Saber como abordar os pacientes que faltam às consultas é essencial para todo médico que deseja manter uma organização eficaz da sua rotina de trabalho.
Afinal, quando você agenda um atendimento para uma pessoa e ela não comparece sem avisar, a gestão do seu tempo é prejudicada. O mesmo vale para o planejamento da sua equipe e até para o restante do público, que poderia ser beneficiado com a antecipação do horário.
Quando esse tipo de situação se torna frequente, toda a organização da clínica acaba sendo afetada. Isso se estende à qualidade da sua gestão e à própria lucratividade do negócio.
A boa notícia é que existem abordagens capazes de minimizar o absenteísmo em consultas médicas. Neste artigo, você entenderá a importância de adotá-las, os principais motivos que levam às faltas nas consultas médicas e como minimizar o problema com a ajuda da tecnologia. Acompanhe.
Conhecer estratégias para abordar os pacientes que faltam às consultas é imprescindível para evitar problemas financeiros e de gestão.
Afinal, todo médico já se deparou com esse tipo de situação. Por serem tão comuns, esses casos são considerados um problema global nos serviços de assistência à saúde. Isso tanto no segmento privado, quanto no público.
Pode até parecer algo corriqueiro e de menor importância para alguns profissionais. Entretanto, a ociosidade de horários gera altos custos nas unidades.
Se o paciente não compareceu à consulta agendada, quer dizer que o caixa da clínica deixou de contar com uma fonte de receita que, até então, era prevista. Além de não prestar o serviço em questão, a equipe não poderá fazê-lo para outra pessoa no mesmo horário.
Dessa maneira, a alta taxa de absenteísmo também pode prejudicar o planejamento financeiro, dificultando a previsibilidade dos investimentos e o próprio crescimento dos negócios.
Como um atendimento exige recursos, que são previamente organizados para atender à pessoa agendada, o não comparecimento também causa desperdícios. Segundo a OMS, os recursos desperdiçados chegam a 40% nos serviços de saúde e dificultam suas melhorias.
Outro aspecto relevante é que, quando há muitos faltantes, fica praticamente impossível manter uma agenda organizada. Isso não só prejudica a gestão interna, como também afeta a experiência dos pacientes. Consequentemente, a receita da clínica é ainda mais impactada.
Diante desse cenário, para evitar a ociosidade de serviços e preservar a saúde financeira da clínica, faz toda a diferença saber como abordar os pacientes que faltam às consultas.
Afinal, ao implementar as abordagens certas, você consegue eliminar as principais causas do absenteísmo e ainda melhorar a experiência das pessoas atendidas.
A seguir, abordaremos os principais motivos que levam às faltas e como abordar esses pacientes da melhor maneira possível.
Para definir como abordar os pacientes que faltam às consultas, antes você precisa entender as razões que fazem com que eles não compareçam no horário agendado.
Evidentemente, os motivos podem ser inúmeros. Eles também variam de acordo com o perfil do público atendido. Contudo, existem alguns fatores constantes, observados na maioria das clínicas. São eles:
Claro que cada situação é única e pode haver outros motivos específicos para a ausência do paciente em uma consulta. Mas, ao focar nesses aspectos, você certamente terá um excelente ponto de partida para minimizar as ausências sem aviso na sua clínica.
Com base no que foi apresentado, algumas informações importantes devem ser consideradas para saber como abordar os pacientes que faltam às consultas. Elas envolvem o auxílio à organização pessoal, o envio de lembretes de confirmações, bem como a promoção de uma ótima experiência de atendimento.
Por meio de um software médico de gestão de clínicas robusto como o Feegow Clinic, você conta com as melhores funcionalidades para otimizar os seus processos internos. Integrado com a Doctoralia, o sistema otimiza e simplifica a gestão de agendas.
Com ele, os pacientes podem marcar seus horários de forma prática e intuitiva, receber notificações automatizadas e humanizadas para confirmar presença, entre outras possibilidades.
A plataforma também oferece outros recursos que facilitam a sua organização e que melhoram a percepção dos pacientes em relação aos serviços prestados. Confira abaixo.
A ferramenta de agendamento online da Feegow Clinic pode ser acessada pelo público no próprio site da sua clínica. A experiência é simples, rápida e personalizada. O paciente escolhe o horário, faz a confirmação e reserva a sua marcação.
Assim que o agendamento é feito, a pessoa recebe uma confirmação. Ela é feita por WhatsApp ou SMS. Neste momento, todos os detalhes do atendimento são enviados ao celular. Depois de recebê-los, é possível consultar as informações sempre que necessário para não se esquecer de nada.
Pelos mesmos canais em que a mensagem de confirmação de consulta é enviada, o paciente também recebe um lembrete. O aviso é enviado de 48 a 24 horas antes do atendimento. Sua finalidade é prevenir esquecimentos e faltas.
Quando recebe o lembrete, a pessoa ainda pode confirmar sua presença online ou optar pelo cancelamento ou mudança do horário da consulta. Se for o caso, o sistema libera o horário cancelado automaticamente. Assim, outro paciente pode ser atendido.
Por meio dessas e outras ferramentas, a tecnologia desempenha um papel fundamental nas clínicas. Ela automatiza tarefas rotineiras, organiza a agenda dos profissionais, bem como reduz o absenteísmo e aumenta a lucratividade do negócio.
Esse é o caso da Alba Clinic. Ela encontrou na Feegow Clinic a melhor solução para abordar os pacientes que faltam às consultas. Conheça esse caso de sucesso e veja na prática como aproveitar os benefícios da plataforma.
Você pode disparar lembretes automáticos no sistema, enviados por SMS ou WhatsApp. Eles incluem a data, horário, nome do médico e tipo de consulta. Também é possível a integração com o Google Agenda, que permite programar lembretes de eventos por notificação.
Acesse a tela “Agenda Diária” ou “Agenda Semanal” no seu perfil da Feegow Clinic, clique em “Ver Perfil Doctoralia” e selecione “Notificações”. A tela irá apresentar todas as opções de notificações da plataforma. Todas funcionam da mesma maneira: basta ativar ou desativar.
Sim. Quando alguém cancela ou reagenda um atendimento com 48h de antecedência ou mais, é possível notificar o paciente seguinte para antecipar a consulta. Você é informado sempre que um horário for antecipado por meio das notificações da agenda.