam sabendo a respeito do seu estabelecimento — seja pela internet ou mesmo a partir da indicação clínica.
Por isso, reunimos as dicas a seguir. Analise-as, e você vai perceber que são até simples de saírem do papel e fazer parte do seu dia a dia!
A experiência do paciente importa — e muito — para que ele se fidelize com a sua clínica ou consultório e recomende seus serviços a outros.
E as pessoas também têm rotinas tumultuadas, sendo difícil conciliar (e lembrar) de todos os seus compromissos. Daí, a importância em considerar um meio de enviar lembretes de consultas.
Essa estratégia pode ser de grande valia para você, que procura saber como aumentar o número de pacientes em seu estabelecimento. Afinal, essa simples ação de lembrar o paciente de seus compromissos pode aprimorar a experiência.
O melhor é que isso nem precisa fazer parte de ações manuais da sua equipe. Softwares de gestão, por exemplo, contam com recursos automatizados uma vez que as consultas foram agendadas. É o caso do lembrete, que pode ser enviado quando preferir.
Qual é a imagem que você deseja transmitir — profissionalmente e do seu ambiente de trabalho? Procure fazer com que as pessoas percebam essas características em suas atitudes e também dentro da sua clínica.
Ou seja: desde o primeiro contato ao último encontro com o paciente, lembre-se de reforçar a sua imagem. Isso é um indicativo de que as pessoas vão se lembrar de você pela abordagem e tratamento e também pela maneira que você se apresentou.
Vá além do atendimento convencional. Quem aprendeu como aumentar o número de pacientes no consultório ou em clínicas médicas deve investir no pós-consulta.
Isso porque, essa estratégia é determinante para a fidelização. Alguns exemplos de ações que promovem benefícios na relação com o paciente:
Percebe o quanto essas ações são fáceis de serem programadas? Inclusive, softwares de gestão também podem automatizar esse tipo de estratégia. Assim, uma vez programada, esse trabalho tão eficiente ocorre de maneira automática — um grande diferencial de clínicas digitais, hoje em dia.
Presença digital é fundamental para qualquer negócio crescer e prosperar, atualmente. E você pode dar o primeiro passo nessa direção tendo um site próprio para a sua clínica ou consultório.
Dessa forma, mais pessoas podem encontrar o seu negócio, na internet, e também se relacionar com a sua marca. Com o uso de estratégias de marketing digital, por exemplo, o seu site pode aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca (como o Google).
Essa é uma das maneiras mais impactantes de aprender com aumentar o número de pacientes: fazer com que eles encontrem a sua empresa, e não que você corra atrás deles.
Portanto, além de criar um site, trabalhe estrategicamente para que a sua página ofereça um primeiro contato memorável. E que, consequentemente, auxilia o paciente em suas dúvidas.
Pensando em ações digitais, o site pode ser um elemento fundamental. Mas o agendamento online é um recurso que tem muito potencial para aumentar o número de pacientes na clínica.
Pois ele já traz um contato do indivíduo com a sua agenda, permitindo observar os melhores dias e horários disponíveis. Isso tudo, sem contato humano. A pessoa ganha autonomia para marcar a consulta da forma mais conveniente possível.
Vale a pena, também, analisar a melhor forma de promover o agendamento online. Além do site, você pode considerar o WhatsApp ou mesmo via SMS.
A figura de um médico virtual atendendo pacientes à distância parecia imagem de ficção-científica, até alguns anos atrás. Mas a telemedicina se mostrou possível e funcional, principalmente.
Sem falar que é uma forma otimizada de aumentar o número de pacientes. Basta alinhar a teleconsulta com a sua agenda, garantindo que nunca ocorram gargalos entre os atendimentos.
Mas, para o paciente, essa possibilidade tem muito a agregar. Por exemplo: a pessoa não precisa se deslocar até a sua clínica para receber atendimento. Uma consulta pode ficar ainda mais prática, ágil e positiva para os pacientes.
Além da tecnologia, capacite sua equipe para estar alinhada com os valores da sua marca — lembra-se que falamos da importância da sua imagem profissional?
Um atendimento harmônico, gentil e capaz de minimizar imprevistos tem grandes chances de conquistar o paciente. Além disso, o enfoque na cura de uma enfermidade não é suficiente: a abordagem e o tratamento devem ser humanizados
O que isso significa? Um tratamento gentil, cuidadoso e personalizado. E também com enfoque no bem-estar e na qualidade de vida de cada indivíduo. Um tratamento não se encerra com a cura, mas abre as portas para você também cuidar da manutenção da saúde dos seus pacientes.
E, sem dúvidas, aprender como aumentar o número de pacientes tem muito a ver com um atendimento de qualidade.
Não sabe como aumentar o número de pacientes e também não entende porque a taxa de fidelização é baixa? Já experimentou perguntar aos pacientes o motivo disso?
Com certeza, eles têm opiniões sobre o seu espaço médico, o atendimento e a qualidade do serviço prestado. E muitas pessoas gostam de compartilhar suas considerações, o que é de enorme valor para o crescimento do seu empreendimento.
Daí, a importância em solicitar feedbacks. Pode ser por meio de pesquisas de satisfação, por e-mail (após a consulta, por exemplo) ou mesmo presencialmente, após o atendimento.
Vale destacar, inclusive, que esse feedback também pode ser enviado e os dados computados automaticamente. Softwares de gestão contam com esse tipo de recurso, no geral, e podem promover mudanças qualitativas na sua clínica.
É importante destacar a importância do marketing digital e da divulgação da sua marca. São estratégias acessíveis e de muito impacto no desenvolvimento de qualquer empresa.
Para tanto, é fundamental conhecer o seu público-alvo, primeiramente. E isso serve de base estrutural para produzir conteúdos que ajudem a fortalecer a sua marca como referência em sua especialidade. E também ajuda a aumentar o conhecimento das pessoas sobre o assunto que elas procuram na internet.
Complementarmente, dá para aprender como aumentar o número de pacientes no consultório ou clínica com a sua própria divulgação. Mostre casos de sucesso da sua empresa (tomando cuidado com os limites impostos pelo seu órgão regulatório, claro) e depoimentos de pacientes.
Ou, até mesmo, relacione-se com usuários em fóruns e nas redes sociais. Isso tudo ajuda a expandir o alcance da sua marca e atrai mais pessoas até a sua clínica, consequentemente.
Lembre-se que pequenos gestos proporcionam grandes resultados. Para aumentar o número de clientes na clínica, experimente criar ações que fortaleçam sua relação com os pacientes.
Os já citados lembretes em datas comemorativas são um bom exemplo. Além disso, o envio de conteúdos informativos e relevantes para os pacientes podem melhorar a qualidade de vida deles.
Mesmo que não tenha nenhuma consulta agendada com você, o importante, aqui, é mostrar o cuidado e a atenção que você dedica aos diferentes perfis de pacientes em sua clínica. E como você cuida deles mesmo sem nenhuma enfermidade à espreita.
Outro ponto relevante para construir sua marca e, assim, aumentar o número de pacientes na clínica médica é a sua imagem de autoridade.
Ou seja: esteja à disposição para responder às entrevistas. Existe, inclusive, um site focado nisso — o Ajude um Repórter. Lá, profissionais de comunicação publicam oportunidades para especialistas se disponibilizaram a responder entrevistas para suas matérias.
É uma maneira positiva de construir sua imagem de referência e ampliar o alcance da sua marca por meio dos canais jornalísticos.
Neste post, falamos sobre diversas ações que podem ser usadas para aumentar o número de pacientes na sua clínica. E boa parte delas não exigem esforços diários, pois são atividades que podem ser automatizadas.
Dessa maneira, temos que considerar esta uma dica fundamental: contrate um software de gestão. Esse tipo de programa pode concentrar toda a organização, a gestão e o planejamento da sua empresa com facilidade e alto poder de personalização.
Além disso, seus recursos automatizados garantem que você amplie e diversifique as estratégias para atrair mais pacientes sem sobrecarregar-se com mais atividades.
Viu como é possível expandir o seu raio de atuação, proporcionar uma experiência mais personalizada e próxima e desenvolver sua marca?
As ações descritas neste post podem ser, inclusive, adaptadas conforme as suas necessidades e as características da sua empresa. Mas podemos ir além, sabe?
Convidamos você, agora, a baixar gratuitamente o nosso completíssimo manual de faturamento para clínicas! Uma maneira de trabalhar gradualmente no crescimento do seu negócio por meio de ferramentas digitais e fáceis de monitorar!
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Trabalhando sua imagem profissional, dando entrevistas, investindo em marketing digital, além da contratação de software de gestão pode ajudar que auxiliam e otimizam sua rotina médica.
Muitas pessoas gostam de compartilhar suas considerações, o que é de enorme valor para o crescimento do seu empreendimento. Solicite feedbacks, eles podem ser por meio de pesquisas de satisfação, por e-mail (após a consulta, por exemplo) ou mesmo presencialmente, após o atendimento.
Capacite sua equipe para estar alinhada com os valores da sua marca. Portanto, ter um atendimento harmônico, gentil e capaz de minimizar imprevistos tem grandes chances de conquistar o paciente.